Minha Coleção: Fábio Moyses - "Eu precisava ouvir tudo que eles tinham, precisava da capa, queria ler as informações do disco, a ficha técnica, tudo!"


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O Kiss é uma das bandas mais colecionáveis do mundo. Isso explica a grande quantidade de coleções do grupo que já mostramos aqui na Collector´s Room. Mas a verdade é que, assim como nenhum fã é igual ao outro, nenhuma coleção é igual à outra. Todas são únicas, belas e impressionantes por si só.

Com vocês Fábio Moysés, mais um Kissmaníaco que mostra, agora, todos os seus discos para a gente. Separe o babador porque a coisa é de cair o queixo!

Fábio, pra começar muito obrigado por ter aceito o convite para participar da Collector´s Room. Gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores e já nos contasse quais são os seus artistas e estilos musicais preferidos.

Olá a todos os leitores da Collector´s Room. Meu nome é Fábio Moysés, tenho 36 anos, moro em São Paulo e sou colecionador de Kiss há quase 20 anos. Também sou baterista da banda Genocídio. Ouço metal e só metal. Minhas bandas preferidas são, além de Kiss, Black Sabbath, Metallica, Ramones, Motorhead, Sepultura, Dorsal Atlântica, Slayer e tantas outras.

Como você disse, você coleciona material do Kiss há quase vinte anos. Como você conheceu a banda e como se tornou um colecionador do grupo?

Eu conheci i Kiss durante a primeira passagem da banda pelo Brasil, em 1983. A exposição deles na mídia foi enorme, e foi inevitável para mim, um pivete de 10 anos na época, não ver e ouvir a banda na TV, no rádio, nas bancas de jornal, nos muros da cidade. Foi uma overdose. Comecei a gostar de Kiss a partir dessa época, e a conhecer outras bandas também. Mas comecei a colecionar Kiss de fato alguns anos depois, vendo a enorme quantidade de material que eles tinham. Era difícil repetir algum item.

Como foi a transição de um ouvinte tradicional para aquele ponto ou sensação de "putz, quero todos os discos dessa banda". Quando caiu a ficha e você percebeu que estava se tornando um colecionador?

Eu queria ouvir tudo que eles tinham, e odiava ouvir em cassete gravada em casa. Precisava da capa, queria ler as informações do disco, ficha técnica, etc. Quando comecei a ir a sebos e na Woodstock com um amigo, descobri as diferentes versões dos LPs do Kiss. A prensagem da época, da PolyGram, tinha alguns discos com o logo do Kiss alemão, com os "SS" em formato de "ZZ", e eu não gostava. Quando vi que as prensagens importadas e a nacional antiga (da Som Ind & Com) tinham esses mesmos discos com os logos "SS", eu pirei. Precisava ter aquilo! Deixava de comer, de sair, vendia carrinhos pra comprar os mesmos LPs do Kiss que eu já tinha, mas em versões diferentes. Foi aí.

Você lembra como foi o seu primeiro contato com a música, como você descobriu e se apaixonou pelo rock em geral? Cite o primeiro disco e o famoso marco inicial da sua coleção.

Quando eu era pequeno eu me lembro que rolava Ritchie, Ultraje a Rigor, RPM, e esse era o rock que eu conhecia e gostava. Antes disso eu gostava de Sidney Magal (risos). Mas meu primeiro disco de rock / metal foi o Creatures of the Night do Kiss, que meu pai me deu. Daí em diante, eu não parei mais. 


Quantos álbuns você possui e que outros itens formam a sua coleção, além dos discos e DVDs?

Minha coleção é essencialmente formada por LPs, CDs e DVDs. Tenho uns 600 itens no total.

Dentre os que você citou acima, quantos são do Kiss (ou afins)? De que outros grupos você possui bastante material?

CDs: São, aproximadamente, 450 CDs, incluindo os oficiais, box sets, singles e piratas, sendo:

- 200 LPs (oficiais, singles 12", piratas e box sets);
- 40 compactos 7";
- 80 cassetes (oficiais e singles):
- 100 DVDs e VHS:
- um cinzeiro do Kiss, pra não dizer que eu não tenho merchandising (risos).


E só coleciono Kiss. Das outras bandas tenho só os discos normais, se começar a colecionar alguma outra, tô ferrado (risos).

O amor pela banda gravado na pele

Outra característica da sua coleção, e que foge um pouco aos padrões dos colecionadores do Kiss, é que o seu acervo é focado em áudio, deixando um pouco de lado os milhões de itens de memorabília lançados pelo Kiss. Porque você fez essa opção?

Não curto muito memorabília / merchandising em geral, como calcinha, sutiãs, pneus, meias, porta-celulares, canecas, caixões, travesseiros de defuntos, roupas sadomasoquistas com logotipos de bandas de rock (risos). Eu gosto mesmo é de LP (principalmente) e CD.

Alguns grupos costumam lançar muitos singles, diferentes versões, além de diversos CDs "caça-níqueis". Estes itens costumam ser muito desejados entre os fãs. Você possui todas as versões de um mesmo disco ou se contenta apenas com uma? Se for só uma, qual versão você escolhe?

Ter absolutamente todas as versões de um disco específico do Kiss é praticamente impossível, a não ser os que tem somente uma edição, como o The Originals II, que teve somente uma prensagem no Japão, por exemplo, ou mesmo os que tiveram poucas prensagens, como o The Originals, que teve a primeira americana, uma japonesa, uma canadense, a segunda americana, e só. Esse eu tenho todas as prensagens, mais o promocional com selo branco. 


Misprint do Hotter Than Hell

Qual item você considera o mais valioso da sua coleção?


Eu tenho alguns itens raros. Vou listá-los abaixo. 


Todos em vinil:

- Kiss - 1ª prensagem americana de 1974 do primeiro LP, número de série NBLP 9001, sem a música “Kissin' Time”. Todas as outras prensagens desse disco, até hoje, tem essa música;

- Más Caliente que El Infierno - é a edição argentina do disco Hotter Than Hell, mas com uma capa totalmente diferente. Esse é um dos mais raros da minha coleção;

- Hotter Than Hell - 1ª prensagem americana, com o selo do lado B sem nada escrito. Esse tipo de erro é chamado de misprint, e é muito difícil de ser encontrado;

- En Vivo - é a edição argentina do Alive!, mas com uma capa totalmente diferente e que foi lançada em dois LPs separados;

- The Originals - com selo branco promocional e com todos os encartes;

- The Originals II - este é muito difícil de achar completo com as máscaras e com o OBI (faixa frontal característica dos LPs japoneses);

- The Originals III - uma caixa japonesa de LPs que é extremamente rara. Tem os nove primeiros LPs em vinil colorido, cada um de uma cor, e nenhum preto;

- Ace Frehley - disco solo do Aces de 1978, cuja capa foi impressa com uma coloração roxa na parte de trás, igual à do disco solo do Paul Stanley. Este é outro misprint;

- Animalize - ainda lacrado (1984);

- First Kiss, Last Licks - uma coletânea lançada para promover o LP Hot in the Shade, de 1989, e que foi somente enviada às rádios norte-americanas. Só há 800 cópias no mundo desse disco;

- Solo Albums Radio Assembly - uma coletânea feita para promover os discos-solos de 1978, e enviada somente às rádios americanas. 


Outros formatos:

- Rock and Roll Over - fita cassete da edição argentina que, a exemplo do Más Caliente que El Infierno, tem uma capa diferente;

- Kissin' Time - EP 7'' brasileiro com quatro músicas, de 1974;

- Rock and Roll all Nite - EP 7'' brasileiro com quatro músicas, de 1975;

- Startrax - EP australiano 7'' com 4 músicas;

- E Com Vocês o Maior Grupo de Rock do Mundo - EP brasileiro de 12'' com três músicas promocionais da primeira visita deles ao Brasil, em 1983. 


Killers brasileiro, japonês e alemão

Unmasked em várias versões diferentes

Diferentes versões do álbum Dynasty

Qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?


Acho que foram nove ou dez, do Kiss, pelo eBay.

Quantos álbuns em média você compra por mês?

Ultimamente, não muitos. Uma média de 4 ou 5 LPs.

Tem algum item que, só de alguém chegar perto, você já gela e morre de ciúmes, tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Sim. Acho que toda coleção tem. Seria qualquer um dos Originals lá da lista. Os EPs brasileiros também.

Entre tudo o que você possui, quais foram os itens que deram mais trabalho para conseguir?

Com certeza o The Originals promocional, o The Originals II e o box The Originals III. O First Kiss, Last Licks também foi difícil, e o Más Caliente que El Infierno foi quase impossível (risos).

Creatures of the Night americano com vinil colorido e que brilha no escuro

Dressed to Kill (Vestidos para Matar), 2a prensagem argentina

Qual é o CD mais estranho da sua coleção?


Na verdade, considero o item mais curioso da minha coleção a passagem de avião, da United Airlines, que o Ozzy Osbourne usou quando veio fazer o Monsters of Rock em 1996. É legal ter comigo uma passagem que passou pala mão do Ozzy e da Sharon!

A sua coleção tem um limite? Você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Eu acho que não. Coleções de bandas como Kiss, Beatles, Iron Maiden, que tem muito merchandising e versões diferentes de cada disco, não tem fim. Você desiste de completar ou morre antes (risos).

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Alguns vão comigo, já avisei (risos). Mas pretendo dividir com os amigos que dão valor aos itens. Acho que meu irmão vai ficar com grande parte, pois ele gosta também. Espero que ele não venda, pois deu muito trabalho pra conseguir (risos). Ou meu filho, se eu tiver e se ele curtir.

Como sua famíla lida com essa quantidade de discos?

Ninguém fala nada, não.

Fábio com uma de suas raridades

Você possui algum acervo de bootlegs? O que acha disso? Quais bootlegs de sua coleção você destacaria?


Eu tenho muitos, e acho bem legais bootlegs ao vivo. Pirataria é prejudicial, e hoje se confunde muito as duas coisas. Mas hoje em dia eles são bem menos difíceis de encontrar que há dez, quinze anos. Você consegue baixar qualquer coisa na internet, mas acho que os highlights da coleção são o primeiro e o último shows do Eric Carr com o Kiss; alguns shows antológicos, como o show em Anaheim de 1976; São Paulo 1983, que foi o último show de maquiagem da tour do Creatures of the Night, mas qualquer fã consegue isso na net hoje.

Sabemos que todo colecionador tem as suas manias. Alguns mais, outros menos, mas todos tem as suas. Como você guarda e conserva os seus LPs e CDs?

Nada muito especial, na verdade. Todos são mantidos na vertical, em plásticos limpos e, preferencialmente, novos. Quando pego um disco usado que está sujo, lavo com água e detergente neutro antes de ouvi-lo e guardá-lo. Nada demais.

Você empresta os seus discos ou emprestar é um verbo inconcebível com um colecionador?

Ninguém tira nenhum disco da minha casa se não me matar antes (risos)!

O box The Originals, fechado e aberto

Creatures of the Night americano e picture disc

Eu gostaria que você fizesse agora um top#5 com os itens do seu acervo que você mais curte.


- The Originals II;
- os EPs brasileiros;
- Creatures of the Night (meu primeiro LP, de 1983);
- (Music from) The Elder japonês, com a ordem das músicas totalmente diferente;
- Kiss, 1ª prensagem, sem “Kissin' Time”.


Todo colecionador tem as suas listinhas. É a tal síndrome de Alta Fidelidade. Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

1. Creatures of the Night - Kiss
2. Sabotage - Black Sabbath
3. God Hates Us All - Slayer
4. Master of Puppets - Metallica
5. Simoniacal - MX
6. Gateways to Annihilation - Morbid Angel
7. Chaos A.D. - Sepultura
8. Girls, Girls, Girls - Motley Crue
9. Brazil - Ratos de Porão
10. Mesmerize / Hypnotize - System of a Down

Alguns singles de 12"

Entre os álbuns do Kiss e de seus integrantes, sejam os atuais ou os que passaram pela banda em algum momento, quais são os seus discos favoritos?


- Rock and Roll Over (1976)
- Love Gun (1977)
- Paul Stanley (1978)
- Ace Frehley (1978)
- (Music From) The Elder (1981)
- Creatures of the Night (1982)
- Lick It Up (1983)
- Revenge (1992)
- Frehley's Comet - Frehley's Comet (1987)


E estou aguardando o Sonic Boom, novo álbum do Kiss. 


Que banda não te desce de jeito nenhum?

Eu odeio bandas de metal melódico. Nunca ouvi nenhuma que eu gostasse. Não dá!

O que você está ouvindo ultimamente e recomendaria para os nossos leitores?

Bandas brasileiras - The Famous Unknown, do Ancesttral; Image of Disorder, do Chaosfear; Homem Inimigo do Homem, do Ratos de Porão; Simoniacal, do MX; Sepultura antigo; e o The Clan, do Genocídio.

Bandas gringas - Gojira, The Way of All Flesh; tudo do Faith No More; Infini, do Voi Vod; Evangelion, do Behemoth; Static Tensions, do Kylesa; Mesmerize e Hypnotize, do System of a Down; e American Dream, do Walls of Jericho.

Os cobiçados singles de 7 polegadas

Qual é o item mais estranho da sua coleção, e também que álbum as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?


Eu tenho um LP do Ghengis Khan. Lembra dessa banda, que cantava "Moscow"? É muito velha. E o pior é que meu irmão também tem o mesmo disco!! (risos). Tenho o Revoluções por Minuto do RPM, mas não espalha (risos).

Qual item que você tem apenas para completar a coleção?

Acho que o Forbidden, do Black Sabbath. Esse disco é péssimo. O Reload do Metallica também, mas estão lá.

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

- Deep Purple - Machine Head
- Led Zeppelin - Led Zeppelin IV
- Black Sabbath - Paranoid
- Kiss - Creatures of the Night
- Iron Maiden - Powerslave
- Metallica - Metallica
- Motorhead - Ace of Spades


O rock já está aí há mais de cinquenta anos, e passou por diversas fases nestes anos todos. Sendo assim, eu gostaria que você indicasse aos nossos leitores os álbuns que você recomenda das décadas de sessenta até hoje.

Bem, sem ser Kiss: 


- Anos 60 - Help! dos Beatles e Black Sabbath, do Black Sabbath;

- Anos 70 - Sabotage do Black Sabbath, Virgin Killer do Scorpions, Road to Ruin dos Ramones, Alive! e Love Gun do Kiss;

- Anos 80 - Ace of Spades do Motorhead, Harmony Corruption do Napalm Death, Reign in Blood do Slayer, Master of Puppets do Metallica, Into the Strange do Mutilator, I.N.R.I. do Sarcófago, Girls, Girls, Girls do Motley Crue, W.A.S.P. do W.A.S.P., Depression do Genocídio, Schizophrenia do Sepultura, Creatures of the Night e Lick It Up do Kiss;

- Anos 90 - The Real Thing do Faith No More, Vision Thing do Sisters of Mercy, Chaos A.D. do Sepultura, Revenge e Psycho Circus do Kiss;

- Anos 2000 - God Hates Us All do Slayer, Death Magnetic do Metallica, Through the Ashes of Empire do Machine Head.

Lick it Up e suas versões brasileira, argentina, canadense, americana e japonesa

Nestes anos todos esta paixão pela música certamente propiciou a você diversas experiências interessantes e curiosas. Quais foram as mais divertidas e quais foram os momentos mais inesquecíveis?


Olha, a forma que me fez descobrir ser fã de Kiss eu acho muito legal. Eu comecei a curtir os caras em 1983, quando vieram ao Brasil. Naquela época vivíamos numa ditadura e as informações eram escassas, de rock então, nem se fala. Lá pro fim do ano, meu pai estava ouvindo rádio e começou a passar um baita som pesado que me deixou de boca aberta. Tomei o rádio da mão dele e colei a orelha no aparelho, desacreditando no som, e não sabia o que era. Claro, era Kiss, com "Lick It Up". Aí eu descobri que essa banda tinha algo de muito especial pra mim. 
 


Algumas perguntinhas rápidas: Deep Purple ou Black Sabbath?

Black Sabbath.

Ozzy ou Dio?

Ambos são deuses.

Dickinson ou Dianno?

Dickinson.

Ace ou Tommy?

Ace, Ace e Ace!!!!!!!!!!!!

Peter Criss, Eric Carr ou Eric Singer?

Eric fucking Carr!!!

Tyketto ou Vaughn?

Na boa? Não fazem meu estilo (risos).

Simmons ou Stanley?

Almas gêmeas.

Um show ou CD?

Um show. O CD eu compro depois. 


Várias versões de Dressed to Kill

Na sua opinião, qual a importância do Kiss para a história do rock?

O Kiss foi a banda que melhor soube reunir música de qualidade e espetáculo no mundo do rock. Toda banda que assistia a um show do Kiss teria de superá-los. Eles viraram referência em termos de business e de promoção. Nenhuma banda conseguiu se promover como eles, e poucas conseguiram dar tantas voltas por cima durante a carreira como eles fizeram. O Kiss sempre surpreende seus fãs e chacoalha a mídia do mundo todo. Conseguiram se manter por 35 anos no topo e, quando decaíram, fizeram a maior reviravolta e chamaram a atenção de todo o mundo. Eles param as cidades onde tocam e proporcionam um dos maiores espetáculos da terra, sem demagogia. Poucos shows se comparam aos do Kiss. Só isso os credenciaria a ser uma das bandas mais importantes do mundo do rock e da música. E tem também o som. E que som!!!!!!!!

Mais uma vez muito obrigado por ter participado da Collector´s Room e parabéns pela coleção. Este espaço é seu, manda bala e deixa seu recado!

Agradeço muito a Collector´s Room pela oportunidade de mostrar minha coleção aos fãs. Quero agradecer ao meu irmão Ricardo, ao Luciano Sorrentino, ao Giba, ao Vina, ao Fabião e à Sílvia, ao Calza e a todos os amigos que, de alguma forma, contribuíram com a minha coleção do Kiss. Gostaria de deixar meu contato para fãs que queiram trocar idéias sobre material do Kiss: fabiomoyses@hotmail.com

Um abração, e apóiem o metal nacional! Temos bandas excelentes aqui.

Comentários

  1. Kiss é uma banda fantastica, como vc mesmo citou cadão, podem ter milhoes de colecionadores, mas nenhuma coleção é igual, sempre tem aquele item para doferenciar..... Falando em kiss hoje emso que comprei um Lp do Kiss com prensagem de 84 do Dressed To Kill é fantatico !!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô...os fãs do Kiss estão brotando do solo...

    www.jogandopormusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Agora que notei que o Fábio Moyses é corinthiano. Deve ser por isso que fui com a cara dele logo de início...hehehe

    Cadão
    a última foto que tem no post é de versõs diferentes do Dressed to Kill e não do primeiro disco...

    Valeu..

    ResponderExcluir
  4. Valeu cara, ja está arrumado.

    E daí, curtiram a entrevista?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista Fá, foi muito boa! Vc é o maior fã de Kiss que eu já conheci!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Aê Jô !!!
    Fez-se justiça !!! Ainda acho pouco !!!
    Apesar de amar essa banda e sempre estar buscando informações nunca tive conhecimento de alguem que se dedicasse tanto para ter uma coleção tão vasta como a sua !!!
    KISS RULES EVER !!!

    Glauco (Joinha)

    ResponderExcluir
  7. Caraca, coleção invejável. Eu tenho esse Gengis Khan tb, inclusive dois compactos, hehehe

    ResponderExcluir
  8. A coleção do Fábio é realmente de cair o queixo. E preparem.se que vem mais Kiss por aí ...

    ResponderExcluir
  9. ...dinheiro jogado fora !!!!...falta do que fazer...sem contar que o KISS é uma banda mediana e ainda por cima o cara torce para o cúrintia...KING DIAMOND é muito melhor...a pintura é bem mais loka !!!...hahahahaha...

    ResponderExcluir
  10. Zé, se você não gosta da banda, nem coleciona discos, não entre no bog e não faça comentários imbecis como esse.

    A presença de pessoas como você por aqui, repletas de argumentos sólidos e bem pensados, é totalmente dispensável.

    Passar bem!

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo...em primeiro lugar...pergunte ao Fábio...ou mais conhecido como Jô....quem é o Zé...!!!!...em segundo lugar...eu fiz uma brincadeira e ele me conhece faz um tempinho...acho que 20 anos...senão mais...logo...seu comentário é totalmente desnecessário, pois se o "bog" é seu...vc deve saber que ele é de acesso público...faz assim...democracia faz bem a todos...e tente mediar as mensagens postadas e publicar só que te interessa !!!!....Abraços do Imbecil...

    ResponderExcluir
  12. Cara, não te conheço e você posta uma mensagem que julguei ofensiva ao Fábio. Agora que se apresentou, seja bem-vindo e curta o blog.

    E, só pra fechar, você nunca escreveu uma palavra errada, certo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Vixe...Já não basta na comunidade aqugora temos briguinhas por aqui...

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. E eu achava que já tinha visto tudo em termos de colecionismo...

    ResponderExcluir
  15. Calma, gente!

    Pra esclarecer: o Zé é meu amigo há muito tempo mesmo, sei que ele gostou bastante da matéria, mas é palmeirense e fã de King Diamond. Com isso, fez uma brincadeira que foi mal interpretada pelo Cadão que, claro, não sabia desses detalhes e, obviamente, quis defender a matéria e o blog. Foi isso!

    Um abraço gigante ao Cadão e ao Zé.

    Vamos curtir!!!

    Abs, Fábio (o da matéria)

    ResponderExcluir
  16. É isso aí, Fábio, tudo resolvido. E seja bem-vindo ao blog, Zé, a casa é sua.

    Abraço, e vamos nessa!

    ResponderExcluir
  17. ...hehehehehehe....Valeu Jô !!!!...realmente o Cadão não tem culpa...fiz de propósito para causar "emoção"....

    Enfim, o Jô sabe que escuto KISS + de 25 anos .....yeah !!!...parabéns pela coleção !!!...algumas dessas pérolas já peguei em minhas mãos...ui...hahahahahah

    Isto posto...METAL RULES !!!!...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  18. nossa, fábio, nem imaginava que vc tinha uma passagem aérea do ozzy! como assim?! haha como vc conseguiu isso, gente? tô chocado.

    ResponderExcluir
  19. Ae Fá muito bom essa coleção
    ( por sinal eu ja deixei cair algumas delas na mudança ^^")
    .....
    Brincadeira !!!!

    Arrepia na coleção e na Batera do Genocídio !!

    Abs !!

    Rafa Achnitz ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.