It Might Get Loud (A Todo Volume): o poder da guitarra!


Por Kid Vinil
Colecionador e Jornalista
Yahoo! Brasil

Três guitarristas de diferentes gerações que contam suas histórias e suas afinidades com o instrumento. Este é o tema do documentário It Might Get Loud (batizado como A Todo Volume aqui no Brasil), que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (29/01). O filme, que já saiu em DVD e Blu-ray, também fez parte da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no ano passado.

Os três guitarristas a que me refiro no começo desta coluna são nada mais nada menos que Jimmy Page, Jack White e The Edge. Representando a década de sessenta e os anos setenta temos Jimmy Page, o eterno guitarrista do Led Zeppelin. Page começou sua carreira dando canja com músicos de blues da cena inglesa de meados dos anos sessenta. Em 1967, fez parte dos Yardbirds, substituindo Jeff Beck. Essa sua fase no Yardbirds foi o embrião do Led Zeppelin, que ganhou forma em 1968, com o lançamento do primeiro álbum homônimo. O disco, gravado em apenas 30 horas de estúdio, é considerado um dos melhores discos de estreia de todos os tempos. O Led Zeppelin pode ser considerada a banda que dominou a década de setenta após a separação dos Beatles.

Já para geração da década de oitenta, o escolhido foi o músico irlandês David Evans, mais conhecido como The Edge, e famoso por sua banda, o U2. The Edge começou a tocar guitarra aos 17 anos de idade na escola, em Dublin, e aperfeiçoou uma técnica hi-tech que mudou o conceito de executar o instrumento nos anos oitenta.

E para retratar a guitarra nos dias de hoje temos Jack White (White Stripes, Raconteurs, The Dead Weather), segundo muitos jornalistas lá fora uma das figuras mais representativas das seis cordas nos últimos dez anos.

It Might Get Loud é um documentário que reflete o sonho de qualquer garoto interessado em rock e que vibra com uma Fender Stratocaster ou uma Gibson Les Paul, que brinca de ser Jimi Hendrix ou Kurt Kobain no game Guitar Hero.

Mas, acima de tudo, It Might Get Loud conta a trajetória desses três grandes músicos desde o início de suas carreiras, além de ter cenas incríveis. Uma delas mostra o Led Zeppelin ensaiando em Headley Grange (o lugar onde foram concebidos os principais discos da banda). Mostra Jimmy Page na sua mansão, com sua coleção de discos e demonstrando algumas de suas técnicas para tocar guitarra. Tem ainda cenas de The Edge em Dublin, no início do U2, e explica a concepção do álbum The Joshua Tree (1987) desde as demos até uma apresentação ao vivo da música "Where the Streets Have No Name".

Quem abre o documentário é Jack White, em sua casa no Tennessee (EUA), tocando um instrumento aborígene primitivo de uma só corda e amplificado. Mostra o músico em seu início de carreira, em Detroit, e revela sua aversão pelo excesso de tecnologia. Recentemente, Jack White montou um estúdio e uma gravadora em Nashville usando somente aparelhagem análoga (aparelhos de gravação usados antes da era digital), para captar melhor os efeitos das guitarras e dos instrumentos em geral, sem aquela clareza e falsa nitidez do som digital. Um detalhe interessante é que o guitarrista até já plagiou indiretamente Jimmy Page em certos riffs nas músicas de seus discos com suas três bandas. Mas isso o documentário omitiu, apenas reuniu os três guitarristas em Los Angeles para uma jam session, onde eles tocam slide guitar no clássico do Led Zeppelin, "In My Time of Dying", do álbum Physical Graffiti (1975), e ainda fazem uma jam da música "The Weight", clássico de 1968 do grupo The Band. Tem também os três tocando "Dead Leaves and the Dirty Ground", do White Stripes. Quem comanda essa jam do trio é Jack White, enquanto Jimmy Page, com seu jeito mais zen, explica suas técnicas para The Edge.

Esse é um documentário feito para os amantes desse instrumento, e explica perfeitamente a combinação guitarra e amplificador e seus recursos ilimitados. Cada um dos três músicos conta sua história e sua paixão pela música, seus mestres e suas técnicas.

Maravilhoso!!!



Comentários