Discos Fundamentais: Van Halen - OU812 (1988)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

A carreira do Van Halen é dividida em duas fases distintas: a com David Lee Roth e a com Sammy Hagar. Por mais que seja evidente o impacto, o valor histórico e a influência exercida pela primeira, a minha preferida ainda é a segunda.

A entrada de Sammy Hagar possibilitou ao Van Halen alçar vôos maiores, e não apenas comercialmente falando. As composições passaram a explorar elementos mais variados, indo muito além do que a banda já havia desenvolvido com Roth. O hard rock característico do grupo ganhou elementos ainda mais técnicos e ousados, que, tendo como características principais a guitarra de Edward Van Halen e o alcance vocal privilegiado de Hagar, fizeram o Van Halen se tornar, definitivamente, uma das maiores bandas da história.

OU812 é o segundo disco com a participação de Sammy. Mais entrosados, os músicos conceberam um trabalho inspirado, que mostra novas direções para a sua música. "Mine All Mine", faixa que abre o álbum, possui um intricado instrumental repleto de mudanças de andamento, em uma quebradeira infernal. Contrastando com este aspecto, "When It´s Love" e "Feels So Good" são duas baladas compostas cirurgicamente para levantar estádios e, não à toa, ambas figuram entre os maiores sucessos da carreira do grupo.

A inspiração farta marca presença em "Finish What Ya Started", com a guitarra de Eddie soando limpa e cristalina, e em "Cabo Wabo", dona de um riff pesadíssimo e com Sammy entregando, provavelmente, a sua melhor performance enquanto esteve ao lado do grupo.

Grande álbum, grande banda. Uma pena que desentendimentos tenham colocado um ponto final na relação de Hagar com o Van Halen, encerrando aquela que é considerada por muitos a melhor fase deste gigante do hard rock norte-americano.


Faixas:
A1. Mine All Mine - 5:14
A2. When It's Love - 5:39
A3. A.F.U. (Naturally Wired) - 4:30
A4. Cabo Wabo -7:04

B1. Source of Infection - 4:01
B2. Feels So Good - 4:31
B3. Finish What Ya Started - 4:24
B4. Black and Blue - 5:26
B5. Sucker in a Three Piece - 5:55

Comentários