Minha Coleção: Ronaldo HR: "Como você coleciona algo sem caixinha, sem nada físico para mostrar para os outros, cheio de orgulho?"


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Terceria coleção do Kiss publicada em sequência aqui na Collector´s Room. Um dos grupos mais colecionáveis do mundo dá as caras outra vez, agora com a coleção de Ronaldo Hard Rock, aficcionado pelo grupo de Paul Stanley e Gene Simmons e, como o nome já entrega, por tudo que envolva o hard rock.

Então, embarque nessa viagem com a gente e vamos dar mais uma volta pelo maravilhoso mundo dos discos, visitando um dos maiores países desse planeta: o Kiss!

Ronaldo, muito obrigado por ter aceito o convite para participar da Collector´s Room. Gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores e já nos contasse quais são os seus artistas e estilos musicais preferidos.

Olá galera da Collector's Room, primeiramente é uma honra participar do blog e poder mostrar pra vocês minha pequena coleção. Meu nome é Ronaldo, tenha 30 anos, colecionador de música desde os 14. Tenho um blog (http://ronaldohr.blogspot.com) em que dou minha opinião em vários assuntos relacionados ao mundo do rock e crônicas do dia a dia. Mas ultimamente venho fazendo isso mais pelo twitter (@ronaldohr), já que o tempo anda curto.

Sou diretor comercial de uma empresa de embalagens metálicas e muito do meu salário vai para fomentar a coleção. Minhas bandas favoritas são Kiss, Fair Warning, Manowar, Alice Cooper, Judas Priest e muitas mais.

Você coleciona material do Kiss há mais de dez anos. Como você conheceu a banda e como se tornou um colecionador do grupo?

Minha lembrança mais antiga do Kiss é de 1983. Eu tinha 4 anos e passou o Phantom of the Park na Globo. Os caras ficaram na minha cabeça, porém enquanto eu crescia não tive muito contato com música, ouvia uma ou outra banda, como Extreme e Midnight Oil, até que aos 14 anos eu me deparei com o Alive III na BillBox do Shopping Morumbi. Aquilo disparou um gatilho de memória e peguei meu suado salarinho e comprei. Botei no CD player da minha mãe em casa e pirei, meu mundo virou de ponta cabeça. "Então aqueles caras faziam um puta som daquele?". Dali pra frente comecei a correr atrás de tudo que eu pudesse colocar as mãos, chegando a gastar o dinheiro do almoço e cabular aula um dia para comprar o Unplugged no lançamento, lá na Galeria do Rock.

Como foi a transição de um ouvinte tradicional para aquele ponto de "putz, quero todos os discos dessa banda". Quando caiu a ficha e você percebeu que estava se tornando um colecionador?

Em 1996, na minha primeira e única viagem à Disney. Eu fui pra lá com meu discman (lembra disso?) levando uns 3 ou 4 CDs pra ouvir no avião ou à noite antes de dormir. Quando voltei ao Brasil e abri a mala, percebi que havia comprado 2 jogos de MegaDrive, um discman mais novo e de melhor qualidade e 25 CDs do Kiss (a discografia oficial quase completa). Ali eu percebi que tinha alguma coisa errada comigo (risos).

Você se lembra como foi o seu primeiro contato com a música, como você descobriu e se apaixonou pelo rock em geral? Cite o primeiro disco e o famoso marco inicial da sua coleção.

Eu fui parte da geração MTV e isso poderia ter me estragado terrivelmente (risos). Mas enquanto a galera ouvia Dee-Lite e outras tranqueiras eu acompanhava o Fúria Metal. Conheci muita coisa por ali, mas foi o Carlão da Animal Records que me apresentou a maioria das coisas que eu gosto até hoje. Eu tinha um amigo no colegial com o qual compartilhava uma adoração pelo Extreme e um desgosto por "More than Words". Ficávamos putos de só conhecerem aquela baladinha chinfrim de uma banda tão boa. Mas se a gente for falar em primeiro contato mesmo, minha mãe ouvia muito Elvis, Beatles e Johnny Rivers, então meu ouvido se acostumou àquela batida 4 por 4 e foi natural eu começar a ouvir os filhotes dessa galera.

Meu primeiro CD na verdade foram dois: III Sides to Every Story do Extreme e Scream in Blue do Midnight Oil. Ainda tenho os dois em ótimo estado e os ouço regularmente. Logo depois desses dois eu comprei o Alive III que eu citei acima.

Quantos álbuns você possui e que outros itens formam a sua coleção, além dos discos e DVDs?

Na última contagem, tem umas duas semanas, eu estava com 2.120 CDs. Era pra eu ter mais de 3 mil, mas teve muita coisa que eu comprei por impulso e acabei me desfazendo depois. Mas esses 2.120 eu aposto qualquer coisa com quem quiser que eu identifico banda e álbum ouvindo apenas uma música!

Além dos CDs e DVDs coleciono, como bom nerd, action figures de heróis de HQ, mangá e, óbvio, do Kiss. Tenho muitos filmes e seriados em DVDs, além dos musicais. Coleciono livros, sou um ávido leitor e, além disso, as peças de maior valor material e sentimental - meu Kisstory da primeira edição, autogrado por Paul, Gene, Bruce e Eric, e meu baixo Punisher Signature Gene Simmons. 
 


Dentre os que você citou acima, quantos são do Kiss (ou afins)? De que outros grupos você possui bastante material?

Olha, entre CDs e bootlegs do Kiss, Ace, Peter, Union (banda do Bruce Kullick), material solo do Paul e do Gene, pode botar uns 80 CDs e 25 DVDs. Outra banda que tenho bastante coisa é o Manowar, que tenho toda a discografia oficial e muitos DVDs, além de bootlegs em VHS (que tenho também do Kiss). Tenho toda a discografia oficial do Fair Warning, inclusive os dois primeiros que hoje só se encontram em CDs japoneses e depois de muito garimpar. E menção honrosa pras Velhas Virgens, que tenho muita também.

Alguns grupos costumam lançar muitos singles, diferentes versões, além de diversos CDs caça-níqueis. Estes itens costumam ser muito desejados entre os fãs. Você possui todas as versões de um mesmo disco ou se contenta apenas com uma? Se for só uma, qual versão você escolhe?

Se tem versão especial eu compro todas. Good to Be Bad do Whitesnake, por exemplo, tenho a versão dupla com a caixinha e a simples. Psycho Circus eu tenho quatro versões: a com capinha em 3D (fora de catálogo hoje em dia, raríssima), a dupla, a normal e a japonesa, com "In Your Face" como bônus. Se eu for listar tudo vai precisar de vinte posts (risos). Ah sim, e do Sonic Boom, novo do Kiss, já encomendei as duas versões.

Qual item você considera o mais valioso da sua coleção?

Sem sombra de dúvida meu Kisstory. Eu paguei o equivalente a R$ 300,00 nele na época e já chegaram a me oferecer R$ 1.000,00, mas não vendo nem sob mira de revólver.

Qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?

Putz grila, se minha esposa ler isso ela vai me matar (risos). Ainda bem que isso aconteceu antes de eu conhecê-la. Em 1997 eu recebi meu primiero cartão de crédito; não tive dúvidas, fui à Galeria e detonei o limite. Voltei pra casa com exatamente 47 CDs. 
 


Quantos álbuns em média você compra por mês?

Já houve épocas de eu comprar no mínimo uns 20 todo mês. Hoje, tendo que sustentar uma casa, tive que ficar mais comedido. Me permito no máximo dez discos mensais.
O cobiçado e adorado Kisstory

Tem algum item que, só de alguém chegar perto, você já gela e morre de ciúmes, tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?

Tenho essa obsessão com praticamente toda a minha coleção. Mas os piores, além do Kisstory que eu já disse acima (mando lavar a mão antes de pegar nele), são meus bootlegs. Dá um trabalhão danado achar o show exato com aquela música que os caras quase nunca tocaram. Não empresto, não gravo, não vendo e se depender nem deixo ninguém ouvir se eu estiver de mau humor (risos).

Entre tudo o que você possui, quais foram os itens que deram mais trabalho para conseguir?

Ah cara, garimpei pacas em muita coisa. Tem alguns, como o Psycho Circus, o Unplugged do Kiss e o Magica do Dio (japonês) que nem foram tão difíceis assim de conseguir, mas acampei na porta da loja esperando o fornecedor do cara chegar para ser o primeiro a ter. Agora, o Hear n' Aid eu batalhei atrás. Acabei achando o CD, versão japonesa, numa distribuidora em São Bernardo, perdido no estoque do cara, empoeirado pacas. Ainda bem que estava no plastiquinho, senão a perda era enorme.

As versões japonesas dos discos do Fair Warning deram trabalho pacas. O Halford Live japonês, só pra ter ele cantando Blackout com o Rudolph Schenker, também me deu o que fazer. Fiquei puto quando a faixa saiu no Metal God Essencial e ficou super acessível.

Detalhes da coleção

Uma coleção tão ampla certamente possui diversos itens curiosos. Neste sentido, eu gostaria de saber qual é o CD mais estranho da sua coleção.

Ai caraca, vou ter que entregar mesmo (risos)? Bom, eu tenho um gosto muito particular que é: quando eu gosto de uma música, eu quero ter todas as versões possíveis dela. Tudo que gravaram, eu vou atrás. Isso fez com que eu tenha um CD da Celine Dion cantando "You Shook Me All Night Long" do AC/DC na minha coleção. Aliás, tenho outro CD dela só porque tem uma música composta pelo Dee Snider.

Fora isso, o mais estranho que você vai achar é o Anthology do Jaco Pastorius, que eu ouvia muito quando tocava baixo e hoje já nem ouço tanto.

A sua coleção tem um limite? Você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Cara, acho que o único limite de expansão é a morte da mídia que você coleciona. Os colecionadores de vinil devem ter passado grandes apuros por um tempo, assim como os colecionadores de CD vão passar agora. Esse negócio de formato MP3 me irrita. Como você coleciona um treco sem caixinha, sem nada físico pra você mostrar pros outros cheio de orgulho? Eu estou bastante preocupado com isso.

Já parou para pensar com quem os seus discos ficarão quando você estiver mais velho? Quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Eu penso bastante nisso. Minha filha é uma pessoinha bastante musical e inclusive gosta muito de várias bandas de hard e AOR que eu ouço. Meu filho não é muito ligado em música, mas adora Kiss. Acho que eles vão acabar dilacerando minha coleção entre eles (risos).

Versões diferentes do Psycho Circus

Como sua famíla lida com essa quantidade de CDs?

Com o perdão da expressão, minha esposa já ligou o foda-se. Eu já era maluco quando a conheci e ela sabe que não tem cura. Ela só pega no pé quando eu abuso, mas aí ela tá certa. Meus pais nunca conseguiram entender, mas também chegou uma hora que eles viram que não tinha jeito. Agora, tenho amigos que falam “caralho, porque gastar tanto? Baixa tudo!”. Putz, aí eu fico puto. Baixar? Meu pai me ensinou a honestidade, eu não vou roubar música de um artista que eu curto! Eu só me permito baixar para conhecer o CD ou a banda. Ouvi, gostei? Deleto o arquivo e vou comprar o CD.

Você possui algum acervo de bootlegs? O que acha disso? Quais bootlegs de sua coleção você destacaria?

Como já disse, sim, possuo muitos. Não considero o bootleg pirataria, afinal eles nunca se tornaram lançamentos oficiais. Destaco entre eles um show do Kiss na turnê Crazy Nights, em um dos raros momentos em que eles tocaram "Reason to Live" e "Turn on the Night", e um do Manowar ao vivo na Alemanha que conta com “Herz Aus Stahl” ao vivo e "Aquiles" inteirinha, em seus mais de 20 minutos.

Sabemos que todo colecionador tem as suas manias. Alguns mais, outros menos, mas todos tem as suas. Como você guarda e conserva os seus CDs?

Véio, eu tenho transtorno obsessivo compulsivo, o que eu mais tenho são manias (risos). Meus CDs são acomodados numa parede de madeira com estantes plásticas construída especialmente pra eles, organizados por banda em ordem alfabética e, dentro de cada banda, por ordem de lançamento. Ninguém coloca a mão neles a não ser eu. Não empresto e só gravo pra minha esposa e meus filhos ouvirem no carro, porque nos meus CDs eles não encostam também.

Você empresta os seus discos ou emprestar é um verbo inconcebível com um colecionador?

Como disse acima, não empresto nem se minha vida depender disso.

DVDs do Kiss e de outros grupos

Eu gostaria que você fizesse agora um top#5 com os itens do seu acervo que você mais curte.

Eu estava com medo dessa pergunta (risos). Vamos lá, sem ordem específica (escolher cinco já é foda, dar preferência então é inumano):

- Kiss - Alive III - pelo valor sentimental, foi ali que eu descobri o Kiss musicalmente e foi o primeiro CD comprado com meu dinheiro;

- Alice Cooper - Thrash - não importa quantas vezes eu ouvir, eu amo esse CD;

- Fair Warning - 4 - foi o CD que me iniciou no hard rock mais melódico, mais moderno, e a capa em 3D é linda;

- Nevermore - Year of the Voyager - deu o que fazer pra conseguir a edição com os 2 CDs e 3 DVDs. É um material lindo, ótima qualidade e que dá inveja em todo mundo que vê;

- Kisstory - meu Kisstory, importado direto dos EUA, encomendado em inglês pelo telefone, duas semanas pra chegar, autografado, e que eu li em 3 horas, cabulando aula no colégio.

Quais são, para você, os dez melhores álbuns de todos os tempos?

Ave Maria, seja o que Deus quiser! Novamente, sem ordem de preferência. Vou tentar manter citações ao Kiss no mínimo (risos):

- Kiss - Alive! - Seminal
- Black Sabbath - Heaven and Hell
- Alice Cooper - Thrash
- Journey - Greatest Hits Live
- Twisted Sister - Stay Hungry
- Deep Purple - Perfect Strangers
- Fair Warning - Live
- Manowar - Kings of Metal
- Judas Priest - Painkiller
- Dio - Holy Diver

Carrinho do Kiss

Entre os álbuns do Kiss e de seus integrantes, sejam os atuais ou os que passaram pela banda em algum momento, quais são os seus discos favoritos?

Do Kiss adoro a fase anos 80 sem máscara. Lógico que amo os anos 70, mas essa fase do Lick it Up ao Hot in the Shade é demais. Aliás, Hot in the Shade é meu favorito. Trouble Walkin do Ace é demais. O Seventh Star do Sabbath, com o Eric na bateria, é demais, assim como o Brutal Planet do Alice Cooper.

Que banda não te desce de jeito nenhum?

Limp Biscuit (não escrevo nem o nome certo só de sacanagem) (risos).

O que você está ouvindo ultimamente e recomendaria para os nossos leitores?

É só entrar no meu twitter (@ronaldohr) que eu posto todo dia o que estou ouvindo com algumas dicas e comentários. Mas destaco no momento o novo do Pretty Maids, Steel Panther (muito engraçado, é o Massacration do hard rock) O Aura do Fair Warning e uma velharia muita boa, que é o Live do Trapeze. 


Certamente, no meio de todo este acervo, devem existir alguns itens que você olha e pensa: "nossa, porque eu comprei este disco". Então, vamos lá: qual é o item mais estranho da sua coleção, e também que álbum as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?

Acho que não existe nada mais estranho do que aqueles da Celine Dion que eu falei, mas tenho vergonha de assumir que gosto de Poison e Bon Jovi.

Vários action figures

Qual item que você tem apenas para completar a coleção? Sabe aquela banda que você gosta de tudo, mas um album em especial é ruim, mas você não consegue ficar sem pois, afinal, é uma coleção, e incomoda ver aquele espaço vazio na estante, mesmo que o disco que esteja faltando seja uma verdadeira bomba ...

Ah cara, com certeza. Eu não consigo escutar o Rocka Rolla do Judas, acho muito sacal, mas não consigo me desfazer dele justamente porque tenho a discografia toda dos caras e não quero deixar a coleção capenga.

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Você nunca pode indicar nada que choque muito pra esse tipo de público, tem que ser meio gradativo, já fiz isso algumas vezes com sucesos seguindo a seguinte ordem:

- Anthology dos Beatles, ali o cara já vai encontrar algo familiar;

- Run Devil Run do Paul MacCartney, já tem um pique mais rápido, já prepara;

- Kiss - Rock and Roll Over;

- Deep Purple - Machine Head - Se o cara não se apaixonar aqui, pode mandar embora e e ouvir Calypso (risos).

O rock já está aí há mais de cinquenta anos, e passou por diversas fases nestes anos todos. Sendo assim, eu gostaria que você indicasse aos nossos leitores os álbuns que você recomenda das décadas de sessenta até hoje.

Ah! Aqui meu lado poser vai aparecer pesado!

60 - Please Please Me dos Beatles;

70 - Rock and Roll Over do Kiss;

80 - Kings of Metal do Manowar;

90 - Cherry Pie do Warrant - É assim que se faz hard, com peso!;

2000 - Tá muito cedo pra dizer, mas eu acho que difícilmente, no meu gosto pessoal, alguém vai bater o último do Journey.

Alguns DVDs do Kiss

Nestes anos todos esta paixão pela música certamente propiciou a você diversas experiências interessantes e curiosas. Quais foram as mais divertidas e quais foram os momentos mais inesquecíveis?

Muitas, muitas. No meu casamento tocou Queensryche, Kiss, Whitesnake e Manowar; as várias brigas tentando defender o indefensável Poison; as horas passadas na Galeria; a primeira cerveja, tomada ouvindo Manowar e ao estilo Joey deMaio; minha filha ouvindo Pride of Lion aos oito anos e cantando "She's Gone" num inglês quase perfeito; e ver o Kiss em 1999 me levou às lágrimas, a formação original ali na minha frente foi de matar! E no colégio, sendo o outcast da turma por ser um metalhead e entrando no moinho Santo Antônio (balada de playboy?) em 1996 de calça de couro, bota e camiseta do Kiss, arrumando briga da grossa lá dentro por isso.

Algumas pergutas rápidas: Deep Purple ou Black Sabbath?

Sabbath. Iommi é gênio.

Ozzy ou Dio?

Dio, sempre.

Dickinson ou Dianno?

Dickinson. Sem ele o Maiden não seria o que é. Ele mudou o jeito de cantar metal.

Ace ou Tommy?

(Risos) Tá de sacanagem? Ace sempre. Tommy é bom mas não teria pego numa guitarra se não fosse o Ace. Vi os dois ao vivo e não tenho dúvidas.

Tyketto ou Vaughn?

Tyketto. O Vaughn sem limitações faz muita merda, ele precisa de uma banda com estilo definido pra se focar.

Simmons ou Stanley?

Stanley. O Paul é a alma do Kiss. É só ver porque Sonic Boom vai ser lançado e como foi o processo de gravação.

Um show ou CD?

Me pegou. Mas um show com certeza, nada bate a energia de uma banda ao vivo ali na sua frente.

Family Jewels, série de Gene Simmons, e outras cositas más

Na sua opinião, qual a importância do Kiss para a história do rock?

Cara, o Kiss revolucionou o jeito de se fazer um show. Aquela história do cara subir no palco e tocar pra ele mesmo e viajar acabou por causa deles. Eles ensinaram que o público é a parte mais importante de um show e não importa o seu estado no momento, em cima do palco voce deve se dar 1.000% para seus fãs.

Mais uma vez muito obrigado por ter participado da Collector´s Room e parabéns pela coleção. Este espaço é seu, manda bala e deixa seu recado!

Eu queria agradecer ao Cadão pela oportunidade de mostrar um pouco da minha paixão para o mundo. Acompanho a Collector's tem um tempão e sempre quis participar. Eu via os caras mostrando suas coleções e pensava "Poxa, a minha também é legal" (risos). E é isso aí turma, não roube seu artista e KEEP ON ROCKIN!


Comentários

  1. Muito legal... as coleções que tem KISS são sempre itneressante. E agora a colectors volta realmente às origens com o Cadão mandando bala!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Mas Dani, a sua ajuda, e de todos os colaboradores e amigos da Collector´s, é sempre muito bem-vinda. Gostaria de ver novas entrevistas suas.

    Abraço, e vamos nessa!

    ResponderExcluir
  3. Cadão...
    Lembra que eu te perguntei sobre a música Easy Groove do BTO? Então, acho que descobri que utilizou a melodia dela. Claudinho e Buchecha...Será que eu tô doido?!?!?! hehehe
    Aproveito para fazer propaganda do meu blog, dá uma passada por lá...

    Valeu

    ResponderExcluir
  4. O cara é contra a pirataria mas coleciona bootlegs...blza então.
    Mas ainda assim parabéns pela coleção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.