Bangalore Choir - Candence (2010)


Por Marcelo Vieira
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

Não sei se a máxima “uma coisa leva à outra” se aplica neste caso, mas é coincidência demais que pouco após o lançamento de seu primeiro CD solo, Universal Language, o vocalista David Reece tenha entrado em contato com seu ex-colega de Bangalore Choir, o guitarrista Curt Mitchell, a fim de, quase vinte anos depois, retomar as atividades da banda. Mitchell não pensou duas vezes e aceitou o desafio. Para completar a nova encarnação do Choir foram chamados o baixista Danny Greenberg, o baterista Hans Zandt e um segundo guitarrista, o ex-U.D.O. Andy Susemihl.

Quando anunciou o lançamento de Cadence para o dia 24 de setembro via Metal Heaven – mesmo selo que relançou o clássico On Target (1992) em abril passado –, o quinteto prometeu um disco que seguisse a mesma fórmula, ou seja, hard rock puro comandado por guitarras sem esquecer, obviamente, dos refrães grudentos do tipo – longe de querer parafrasear coisa ruim – “pra você e eu e todo mundo cantar junto”. A confirmação disso veio em julho quando as primeiras samples do novo álbum foram disponibilizadas online, mas somente agora temos o “real deal” em mãos para uma avaliação mais precisa.

“Wahzoo City” é uma introdução instrumental perfeitamente dispensável que prepara (mal) o terreno para as guitarras pesadas de “Power Trippin’”, que também traz um ótimo refrão. A coisa esquenta com a dobradinha “Martyr” – que parece ter vindo diretamente do início dos anos 90 – e “Living Your Dreams Everyday” – essa com uma pegada mais atual, mas ainda assim, excelente; e pega fogo de vez com “Survival of the Fittest” – que pelo que eu entendi da letra, fala sobre sobrevivência na indústria musical, com uma perspectiva pouco aquém da realidade vivida pelo Choir com o surgimento do grunge.

Em “Tomorrow” o poder de fogo de todos os integrantes é colocado à prova. Reece finalmente sobe o tom – sem dececpcionar! – e Greenberg mostra competência na melhor levada de baixo do disco. “Heart Attack & Vine” lembra Gotthard, o que pode ser traduzido em qualidade garantida – aliás, uma ressalva: ouvintes mais atentos farão tal associação em vários momentos ao longo dos 49 minutos do play. Baladinha – item indispensável em qualquer trabalho do gênero hard rock –, “Still Have a Song to Sing” é uma verdadeira lição sobre motivação e como manter viva a fé mesmo nos momentos mais difíceis.

Eis que chega “Dig Deep”, que é talvez a menos comercial de todas as faixas do disco, mas não tem como não ficar de queixo caído diante de tanto vigor – composição de extremo bom gosto, com show a parte de Reece. “Never Say Goodbye” mantém o alto nível com doses moderadas de modernidade, e mais uma vez o Choir cumpre a promessa de refrões grudentos. Os segundos iniciais de “Sweet Temptation” lembram “Tattooed Millionaire”, mas as semelhanças com o hit de Bruce Dickinson começam e terminam aí mesmo. Novamente, o refrão é o ponto alto da música. Na reta final temos as medianas (apesar dos guitarworks nota 10) “High on the Clouds” e “Spirits Too They Bleed”, e um encerramento com gostinho de quero mais em “Surrender All Your Love”. Aí o jeito é colocar o CD para rolar de novo ... e de novo ... e ...

Cadence é mais uma prova de que 2010 está sendo um dos melhores anos para o público hard rocker do século XXI, e com certeza tem lugar garantido no Top 10 que farei em dezembro. Bem-vindo de volta, Bangalore Choir!!!


Faixas:
1 Wahzoo City
2 Power Trippin'
3 Martyr
4 Livin' Your Dreams
5 Survival of the Fittest
6 Tomorrow
7 Heart Attack and Vine
8 Still Have a Song to Sing
9 Dig Deep
10 Never Say Goodbye
11 Sweet Temptation
12 High on the Clouds
13 Spirits Too the Bleed
14 Surrender All Your Love


Comentários

  1. O som é bom, mas a capa, convenhamos, é terrível ... (risos) ...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do "Eat the Heat", disco do Accept com David Reece. Certamente ele fez o melhor trabalho que podia na época, e se alguém não gosta daquele disco, tem mais é que culpar Wolf Hoffmann e Peter Baltes.

    ResponderExcluir
  3. Bangalore é foda demais!

    Parabéns pela coluna, cara!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.