O Retorno do Gigante Hogweed


Por Flávio Ottoni
Colecionador
Collector´s Room

"The Return of the Giant Hogweed" é uma música da banda Genesis presente em seu terceiro disco de estúdio, "Nursery Crime", de 1971. Junto com a música "The Musical Box" do mesmo disco, foi escolhida para ser executada nos shows do grupo.


Mas quem é esse gigante?  Uma criatura parecida com um Godzilla?  Um ser mastodôntico destruidor de cidades?  Não. Por incrível que pareça é uma planta
(Heracleum Mantegazzianum) com um aspecto bonito e que já foi usada como ornamento em vários jardins espalhados pelo mundo. Paisagistas e botânicos introduziram essa planta na Inglaterra e França no século XIX, em virtude de seu aspecto belo e imponente (grande arbusto verde com sua copa formada por flores brancas).

Mas sua aparência bela e inofensiva esconde uma erva daninha tóxica e invasora que desregula ecossistemas matando plantas nativas, e assim prejudicando cadeias alimentares complexas. Sua ação predatória virou problema de saúde pública em vários países europeus, como Inglaterra, Alemanha, França e Bélgica, e alastrou-se também pelo norte dos Estados Unidos. Não é à toa que a população da Rússia (da onde é originária) a nomeou de
Gigante Hogweed (algo como "Porco Daninho Gigante").

A letra da música do Genesis é bem ilustrativa: explica como essa erva foi trazida para a Inglaterra e o grande problema que se tornou. A estrutura faz lembrar um conto de invasão alienígena: explorador vitoriano que leva a erva da Rússia para o
Royal Gardens em Londres. Então, a planta vira moda entre os londrinos e passa a ser cultivada em casas da cidade, sítios e fazendas. Com isso, a erva daninha se alastra por toda a Inglaterra e acaba virando uma praga. Para combatê-la usam-se herbicidas, mas o vegetal mostra-se imune. A parte instrumental lembra um hard progressivo: órgão tenobroso e dramático acompanhado nervosamente pelos demais instrumentos, em um épico de terror apocalíptico de oito minutos e dez segundos de duração.


No caso do Brasil, há também diversas ervas daninhas no estilo da Hogweed que causam grandes danos para o país. No estado do Rio Grande do Sul morrem por ano mais de 40 mil cabeças de gado pela ação de plantas invasoras tóxicas (fonte: Universidade Federal do Paraná). Já na região centro-oeste há cerca de 562 espécies de plantas invasoras de pastagens (fonte: Embrapa).

Veja abaixo a letra da canção:

The Return of the Giant Hogweed

Turn and Run!
Nothing Can Stop Them!
Around Every River and Canal Their Power Is Growing.
Stamp Them Out!
We Must Destroy Them!
They Infiltrate Each City With Their Thick Dark Warning Odour.

They Are Invincible.
They Are Immune to All Our Herbicidal Battering.

Long Ago in the Russian Hills,
A Victorian Explorer Found the Regal Hogweed By a Marsh.
He Captured It and Brought It Home.
Botanical Creature Stirs,
Seeking Revenge.
Royal Beast Did Not Forget.
He Came Home to London
And Made a Present of the Hogweed to the Royal Gardens At Kew.

Waste no Time!
They Are Approaching!
Hurry Now, We Must Protect Ourselves and Find Some Shelter.
Strike By Night!
They Are Defenseless!
They All Need the Sun to Photosensitize Their Venom.

Still They're Invincible.
Still They're Immune to All Our Herbicidal Battering.

Fashionable Country Gentlemen Had Some Cultivated Wild Gardens
In Which They Innocently Planted the Giant Hogweed Throughout the Land.
Botanical Creature Stirs,
Seeking Revenge.
Royal Beast Did Not Forget.
Soon They Escaped, Spreading Their Seed, Preparing For An Onslaught,
Threatening the Human Race.

(The Dance of the Giant Hogweed)

Mighty Hogweed Is Avenged.
Human Bodies Soon Will Know Our Anger.
Kill Them With Your Hogweed Hairs.
Heracleum Mantegazziani.

Giant Hogweed Lives.

Mas existe um Gigante do Bem: é o programa de rock progressivo argentino "El Retorno del Gigante", que apresenta o melhor do rock progressivo mundial.
Confira aqui.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Coisas que só acontecem no Brasil. A capa dupla original na versão inglesa e americana trazia no encarte o destaque narrando sobre a erva, muito similar ao contado no início do texto. Parabéns pela pesquisa. E tem outro gigaante muito legal, o Gigante Gentil!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.