O grunge matou o hard rock?


Esse assunto polêmico permeia os debates e as rodinhas de conversa de tempos em tempos. Sempre que algum disco clássico do grunge de sucesso faz aniversário é levantada a questão: qual foi a importância do estilo no mundo? O gênero matou o hard rock e o heavy metal? Kurt Cobain e sua turma merecem estar no hall de bandas grandes? Em alguns momentos tal discussão é levada como um Fla-Flu, cada um levantando a bandeira para o seu lado sem analisar algumas questões relevantes.

O contexto histórico

No inicio dos anos 1990, novas tecnologias que eram introduzidas no mercado forçavam a mudança no estilo de vida dos consumidores de música. Os jovens necessitavam de uma maneira de curtir suas músicas em qualquer lugar, sem a necessidade de levar uma vitrola para todos os lados. Surgia assim o compact disc, que nós conhecemos como CD. O CD colocou no mundo a possibilidade de qualquer pessoa que tivesse um microcomputador (outra tecnologia que começava a se popularizar) pudesse salvar e reproduzir suas músicas sem a necessidade de comprar uma cópia original do disco. Na época, a indústria musical era focada exclusivamente na venda de vinis e as bandas excursionavam para divulgar seu trabalho e suas músicas, e com isso vender mais discos, já que não havia internet e a forma de consumir música era bem diferente do que nos dias de atuais.

O que parecia ser uma revolução para as gravadoras se tornou uma verdadeira dor de cabeça. As bandas passaram a vender muito menos que costumavam e a rentabilidade das empresas caía vertiginosamente. A indústria musical precisava assim de uma nova fórmula que retomasse o lucro e evitasse a falência.


O foco da mídia

Numa era sem internet, a única forma de saber sobre bandas e novos grupos era através da TV, rádio e revistas. Durante os anos 1980, a MTV e a imprensa em geral se apaixonou pela fórmula glam e headbanger. Todo adolescente na época sonhava em ser como Rocky Balboa ou adentrar um bar ao som de "Looks That Kill” do Mötley Crüe, quebrar uns copos na cabeça de uns valentões e conseguir conquistar o coração de uma loira de parar o trânsito. Além disso, é preciso lembrar que estávamos no meio da Guerra Fria e o estilo estadunidense de vida precisava se sobressair - logo, festas, bebidas, consumismo e excessos eram bem-vindos.

Porém, as coisas começaram a mudar com o passar dos anos e a fórmula glamurosa que vendia como água outrora passou a não funcionar mais, principalmente devido às próprias gravadoras que empurravam bandas e mais bandas com nome e estilo semelhante. Na época existiam bandas como Big Wolf, Big Heat, Big Cock, Big Mouth, Bigg Mouth, Big Chill ou até mesmo China Blue (do Canadá), China Blue (dos Estados Unidos) e China Doll (do Reino Unido). Todas com nomes parecidos e som mais idênticos ainda, sem falar que a indústria tentavam empurrar “novos Guns N' Roses, Whitesnake, Def Leppard”, além de outras cópias que não tinham a mesma qualidade dos originais.

Era preciso, então, oxigenar a música trazendo novos estilos e referências. Logo, a mídia virou sua atenção para novas bandas que traziam uma fórmula de fazer música completamente diferente do estilo glam. As festas, bebidas e sorrisos nos rostos foram substituídos pela depressão, melancolia, aflição, angústia e outros sentimentos totalmente opostos.


Mas e aí, matou ou não matou?

Não, querido leitor, ninguém matou ninguém. Um movimento artístico com a grandiosidade e importância como o hard rock não desaparece de um dia para o outro. Pode, sim, em alguns momentos não lançar trabalhos expressivos, como foi durante os anos de 1995-1999, época em que diversas bandas clássicas tentaram reinventar seu estilo e derraparam vergonhosamente como os Scorpions, Def Leppard e até mesmo o Kiss, além de bandas novas e desconhecidas que surgiam e não conseguiam explodir devido à mudança do foco da mídia. Entretanto, o gênero não morreu, conseguiu se reinventar e trouxe novas características.

A importância do grunge e o renascimento de um estilo

É inegável a importância do grunge no mundo. As épocas mudam, as pessoas mudam e novos estilos são inseridos e ganham popularidade. O grunge abriu as portas para que toda pessoa pudesse fazer sua própria música sem estar preso às garras e vontades das gravadoras. Sem falar que o estilo proporcionou mudança para muitas bandas que estavam sentadas no comodismo, obrigando assim com que elas buscassem novas sonoridades e referências, além de gerar novas bandas e novos estilos - por exemplo o movimento stoner, que agregou a sujeira que o grunge redescobriu com o hard rock dos anos 1970.

Com a globalização e a internet, não é mais necessário o foco da mídia para que um estilo obtenha reconhecimento e popularidade. Atualmente o foco esta na música pop e o rock foi deixado de lado. Há espaço para todos e atualmente descobrimos diversas bandas de hard rock que lançam álbuns todo mês, em diversos segmentos. Há bandas revivalistas dos anos 1970, bandas de AOR, entre outras fórmulas dentro do mesmo estilo, mantendo assim viva a chama do movimento mais importante e popular da história do rock and roll.




Comentários