Após 68 anos, Editora Abril deixa de publicar os quadrinhos da Disney no Brasil


As revistas em quadrinhos da Disney cativaram gerações de crianças brasileiras nas últimas décadas, apresentando um universo repleto de imaginação e aventura através dos títulos publicados no país pela Editora Abril. A primeira edição da revista do Pato Donald chegou às bancas brasileiras em 12 de julho de 1950, dando início a uma relação de quase 70 anos entre as duas empresas.


Mas toda história tem um fim. Após 68 anos publicando as histórias em quadrinhos da Disney no Brasil, a Editora Abril deixará de ser a licenciante no país. A confirmação veio através de um comunicado enviado aos assinantes na última sexta, 08/06 - leia abaixo:


Caro assinante,


Como você está acostumado, sempre agimos com transparência em relação à sua assinatura de revistas e, desta vez, não é diferente.


Após revisão estratégica do Grupo Abril, a partir de junho de 2018 os quadrinhos Disney não serão mais publicados por nós.


Esta notícia começou a circular em alguns veículos de comunicação na última semana e, em respeito ao relacionamento que temos com você, optamos por formalizá-la. Nós também estamos chateados com isso e tomando todas as providências para você não sofrer nenhum tipo de prejuízo.


Nas próximas semanas, você receberá uma carta com todos os detalhes e orientações.


Contando com a sua compreensão, agradecemos a confiança e esperamos continuar com sua importante presença entre os assinantes Abril.




Todos os títulos da Disney no Brasil deixarão de ser publicados, desde gibis mensais até as coleções com HQs de luxo. O motivo passa, muito provavelmente, pelos severos problemas econômicos que a Editora Abril vem passando nos últimos anos, que levaram à drástica diminuição do seu portfólio de títulos e à demissão de milhares de funcionários.


É certo, porém, que a Disney não ficará muito tempo longe das bancas brasileiras. Proprietária de personagens icônicos como Pato Donald, Mickey, Pateta e companhia, a editora atrai o interesse de diversos possíveis novos licenciadores em nosso mercado. Um investimento pesado e que não é para qualquer um, mas que provavelmente - e isso é apenas uma suposição - deve passar para as mãos de uma editora gigantesca do porte da Panini, que inclusive já publica as HQs da Disney em diversos países europeus. 


Comentários

  1. Uma das notícias mais tristes dos últimos anos. Só mostra como nosso país está longe de dias melhores. Era assinante e leitor Disney a mais de 30 anos.. Espero que alguém realmente assuma essas publicações e, terminem as coleções de luxo que ficaram pela metade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.