Sa Wala – Tudo por Nada: uma fábula sobre a ganância humana (Renren Galeno, 2025, Pipoca & Nanquim)


Na graphic novel Sa Wala: Tudo por Nada, a artista filipina Renren Galeno constrói uma fábula de horror psicológico que, para além de sua trama envolvente, opera como um poderoso espelho das contradições humanas. Com traços intensos e uma atmosfera opressiva, a obra propõe uma reflexão profunda sobre os limites morais que somos capazes de ultrapassar em nome da sobrevivência, do sucesso e da promessa de uma vida melhor.

A história gira em torno de Anding, um taxista endividado que encontra um misterioso galo sobrevivente de um incêndio. Ao perceber o potencial quase sobrenatural do animal em rinhas — prática culturalmente aceita nas Filipinas —, ele o inscreve em lutas cada vez mais brutais, conquistando prestígio e estabilidade financeira. No entanto, aquilo que parecia uma bênção rapidamente se revela um pesadelo, pois o galo, aparentemente amaldiçoado e possuído por uma entidade maligna, exibe uma violência crescente, como se absorvesse e amplificasse a própria ganância de seu dono.

É nesse ponto que Sa Wala se revela uma alegoria poderosa: o galo não é apenas um personagem, mas um símbolo — a personificação da ganância alimentada pelo desespero humano. Anding sabe que o que está fazendo é errado. Reconhece o sangue, o sofrimento, o desequilíbrio. Mas ainda assim insiste. Como tantos de nós, ele acredita que os fins justificam os meios. E quando os fins parecem bons — pagar as dívidas, cuidar da família, mudar de vida —, o caminho tortuoso até eles parece justificável.

Mas o galo cresce. O monstro simbólico da ambição descontrolada torna-se incontrolável. E Anding, em sua cegueira, se vê cada vez mais à mercê da criatura que criou. Essa trajetória de ascensão e queda, de lucro e ruína, é comum a tantas histórias humanas que perdem o rumo em nome de um sucesso a qualquer custo. O galo de Galeno é, assim, um espelho cruel: quanto mais o alimentamos com ganância, mais ele se fortalece — até o ponto em que já não podemos mais detê-lo.

Renren Galeno utiliza um traço expressivo e detalhado, com forte uso de sombras e texturas, criando uma atmosfera de tensão e suspense. A estética próxima ao mangá contribui para a construção de uma narrativa visualmente impactante, que intensifica o clima sombrio da história. A arte, além de bela, amplifica o desconforto da leitura — o que só torna a mensagem da obra ainda mais potente.

A edição brasileira de Sa Wala: Tudo por Nada foi lançada pela Pipoca & Nanquim no formato dos mangás da editora – mas é bom frisar que não se trata de um mangá, mas um quadrinho com sentido de leitura ocidental. A edição tem capa brochura, 228 páginas impressas em papel pólen e inclui um marcador de páginas exclusivo.

Sa Wala: Tudo por Nada é uma crítica social e ética embalada em um conto de horror, uma narrativa que nos força a encarar o quanto estamos dispostos a ignorar nossos princípios quando a promessa de uma virada de sorte se apresenta. No fim, como o próprio título antecipa, tudo pode ser por nada — quando o preço é perder a si mesmo.


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