Quadrinhos: Superman/Batman - Os Melhores do Mundo, de Dave Gibbons e Steve Rude


Superman/Batman - Os Melhores do Mundo é um quadrinho escrito por Dave Gibbons (o ilustrador do clássico Watchmen, aqui em uma de suas primeiras experiências como roteirista) e ilustrado por Steve Rude (Nexus, Antes de Watchmen, Batman Preto e Branco). A história foi publicada em 1990 nos Estados Unidos e saiu no Brasil pela primeira vez em 1991 pela Editora Abril, tanto na concepção original em três volumes como também em uma versão encadernada disponibilizada em novembro daquele ano. A Mythos adquiriu os direitos sobre o título e o republicou em 2003, também seguindo a ideia original em três volumes. Agora, a Panini acaba de relançar Os Melhores do Mundo naquela que é a sua edição definitiva, em um volume de capa dura no formato 17x26 cm, 180 páginas em papel couché e bastante material extra.

O que temos em Superman/Batman - Os Melhores do Mundo é uma homenagem de Gibbons à Era de Ouro dos quadrinhos. Tanto o roteiro quanto a arte de Rude trazem diversos elementos dos gibis da década de 1940, época onde as tramas eram mais inocentes e descomplicadas e as ilustrações eram bastante estilizadas e com elementos cartunescos.




A história contada por Dave Gibbons explora a relação entre Batman e Superman ainda em seu início, quando a dupla estava em seus primeiros anos de combate ao crime e ainda não se conheciam de maneira profunda. Assim, ambos demonstram admiração e desconfiança por sua contraparte, característica essa que se cristalizou na interação entre os personagens ao longos das décadas seguintes - o clássico Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, por exemplo, explora esse conflito com brilhantismo. Ao mesmo tempo, Gibbons também traz para a trama os principais antagonistas dos super-heróis, Coringa e Lex Luthor, e realiza um exercício imaginativo semelhante com os vilões.

Tendo como pano de fundo um misterioso orfanato localizado entre Gotham City e Metropolis, a história propõe uma inversão de papeis no lado negro da força, com Luthor investindo de maneira agressiva na sombria Gotham enquanto o Coringa leva o caos para a ensolarada Metropolis. Essa estratégia faz com que também os heróis necessitem atuar em terrenos que não são os seus, com Batman enfrentando o brilho eterno da progressista e rica Metropolis enquanto o Superman investiga os cantos mais escuros de Gotham. 

A dinâmica proposta por Gibbons mostra uma interação crescente entre os heróis, que aos poucos vão conhecendo os pontos fortes um do outro e aprendem a agir de maneira complementar, alcançando dessa maneira um resultado muito mais eficaz no combate aos seus antagonistas. O texto é leve e claro, sem maiores pretensões do que apenas revisitar, de maneira inspirada, um período que até hoje é celebrado na história dos quadrinhos.


Já a arte de Steve Rude é uma delícia em todos os sentidos. O seu Batman traz um figurino que remete aos primeiros anos, com luvas roxas e apetrechos bem menos tecnológicos que os atuais. Enquanto isso, o Superman é retratado com um visual clássico, e que talvez (eu disse só talvez) possa ter sido uma das inspirações de Alex Ross para o seu Super-Homem de O Reino do Amanhã. Além disso, Rude entrega diversos quadros que contam as vidas do Batman e do Superman de maneira paralela e com diagramações semelhantes, deixando claro o quão similares são os dois integrantes masculinos da Trindade da DC, que é completada pela Mulher-Maravilha.

Nos extras, temos o roteiro da HQ, os apontamentos de Gibbons e Rude sobre as suas inspirações para a criação da história e diversos sketches que mostram o desenvolvimento dos personagens.

Superman/Batman - Os Melhores do Mundo é uma HQ leve e deliciosa, uma grande homenagem de Dave Gibbons aos gibis de sua infância, que o fizeram se apaixonar pelos quadrinhos. O resultado final é semelhante: ao terminar a leitura a paixão por personagens quase centenários ressurge renovada, mostrando toda a força de uma das mitologias mais duradouras do século XX.

Compre com desconto aqui.



Comentários