Hardão 70: o lendário power trio sueco November


Por Marcos A. M. Cruz
Colecionador

Era desnecessário observar atentamente aquele casal para perceber sua condição de gringos, pois uma das características que diferenciam os cariocas (tanto os da gema quanto os imigrantes) é sua tolerância ao calor, que faz com que as pessoas não acostumadas transpirem abundantemente, ao mesmo tempo em que deixam sua pele com uma coloração rosadamente desconfortável.

Não posso falar muito, pois apesar de nascido no Rio, como estou fora há muitos anos já desacostumei com o calor esturricante que naquele dia acometia a Cidade Maravilhosa, algo que, embora não seja muito agradável, paradoxalmente se trata de um dos maiores atrativos para os turistas, que tem no clima um dos aliados aos encantos naturais que sobrepujam por lá (com certeza só perde para o nordeste nestes quesitos).

De fato, torcia para chegar minha vez de adentrar o caixa do banco 24 horas por causa do ar condicionado, quando o casal se aproximou e disse algo que soou mais ou menos assim aos meus ouvidos: "Xursstiluwjhgusejklohyttouzziqzolâbyudfissikqsp". 

Achando que os ruídos urbanos fossem responsáveis por aquela profusão de sons incompreensíveis, ou mesmo que minha audição estivesse desgringolando perante os gringos, disse-lhes "Como?", e obtive como retorno "Pqiy om värld tçhv längt krqkj gmndopw"."

Putz, tô ficando surdo!" pensei, mas imediatamente me desfiz da idéia, pois estava ouvindo tudo perfeitamente, só não compreendia patavinas, o que me fez concluir que sequer inglês estavam falando, senão com certeza teria entendido alguma coisa. De qualquer forma, apelei para a língua do Tio Sam em versão macarrônica, no sentido de estabelecer uma comunicação com eles, ambos na faixa dos 25-30 anos, aparentando se tratar de origem européia, que continuavam com a verborragia incessante, tanto comigo quanto entre si, o que me chamou atenção para o fato de estarem um tanto quanto descontrolados.

Foi quando, no meio da profusão de palavras ininteligíveis que diziam, apareceu uma frase que serviu como chave para elucidação do mistério: "Jag kup yghm en ny tid är här vatten asthamahgurchk". Perguntei: "Are you swedish?" e obtive resposta positiva, num inglês cheio de sotaque e típico de aeroporto, mas que tornou as coisas mais fáceis, ao mesmo tempo em que os acalmou o suficiente para que conseguíssemos estabelecer uma certa conversação. Resumo da ópera: se tratava realmente de um casal de suecos que estava passando uns dias no Brasil, e havia se perdido do intérprete, mas daí em diante bastou chamar um táxi e encaminhá-los de volta ao hotel, que a muito custo consegui compreender qual se tratava, para dar o caso como encerrado, e ir embora com a sensação de ter feito minha boa ação do dia.


Tudo isso para falar do grupo sueco November. Posso estar enganado, mas o conjunto se trata de uma espécie de banda meio underground, pois praticamente não há nenhuma informação disponível sobre eles na internet, tampouco textos mais consistentes em enciclopédias. Boa parte das parcas informações aqui constantes foram extraídas de encartes de CDs, usados também como fonte para alguns poucos websites em inglês, que por sinal se limitam somente a transcrever o texto palavra por palavra!

Mesmo apelando para um sueco residente nos Estados Unidos, que foi quem me arrumou um exemplar do terceiro disco de estúdio deles, não consegui descobrir o paradeiro atual dos seus integrantes; e me valendo dos Googles da vida, descobri que curiosamente existe na Suécia um certo Richard Rolf, que se trata de um luthier conceituadíssimo por aquelas plagas, mas não posso afirmar que se trata da mesma pessoa ou de um homônimo.

A história do November começa a ser delineada em 1968 num clube nos subúrbios de Estocolmo, a partir de uma banda chamada The Imps, formada por Christer Ståhlbrandt (vocal e baixo) e Björn Inge (bateria), que dura apenas alguns meses, pois no início daquele ano Christer decide sair e montar outro grupo chamado Train, que contava inicialmente com Teo Salsberg na bateria e o inglês Snowy White (futuro Thin Lizzy) na guitarra. Entretanto, ainda em 1968 Teo decide sair, e Christer convida o ex-colega de banda Björn para ocupar seu lugar. Nesta época eles ainda mesclavam faixas cantadas em inglês e em sueco, até que no ano seguinte, White retorna para a Inglaterra, e em seu lugar ingressa o guitarrista Richard Rolf.

Com isto, a banda, que agora só contava com integrantes suecos, decide cantar somente em sua língua natal, ao mesmo tempo em que decide mudar de nome. Como sua reestreia se daria no dia 1º de novembro de 1969, ao abrir um show do Fleetwood Mac na cidade de Gotemburgo, acabam por adotar o nome November.


Retornando a Estocolmo, são convidados a gravar algumas faixas ao vivo no estúdio de uma rádio, que são transmitidas e retransmitidas país afora, e fazem bastante sucesso local. Com isto, acabam voltando ao tal estúdio e registrando dez músicas que sairíam no seu álbum de estréia, intitulado "En Ny Tid Är Här..." 

Uma pena que exista a barreira natural da língua, pois se cantado em inglês, este seria com certeza um dos grandes clássicos dos anos setenta, pois mescla de forma magistral sons pesados com passagens acústicas e suaves, entremeadas de uma flauta pontuando alguns acordes e servindo de introdução a canções melódicas e ao mesmo tempo hards, cortesia de um músico chamado Jan Kling, um dos vários amigos que acompanhavam a banda em suas turnês. Considero uma das faixas em especial - "En Annan Vårld" - uma verdadeira obra prima. Se alguém quer saber o que acho que é o tal de "hardão setentista", basta ouví-la e tirar suas conclusões.

É lançado também nesta época um single, com "Mount Everest" e "Cinderella", esta última não editada no disco e inédita em formato digital até os dias de hoje.


Após algumas turnês pela Suécia, o grupo entra em estúdio e registra seu segundo álbum, "2:a November", que sairía em meados de 1971 ainda trazendo a mesma sonoridade do anterior, embora sem tantas composições inspiradas. 

Pouco antes havia sido editado um single com "Mount Everest" e "Nobodys Hands To Hold", ambas cantadas em inglês, com objetivo de tentar atingir o mercado fora da Suécia (tanto que ele saiu também no Japão e na França). Este é outro material até hoje inédito em formato digital.

Logo após ter sido lançado o segundo disco de estúdio, o grupo parte para uma turnê bem-sucedida pela Europa, onde tocam ao lado de vários artistas famosos em países como Inglaterra. Ainda no final do ano, são lançados mais dois singles: um trazendo faixas do segundo álbum, e o outro com versões de estúdio de "Tillbaks Till Stockholm" e "Sista Resan", até hoje não disponíveis em edição digital.


No ano seguinte é a vez de mais um trabalho, "6:e November", que trata-se de um disco mais elaborado que os anteriores, mas a banda decide encerrar atividades após uma apresentação de despedida ocorrida num clube em Estocolmo, na noite de ano novo de 1973.

Richard, que se mudaria para a Noruega, acaba por formar naquele país uma banda chamada Nature, e anos depois parte para carreira solo. Björn monta em 1974 o Energy, que deixa alguns trabalhos gravados, e encerra atividades nos anos oitenta. Christer se junta a outros músicos recrutados em Estocolmo e grava também em 1974 o único auto-intitulado álbum do Saga, que segue praticamente a mesma linha do último disco de estúdio do November, e foi relançado em CD pela gravadora Green Tree.


1993 ficaria marcado como o ano em que houve um espécie de renascimento do November, pois além de seu primeiro trabalho ter sido reeditado em CD, houve também o lançamento do "November Live" (editado também em formato LP num belíssimo picture disc), que compila apresentações ao vivo entre 1970 e 1971, e resultaria numa reunião do trio original num clube de Estocolmo, num evento que teria sido filmado, mas até hoje não foi lançado comercialmente.

Por sinal, se alguém souber onde arrumar uma cópia deste vídeo, por favor entre em contato, pois cada vez que ouço o November me sinto como se estivesse "
en annan värld" (em outro mundo)...

Comentários

  1. Excuse me, i no speak english
    Please How download This?
    Thaks so much
    Best Regards from Spain

    ResponderExcluir
  2. This blog has no albums from download, brother.It´s just about the history of the bands. Thanks for your visit.

    ResponderExcluir
  3. Ok. Thanks for your explanation

    ResponderExcluir
  4. Não conheço, mas fiquei curioso, vou baixar pelo Why Dontcha.

    Muito bonitas as capas dos discos.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço, mas fiquei curioso, vou baixar pelo Why Dontcha.

    Muito bonitas as capas dos discos.

    ResponderExcluir
  6. Descobri o November no You tube e quando ouvi esse hardão cantado em sueco bateu uma nostalgia muito grande. Fiquei curioso em conhecer a história e a discografia dos caras. A partir daquele momento "en annan värld" passou a fazer parte da minha playlist de clássicos do Rock'n'roll.

    Valeu, amigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.