Bob Dylan: morre Suze Rotolo, a musa do cantor nos anos 1960!


Por Márcio Grings

Faleceu na última quinta-feira (24/02), aos 67 anos, Suze Elizabeth Rotolo, escritora que entre 1961 e 1964 foi namorada de Bob Dylan e inspirou o músico a escrever diversas canções.


Além disso, Suze Rotolo ficou conhecida pela clássica foto da capa do álbum The Freewheelin’ Bob Dylan. Clicada em fevereiro de 1963 pelo fotógrafo Don Hunstein, o LP estampa Dylan, então com apenas 21 anos, caminhando abraçado à Suze.

Na época em que dividia seu apê com o cantor, ela lecionava na Parsons School of Design . Rotolo inspirou músicas como “Don’t Think Twice”, “It’s Alright” e “Boots of Spanish Leather”, além de outras canções feitas na primeira metade dos anos 1960.


Dylan e Suze moravam a poucas quadras do local onde a foto foi realizada – uma ligação entre as ruas West Bleeker e 4, chamada Jones Street, em Nova York. Bob Dylan usou como inspiração uma foto clássica de James Dean tirada poucos anos antes na mesma NYC. O cineasta Cameron Crowe reviveu a cena da capa de Freewheelin’ no filme Vanilla Sky (2001), com Tom Cruise e Penélope Cruz recriando o take original.

Pouco antes do rompimento definitivo do casal, em 1964, Suze engravidou de Dylan, mas resolveu abortar a criança. De acordo com o site da Rolling Stone, Suze Rotolo morreu após travar longa batalha com uma doença (detalhes dessa enfermidade ainda não foram mencionados pela família). Ela era casada há 40 anos com o fotógrafo italiano Enzo Bartoccioli.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.