Review: Bad Company – Straight Shooter (1975)


Segundo álbum do Bad Company, Straight Shooter divide com o debut do quarteto o título de melhor trabalho do grupo. Preferências à parte, o fato é que ambos são discos espetaculares. Gravado em setembro de 1974 no Gloucestershire Castle, na Inglaterra, utilizando mais uma vez o estúdio móvel de Ronnie Lane, Straight Shooter foi lançado dia 12 de abril de 1975 e está amparado em duas excepcionais composições: “Feel Like Makin' Love” e “Shooting Star”.

A primeira é uma belíssima balada dona de inspiradíssimas linhas vocais de Paul Rodgers e com uma explosão na parte central comandada pela guitarra de Mick Ralphs. Primeiro single do disco, tendo no lado B “Wild Fire Woman”, alcançou a décima posição nos charts e tornou-se, com o passar dos anos, uma das mais conhecidas faixas da banda.

Já “Shooting Star” conta a história de um rock star que ganha o mundo mas acaba morrendo precocemente. Segundo Ralphs e o baterista Simon Kirke, a letra foi inspirada nas vidas de Jimi Hendrix e Jim Morrison. “Shooting Star” é uma narrativa cadenciada, uma história contada e cantada verso a verso por Rodgers. O arranjo, com Ralphs tocando magistralmente seu violão, é uma verdadeira aula de composição.


Mas Straight Shooter tem mais seis faixas além dessas citadas. O disco abre com “Good Lovin' Gone Bad”, um hardão na linha de “Can't Get Enough”, do primeiro álbum, e que também saiu em single atingindo a posição de número trinta. Já “Weep No More” segue por outro caminho, unindo um arranjo de cordas a uma levada blues funk contagiante. “Deal With the Preacher” e “Wild Fire Woman” exploram o lado hard rock da banda, sendo que a segunda é um grande exemplo do alcance e da técnica vocal de Paul Rodgers. O disco fecha com a balada “Anna” e com o boogie soul de “Call On Me”.

Straight Shooter é um trabalho que mostra, de forma clara, todo o talento de Paul Rodgers, Mick Ralphs, Boz Burrel e Simon Kirke. Suas faixas são exemplos de como compor uma grande canção e deveriam ser estudadas por toda e qualquer pessoas que decidiu ganhar a vida como músico. Garanto que, se fizessem isso, nossos ouvidos não seriam tão maltratados como são.

O disco sucedeu a estreia Bad Company (1974) e também saiu pela gravadora Swan Song, do Led Zeppelin. O álbum chegou ao terceiro lugar do Billboard 200 e também na terceira posição no Reino Unido, vendendo mais de 500 mil cópias nos Estados Unidos. Straight Shooter ganhou uma edição especial de quarenta anos em 2015 que trouxe um segundo CD com quatorze faixas extras, incluindo outtakes e gravações inéditas

Comentários

  1. nada de sair por aqui :(
    Pelo menos o Desolation Angels ganhou versão nacional.

    ResponderExcluir
  2. Os 3 primeiros discos desta banda são primorosos, o primeirão, auto-intitulado pra mim é o melhor dêles, mas esse "Straight Shooter", e o terceiro " Run With The Pack" também são fantásticos e obrigatórios aos amantes do bom e velho hard-rock ! Discaço !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.