Rigotto's Room: Scotty Moore & D.J. Fontana – Todos os Homens do Rei

Por Maurício Rigotto
Escritor e colecionador
Collector's Room

Uma das melhores bandas de Rock’n’Roll que já existiu, The Blue Moon Boys também foi uma das pioneiras, quando o gênero ainda engatinhava, em 1954. Você deve estar pensando: “The Blue Moon Boys? Nunca ouvi falar.” Não é você que é mal informado, realmente a banda não lançou discos com esse nome, pois o dono da gravadora achou melhor usar o nome e a imagem do cantor, o que se mostrou uma decisão acertada, haja vista que o cantor viria a se tornar um dos maiores ícones do século XX. A formação dos Blue Moon Boys era composta por Elvis Presley (vocal e guitarra), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo) e D.J. Fontana (bateria).


The Blue Moon Boys: D.J. Fontana, Scotty Moore, Bill Black e Elvis Presley

O começo de tudo aconteceu em agosto de 1953, quando o jovem caminhoneiro de 18 anos Elvis Presley foi até a gravadora Sun Records, cujo proprietário era Sam Phillips, e pagou por alguns minutos de estúdio para gravar um disquinho com uma música em cada lado, para dar de presente a sua mãe. Quando a recepcionista da Sun perguntou qual o tipo de música que ele cantava, Elvis redargüiu: “Todos os tipos”. Depois do disco pronto, Sam Phillips o ouviu e quis saber quem era o cantor, pois segundo suas palavras: “Esse jovem é um bom cantor de baladas, não se parece com ninguém”. Em janeiro do ano seguinte, Elvis voltou à Sun Records para gravar um segundo disquinho. Sam Phillips teve então a certeza de que o garoto tinha um talento muito promissor.

The Blue Moon Boys em ação

Nessa mesma época, uma dupla de músicos novatos começou a freqüentar os estúdios da Sun, participando como acompanhantes de gravações de artistas que tocavam country, blues e rockabilly. Eram o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black. Em abril, Elvis conseguiu um emprego como motorista de caminhão da Crown Electric Company, quando soube que a banda de Eddie Bond estava à procura de um vocalista. Elvis fez um teste com a banda e foi rejeitado por Bond, que disse que Elvis “deveria continuar como caminhoneiro, pois nunca conseguiria ser um cantor”. Sam Phillips pensava diferente e em junho convidou Elvis para gravar algumas músicas com os músicos da gravadora, Scotty e Bill. O trio gravou no dia 5 a música de Arthur Crudup “That’s All Right” e alguns dias depois, o bluegrass de Bill Monroe “Blue Moon of Kentucky”, que seria o lado B do compacto. O disco se tornou um sucesso imediato no dia em que estreou em um show de rádio. Elvis, Scotty e Bill passaram a se denominar os Blue Moon Boys e continuaram a gravar canções nos estúdios da Sun. O primeiro show do trio aconteceu no dia 17 de julho. Em outubro, o baterista D. J. Fontana entrou para os Blue Moon Boys, fazendo sua estréia em um show em um clube de strip, onde tocou bateria escondido atrás de uma cortina. Estava formada a banda que iria fazer grandes excursões pelo país e gravar músicas antológicas, conquistando o sucesso em proporções jamais vistas até então nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Scotty Moore, Bill Black & D.J. Fontana

Em janeiro de 1956, Elvis e os Blue Moon Boys trocaram a Sun Records pela RCA Victor, gravando o histórico primeiro álbum do cantor, que trazia “Heartbreak Hotel” e a cover de Carl Perkins para “Blue Suede Shoes”. No disco, além de Elvis, Scotty, Bill e D. J., tocaram também o pianista Floyd Cramer e o renomado guitarrista Chet Atkins, além do popular quarteto vocal The Jordanaires, fazendo backing vocals para Elvis. O sucesso estrondoso durou até 1958, quando Elvis Presley engajou no exército para prestar serviço militar, o que gerou a dissolução da banda. Elvis, Scotty, Bill e D.J. gravaram quatro álbuns recheados de clássicos como “All Shook Up”; “Hound Dog”; “Don’t Be Cruel”; “(Let Me Be Your) Teddy Bear”; “Jailhouse Rock”; “Good Rockin’ Tonight”; “Mystery Train”; “King Creole” e a balada “Love Me Tender”.

Em 1960, Elvis deu baixa no exército e retomou sua carreira, mas tendo o cinema como o grande foco, embora seus filmes contivessem seus números musicais e ele continuasse a gravar discos com as trilhas de seus filmes. No mesmo ano, o guitarrista Scotty Moore lançou o seu primeiro álbum solo, The Guitar That Changed the World. Scotty é considerado um dos pioneiros como guitarrista solo de banda de rock, ao lado de Cliff Gallup (Gene Vincent and the Blue Caps). D. J. Fontana continuou tocando com Elvis durante toda a década de sessenta; e Bill Black fundou em 1959 a banda Bill Black’s Combo, com Reggie Young (guitarra), Joe Lewis Hall (piano), Martin Wills (saxofone) e Jerry Arnold (bateria). A banda gravou os álbuns Bill Black's Combo Plays Tunes by Chuck Berry, Bill Black's Combo Goes Big Band, Bill Black's Combo Goes West e Bill Black's Combo Plays the Blues. Em 1964, a banda de Bill Black abriu treze shows dos Beatles na primeira visita dos ingleses aos Estados Unidos. No mesmo ano, Bill Black é diagnosticado como portador de um tumor no cérebro, que o levou a morte no dia 21 de outubro de 1965, após duas cirurgias e longa internação hospitalar. Bill Black tinha 39 anos. Seu contrabaixo acústico foi comprado por Paul McCartney.

Scotty Moore e Elvis Presley

No final de 1968, Elvis volta a focar na carreira musical e grava o famoso especial para a televisão ’68 Comeback Special, com a participação dos membros originais de sua banda, Scotty Moore e D. J. Fontana. Gravado como uma jam session informal defronte a uma pequena platéia, o programa acabou por criar o conceito do formato chamado “unplugged”, popularizado anos mais tarde pela MTV.

Scotty Moore e D.J. Fontana em 1997

Scotty Moore e D. J. Fontana estiveram longe da mídia nos anos seguintes, até que em 1997, por ocasião do vigésimo aniversário da morte de Elvis Presley, voltaram a tocar juntos em um show tributo e decidiram fazer um disco em parceria, repleto de convidados, como um projeto em homenagem a memória de Bill Black. Assim nasceu o excelente álbum All The King’s Men. Já na primeira faixa, um encontro para lá de histórico: Keith Richards e a lendária The Band se unem a Scotty e D. J. no rock “Deuce and a Quarter”, onde ouvimos um emocionante dueto entre Richards e Levon Helm. A popular banda country The Mavericks aparece na faixa dois com “I Told You So”, composta pelo líder Raul Malo bem ao estilo de Elvis Presley. A ótima banda The Bodeans vem com o “rockão” “Looked Up in the State of Illinois”; enquanto na quarta faixa, a banda Bill Black’s Combo volta à ativa para pagar tributo ao seu fundador no bom rock instrumental “Goin’ Back to Memphis”, onde ouvimos pela primeira vez juntas as guitarras de Scotty e Reggie Young e as baterias de D. J. e Jerry Arnold. Uma peculiaridade de Reggie Young é o fato de ele tocar guitarra com um lápis no lugar da palheta. Os próximos convidados são o cantor de country rock Joe Ely e o ex-baixista dos Stray Cats, Lee Rocker, que fazem o divertido rockabilly “I’m Gonna Strangle You Shorty”. A banda Cheap Trick aparece em um dos melhores momentos do álbum em “Bad Little Girl”, onde se destacam o piano boogie-woogie de Willie Rainsford e o ótimo vocal de Robin Zander. Na faixa sete, o cantor country Ronnie McDowell canta “Soulmates”, uma balada a la Elvis, amparado pelos The Jordanaires, o grupo vocal que acompanhava Elvis em suas gravações. Na seqüência, o cantor de country rock e ativista político Steve Earle, acompanhado por Lee Rocker, apresentam o bom rockabilly “Hot Enough For Ya”. O bluseiro Joe Louis Walker vem a seguir com “Strange Love”, um bom rock básico onde se destaca a ótima voz de Joe. A veterana cantora Tracy Nelson solta o seu vozeirão na balada “Is All of This For Me?”, acompanhada por um belo solo de saxofone. A última faixa do disco proporciona outro encontro memorável, desta vez entre os guitarristas Ron Wood e Jeff Beck, que não gravavam juntos desde 1969. Ron Wood assume os vocais de “Unsung Heroes”, canção que fez com Beck em homenagem aos heróis anônimos do rock, como Scotty Moore e D. J Fontana. “Unsung Heroes” encerra com magnitude esse grande disco dos veteranos Scotty e D. J. All The King’s Men é um disco vibrante do início ao fim e demonstra que os ‘velhinhos” não enferrujaram e continuam em notável forma.

Scotty Moore e Keith Richards

Em 2000, Scotty Moore foi introduzido por Keith Richards no Rock’n’Roll Hall of Fame. Na apresentação, Keith arrancou gargalhadas da plateia ao declarar: “Eu também gostaria de me aposentar como Scotty, mas infelizmente o meu cantor está vivo”. Scotty Moore e D. J. Fontana excursionaram em 2004 com Alvin Lee, guitarrista do Ten Years After. A dupla apareceu recentemente em gravações ao lado de Eric Clapton e Paul McCartney e segue tocando junto. Ambos estão com 79 anos.


Comentários

  1. Que grande matéria. Parabéns rigotto, resgatou mais uma grande banda que fica injustiçada pelos holofotes cavalescos em cima dos Fab 4, e que é muito mais importante para o cenário rock mundial do que os mesmos (pedras serão bem-vindas).

    ResponderExcluir
  2. Scotty Moore é um dos maiores guitarristas da história do rock.

    Parabéns pelo texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.