Ozzy Osbourne: review do CD Scream - Brazilian Tour Edition (2011)!


Por Fabiano Negri

Cotação: ****

Aproveitando a passagem do Madman pelo Brasil, a Sony resolveu lançar aqui a versão especial do álbum Scream. Na verdade, essa artimanha já vem sendo usada há algum tempo. Eles lançam o CD em formato normal, e quando o artista sai em tour eles relançam o material com muitos bônus! E o fã acaba comprando duas vezes!
Para um fã como eu, duas é pouco: esse é o meu quarto Scream! Tenho as versões normais – nacional e americana – e a 'tour edition' americana.

O trabalho já foi muito bem dissecado aqui na Collector´s pelo Ricardo Seelig. Concordo em número, gênero e grau com tudo o que ele escreveu, e digo mais: Scream é um dos melhores trabalhos já lançados pelo Madman! Depois de muitas audições posso dizer que está no meu top 5 da sua carreira solo.

Bom, vamos às faixas bônus, que é o que interessa. Temos três b-sides e três faixas ao vivo. "Hand of the Enemy" abre a bolachinha com muito peso. Uma melodia monocórdica que desemboca num refrão poderoso, bem ao estilo do Ozzy moderno. Destaque para a guitarra de Gus G que, aqui, consegue mostrar um pouco mais do seu estilo e de sua técnica refinada.

Com muita influência da fase Jake E. Lee temos em seguida a grudenta "One More Time". Com uma levada rápida, é uma música que vai agradar os fãs mais antigos, principalmente nos floreios anos 80 de Gus e no refrão extremamente fácil e grudento. Ótima faixa!

Se "One More Time" tem elementos típicos do Ozzy de antigamente, "Jump the Moon" vai totalmente na contramão! Se você não está preparado para novidades, passe longe. Após uma introdução dissonante, a porrada começa e, pasmem, com influências de dance music! A marcação da bateria é totalmente dance!! A voz entra cheia de efeitos, fazendo uma melodia pouco usual para os padrões de Ozzy. Mas é bem cativante. O refrão é muito legal. Confesso que a primeira vez que ouvi achei uma merda – pela surpresa – mas depois de várias audições gostei bastante!

A parte ao vivo foi gravada durante a tour de aquecimento em algumas casas de show de pequeno porte da Inglaterra. A nova banda de Ozzy não faz feio – muito pelo contrário – e manda ver em versões matadoras de "Bark at the Moon", "Let Me Hear You Scream" e "No More Tears".

O que deixa a compra ainda melhor é o preço – apenas R$25,00!

Se você ainda não tem o Scream em sua coleção, aproveite uma boa chance de apreciar um excelente álbum. Se já tem, faça como eu - com certeza não irá se arrepender!



Faixas:

CD1
1 Let It Die 6:06
2 Let Me Hear You Scream 3:25
3 Soul Sucker 4:34
4 Life Won't Wait 5:06
5 Diggin' Me Down 6:03
6 Crucify 3:30
7 Fearless 3:41
8 Time 5:31
9 I Want It More 5:36
10 Latimer's Mercy 4:28
11 I Love You All 1:03

Bonus tracks:
12 Hand of the Enemy (inédita)
13 One More Time (inédita)
14 Jump the Moon (inédita)
15 Bark at the Moon (live)
16 Let Me Hear You Scream (live)
17 No More Tears (live)

Comentários