Os 30 álbuns conceituais mais importantes de todos os tempos, segundo a Classic Rock Magazine



Em março de 2003, a revista inglesa Classic Rock publicou uma interessante lista compilando quais seriam, na opinião da equipa da publicação, os trinta mais importantes álbuns conceituais de todos os tempos. Há discos de vários estilos, mas a predominância, como não poderia deixar de ser, é do rock progressivo.


Confira abaixo a lista completa, e deixe a sua opinião nos comentários:


1. Dark Side of the Moon - Pink Floyd 
2. Operation: Mindcrime - Queensrÿche 
3. Tommy - The Who 
4. Misplaced Childhood - Marillion 
5. Antichrist Superstar - Marilyn Manson 
6. Lamb Lies Down on Broadway - Genesis 
7. Tales From the Topographic Oceans - Yes 
8. Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars - David Bowie 
9. 2112 - Rush 
10. The Wall - Pink Floyd 
11. Thick as a Brick - Jethro Tull 
12. Quadrophenia - The Who 
13. Downward Spiral - Nine Inch Nails 
14. Duke - Genesis 
15. Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory - Dream Theater 
16. Tales of Mystery and Imagination - Alan Parsons Project 
17. OK Computer - Radiohead 
18. Village Green Preservation Society - Kinks 
19. Hemispheres - Rush 
20. Joe's Garage - Frank Zappa 
21. The Final Cut - Pink Floyd 
22. S.F. Sorrow - Pretty Things 
23. Brave - Marillion 
24. Radio K.A.O.S. - Roger Waters 
25. Journey to the Centre of the Earth - Rick Wakeman 
26. Obsolete - Fear Factory 
27. Three Friends - Gentle Giant 
28. Kilroy Was Here - Styx 
29. Snow - Spock's Beard 
30. Seventh Son of a Seventh Son - Iron Maiden

Comentários

  1. Marilyn Manson na frente do The Lamb Lies Down On Broadway? Tem alguma coisa errada aí..

    ResponderExcluir
  2. Num primeiro momento pensei que era até uma boa lista, abrangente, Fear Factory, Nine Inch Nails e tal. Mas veio pouco para o Metal.. não colocar nada do SAVATAGE, e nem da TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA (em especial "Beethoven's Last Night"), com toda a repercussão que a banda tem nos EUA. Faltas graves, e tem outras grandes obras no metal, embora eu ache que nada supere "Operation : Mindcrime" no merecido 2 º lugar ("Tommy" podia ser o primeiro... eu acho Pink Floyd superestimado, podem jogar as pedras hahaha - mas se fosse para escolher a de maior magnitude, que fosse "The Wall", com certeza).

    Agora, o maior álbum conceitual de todos os tempos, e é de ROCK, é o JESUS CHRIST SUPERSTAR de Andrew Lloyd Weber e Tim Rice. É um álbum, e um puta álbum, com uma temática fodida, inteligentíssimo... e foi um álbum antes de ser um musical e filme.

    ResponderExcluir
  3. Essa lista é de 2003, e o disco do Trans Siberia que você citou é de 2000. Talvez, pelo fato de ser muito recente, os caras não tiveram como mensurar o impacto.

    ResponderExcluir
  4. Numa lista feita hoje, acho que o "Absolution" (2003) do Muse não poderia faltar. Simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Kinks, acho que o "Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire)" de 1969 é que devia estar ali! O Kinks deu azar de lançar esse album (por problemas da gravadora) depois do Tommy,do The Who! Se tivesse saido antes, seria aclamado como o Tommyé hoje!

    ResponderExcluir
  6. Boas lembranças, do Kinks e principalmente do MUSE (ok que pós-2003). Esqueço que se trata de um álbum conceitual, e é aliás um dos álbuns daquela década!

    Pensei nas obras do Arjen Lucassen também, especialmente o "Human Equation". Outras grandes obras metálicas recentes, com Nikolo Kotzev, Trent Gardner ("Leonardo", com James LaBrie), Missa Mercuria... são grandes álbuns do estilo da última década, e que acredito (espero) passem na prova do tempo e sejam reconhecidos.

    Nem preciso dizer que sou fã incondicional de "LULU", que brigaria no top 5 dessa lista, FÁCIL! (para mim). O David Byrne se aliou ao Fatboy Slim e lançou em 2010 um álbum subliema também, "Here Lies Love", POUQUÍSSIMO divulgado, um pecado!

    Por fim, vi aquela lista de álbuns mais vendidos de todos os tempos, e vi a maior das faltas, que tira (e muito) a credibilidade dessa lista de álbuns conceituais: MEAT LOAF!
    (inclusive, um dos poucos casos em que a qualidade foi mantida ATÉ MESMO nas sequências... "Bat Out Of Hell III" é uma atualização digna e muito bem feita da sonoridade clássica deste MESTRE!).

    ResponderExcluir
  7. QUE LISTA RIDÍCULA, CADE O ARTHUR DOS KINKS OU O WE'RE ONLY IN IT FOR THE MONEY DO ZAPPA?????

    ResponderExcluir
  8. Deixa eu ver se entendi: ao não concordar com uma lista, ela passa, automaticamente, a ser ridícula? É isso?

    ResponderExcluir
  9. Faltou WELCOME TO THE BLACK PARADE e THREE CHEERS FOR A SWEET REVANGE ambos do MY CHEMICAL ROMANCE *--*

    ResponderExcluir
  10. Ué? "Sgt. Peppers and The Lonely Hearts Club Band" não está na lista? Tem 30 álbuns aí. Nao está entre os 30 mais importantes? Vou até olhar de novo, eu devo ter me distraído...

    É, não tá mesmo. Nenhum do Yes? Não é questão de gosto pessoal, certo, é de importância, certo?

    A respeito de gosto pessoal, gosto dos 3 do Rick Wakeman, mas na minha opinião, o Rei Arthur supera Viagem ao Centro da Terra.

    ResponderExcluir
  11. E não tem nenhum do Led Zeppelin, Deep Purple ou Black Sabbath? Sem falar dos Beatles e Rolling Stones!
    O que tu entendes então por álbum conceitual?
    Tens que definir com critérios, sendo o mais imparcial e objetivo possível! As tua lista é um tanto quanto tendenciosa e equivocada!

    ResponderExcluir
  12. Querido Maurício, como a matéria deixa bem claro, a lista é de autoria da Classic Rock Magazine, não minha. Leia novamente e perceberá isso. E Led, Sabbath e Purple não gravaram nenhum álbum conceptual, informe-se.

    ResponderExcluir
  13. Querido Maurício, como a matéria deixa bem claro, a lista é de autoria da Classic Rock Magazine, não minha. Leia novamente e perceberá isso. E Led, Sabbath e Purple não gravaram nenhum álbum conceptual, informe-se.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.