Review: The Who – Live at Leeds (1970)


Costumeiramente apontado como um dos melhores álbuns ao vivo da história, Live at Leeds eternizou a lenda da banda inglesa The Who como uma verdadeira força da natureza em cima dos palcos. Gravado no refeitório da Universidade de Leeds, na Inglaterra, em 14 de fevereiro de 1970, foi o único ao vivo lançado enquanto a formação clássica do The Who estava ativa – Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon.

Na discografia do The Who, Live at Leeds é o sucessor da ópera rock Tommy (1969). A banda gravou vários shows da turnê, mas não ficou satisfeita. Então, decidiram marcar shows em Leeds e em Hull, com o propósito de registrar um álbum ao vivo. O disco foi lançado em 11 de maio de 1970 com uma capa simples, uma espécie de saco de papel contendo apenas o nome da banda e o título, imitando os bootlegs com apresentações ao vivo muito populares na época.

O tracklist original de Live at Leeds traz somente seis faixas - “Young Man Blues”, “Substitute”, “Summertime Blues”, “Shakin’ All Over”, “My Generation” e “Magic Bus” -, totalizando apenas 22 minutos de música. Foi o suficiente para a banda fazer história. A performance contrasta com o requintado Tommy, um trabalho cheio de nuances e detalhes sonoros. Em Live at Leeds, o que temos é uma avalanche de energia e peso, com o The Who assumindo a sua persona de ícone do hard rock clássico.

Enquanto a apresentação em Leeds teve algumas de suas gravações incluídas no álbum, o show em Hull, realizado em 15 de fevereiro, sofreu problemas técnicos, mais especificamente a ausência da gravação do baixo em algumas canções. Essas gravações foram lançadas posteriormente nas diversas reedições que Live at Leeds recebeu ao longo dos anos, onde o destaque vai para a versão deluxe disponibilizada em 2001 com trinta e três faixas, incluindo praticamente a íntegra de Tommy.

O disco vendeu mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos, chegou ao quarto lugar do Billboard 200 e ao segundo posto no UK Albums Chart, tornando-se um dos maiores sucessos comerciais do The Who. Além disso, solidificou de vez a lenda do quarteto inglês como uma das mais ferozes, intensas e seminais bandas ao vivo de todos os tempos, percepção que ainda permanece toda vez que Live at Leeds roda em um toca-discos, em um CD player ou em qualquer uma das inúmeras opções de streaming disponíveis atualmente.

Comentários