Apanhado death/thrash/black de março

Depois de se atualizar com o que rolou em março no cenário heavy, classic rock e prog, chegou a hora de recapitular o que movimentou o subterrâneo da música pelo mundo. Novas canções, vídeos, detalhes de discos que estão saindo do forno, mudanças de formação e por aí vai...

O que de mais interessante ocorreu dentro dos gêneros marginais e tudo mais que venha de Venom e Motörhead. Ou seja, nosso já tradicional apanhado death/thrash/black de cada mês...

Vader

O Vader não só finalizou todo o processo de gravação de seu novo álbum, como também já divulgou detalhes completos sobre o trabalho. O 11° disco da banda chamará Tibi Et Igni ("ao fogo", em latim) e será lançado, via Nuclear Blast, no dia 30 de maio. Gravado em Bialystok, na Polônia, o play foi produzido por Wojtek e Slawek Wiesawski no Hertz Studio.

Sucessor de Welcome to the Morbid Reich (2011), Tibi Et Igni marca a estreia em estúdio do baixista Hal e do baterista James Stewart, que entraram na banda há três anos, mas ainda não haviam participado de quaisquer gravações. A arte da capa ficou a cargo de Joe Petagno, famoso por ter desenvolvido o logo do Motörhead. O track list terá dez faixas. Confira:

1 Go to Hell
2 Where Angels Weep
3 Armada on Fire
4 Triumph of Death
5 Hexenkessel
6 Abandon All Hope
7 Worms of Eden
8 The Eye of the Abyss
9 Light Reaper
10 The End


Overkill

Quem também já divulgou tudo sobre o novo disco foi o Overkill. Os thrashers de New Jersey lancarão em julho seu 17° álbum: White Devil Armory. Sucessor de The Electric Age (2012), o trabalho será composto por dez músicas e já teve a arte de capa revelada.

1 Freedom Rings 
2 Where There's Smoke...
3 Pig
4 Amorist
5 Down To The Bone
6 Bitter Pill
7 King Of The Rat Bastards 
8 Another Day To Die
9 It's All Yours
10 In The Name


Enthroned

Prestes a lançar Sovereigns, seu novo álbum, no dia 15 de abril, o Enthroned soltou mais duas músicas inéditas: "Of Shrines And Sovereigns" e "The Edge Of Agony". Antes, já havia
disponibilizado "Of Feathers and Flames". O trabalho é o décimo de estúdio dos belgas, que têm novidades na formação: os recém-chegados ZarZax (guitarra) e Menthor (bateria).


Mayhem

Após surpreender anunciando para maio um novo álbum de estúdio, o Mayhem já tratou de revelar detalhes do dito cujo: Esoteric Warfare será o nome da criança, que vai sair pela Season of Mist. A arte da capa ficou a cargo do artista polonês Zbigniew M. Bielak. Dez músicas compõem o track list. Será o retorno dos noruegueses depois de um período de ostracismo de sete anos.

1 Watcher
2 Psywar
3 Trinity
4 Pandaemon
5 Mylab
6 Six Seconds
7 Throne Of Time
8 Corpse Of Care
9 Posthuman
10 Aion Suntalia


Zoombie Ritual 2014

O Zoombie Ritual, festival realizado anualmente na bela e bucólica cidade de Rio Negrinho (SC), confirmou a primeira atração de sua edição de 2014. Trata-se do Stress, lenda dos primórdios do heavy metal nacional. Oriunda de Belém (PA), a banda é apontada como a primeira a ter lançado um disco do gênero no Brasil: Stress (1982). Capitaneado por Roosevelt 'Bala' Cavalcante (baixo/vocal), posteriormente o grupo soltou mais dois trabalhos de estúdio: Flor Atômica (1985) e III (1996).

Neste ano, o Zoombie Ritual passa a ter quatro dias: 11, 12, 13 e 14 de dezembro.

Autopsy

Em 29 de abril, o Autopsy lançará Tourniquets, Hacksaws And Graves, sucessor do bom The Headless Ritual (2013). A banda também divulgou o track list do novo trabalho, gravado com Adam Munoz, no Fantasy Studios, bem como disponibilizou o streaming de "The Howling Dead".

1 Savagery
2 King Of Flesh Ripped
3 Tourniquets, Hacksaws And Graves
4 The Howling Dead
5 After The Cutting
6 Forever Hungry
7 Teeth Of The Shadow Horde
8 All Shall Bleed
9 Deep Crimson Dreaming
10 Parasitic Eye
11 Burial
12 Autopsy


Incantation

O Incantation finalizou as gravações de seu próximo álbum de estúdio, Dirges of Elysium. O novo trabalho sucede Vanquish in Vengeance (2012) e sai em maio via Listenable Records.

Em contrapartida, John McEntee e Kyle Severn anunciaram mais uma mudança na formação: a saída do guitarrista Alex Bouks, que estava no Incantation desde 2007. Sonny Lombardozzi, que participou dos primórdios da banda, assume o posto ao menos durante a próxima turnê. 

Asphyx

Modificações na formação também aconteceram no Asphyx. Baterista e fundador, Bob Bagchus decidiu se desligar para ter mais tempo livre com a família. Velho amigo da banda, Stefan Hüskes, conhecido como Tormentor e um dos líderes do Desaster, assume o posto.

Gorguts

Quem também mudou de baterista foi o Gorguts. Líder e mentor da banda, Luc Lemay anunciou  a saída de John Longstreth. O motivo alegado foi a incompatibilidade entre as agendas do músico, que também toca no Origin. Patrice Hamelin deve ser o substituto momentâneo.

Goatwhore

O Goatwhore concluiu as gravações de Constricting Rage of the Merciless, álbum que será lançado no dia 8 de julho via Metal Blade. O disco teve produção do sempre concorrido Erik Rutan (Hate Eternal, Morbid Angel, Cannibal Corpse etc) no Mana Studios. O track list de dez faixas já foi revelado. Agora em abril a banda embarca ao lado de nomes como Behemoth, Inquisition, 1349 e Black Crown Initiate no Metal Alliance Tour, festival itinerante norte-americano.

1 Poisonous Existence In Reawakening
2 Unraveling Paradise
3 Baring Teeth For Revolt
4 Reanimated Sacrifice
5 Heaven's Crumbling Walls Of Pity
6 Cold Earth Consumed In Dying Flesh
7 FBS
8 Nocturnal Conjuration Of The Accursed
9 Schadenfreude
10 Externalize This Hidden Savagery

Miasmal

Cara nova na cena, mas praticando o velho e tradicional death metal sueco, o Miasmal lança entre os meses de abril e maio, via Century Media, seu novo álbum de estúdio, o segundo da carreira: Cursed Redeemer. O disco foi gravado por Fredrik Nordström no Studio Fredman e terá oito faixas no track list. "Until the Last" já está disponível para streaming.

1 Cursed Redeemer
2 Call Of The Revenant
3 Whisky Train
4 Excelsior
5 A Veiled Remembrance
6 Until The Last
7 Frozen In Time
8 2013


At the Gates

Depois de anunciar que voltaria aos estúdios para quebrar um hiato de 19 anos e lançar um novo álbum, o At the Gates também resolveu cair na estrada. Os suecos confirmaram o que será a primeira turnê da banda pela Europa desde 1996. Estarão com eles o Triptykon, do mestre Tom G. Warrior, além dos conterrâneos do Morbus Chron, donos de um dos melhores discos de 2014: a obra-prima chamada Sweven. As datas podem ser conferidas acima.

Stoneburner

Life Drawning, novo álbum do Stoneburner, será lançado no próximo dia 15. Nove músicas compõem o track list, que já foi divulgado, assim como a arte de capa do play.

1 Some Can
2 Caged Bird
3 Drift
4 An Apology To A Friend In Need
5 Pale New Eyes
6 Giver Of Birth
7 Done
8 You Are The Worst
9 The Phoenix


Aborted

Oitavo álbum de estúdio do Aborted, The Necrotic Manifesto será lançado no fim de abril e a faixa-título já está disponível para streaming. Serão 14 músicas no track list. Os belgas anunciaram também que farão um cover para "Arise", do Sepultura. Esse, porém, sairá apenas em um EP chamado Scriptures Of The Dead e limitado a 500 cópias.


Fireborn

Nasce um novo supergrupo de death metal e ele se chama Fireborn. Participam da banda: o vocalista Lars Göran Petro (Entombed), os guitarristas Victor Brandt (Entombed) e Fredrik Folkare (Unleashed), além do baixista Alex Friberg (Necrophobic). O baterista, por sua vez, ainda não foi definido. O plano é lançar o disco de estreia até, no mais tardar, o término de 2014.

Misery Index

"Conjuring the Cull" já está disponível para streaming. A música faz parte de The Killing Gods, disco novo do Misery Index e que está previsto para ser lançado em 23 de maio via Season of Mist. Outras 12 faixas também compõem o track list. A arte da capa será a que está ao fundo do vídeo.

1 Urfaust
2 The Calling
3 The Oath
4 Conjuring The Cull
5 The Harrowing
6 The Killing Gods
7 Cross To Bear
8 Gallows Humor
9 The Weakener
10 Sentinels
11 Colony Collapse
12 Heretics
13 Thieves Of The New World Order (Ministry cover)


Loudblast

Os franceses do Loudblast disponibilizaram uma faixa do novo disco: "Ascending Straight In Circle", que estará no álbum Burial Ground, com previsão de lançamento para o fim de abril na Europa e início de junho nos Estados Unidos. A arte da capa é obra de Will Kuberski, que desenvolveu também o desenho do último trabalho do Incantation, Vanquish in Vengeance (2012).


Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Excelente apanhado. Só com essas notícias teremos bastante material para ser apreciado. Fica até difícil acompanhar tanto lançamento de tantas ótimas bandas de diferentes estilos dentro do metal. Sempre visito a Collectors pois de certo encontrarei alguma matéria interessante.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, hellonstage!

    Continue ligado! Daqui uns dias sai o apanhado de abril...

    Abs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.