Os 25 músicos que mais ganharam dinheiro em 2012

Lista da Forbes com os 25 músicos e bandas que mais ganharam grana durante o ano. A julgar pelos números, todo esse papo de que a vida ficou mais difícil devido ao download de discos soa meio sem sentido, não acham? Ser um músico de sucesso ainda é uma bela carreira.

Confira abaixo quem mais colocou dinheiro no bolso em 2012:

1. Dr Dre - 110 milhões de dólares
2. Roger Waters - 88 milhões
3. Elton John - 80 milhões
4. U2 - 78 milhões
5. Take That - 69 milhões
6. Bon Jovi - 60 milhões
7. Britney Spears - 58 milhões
8. Paul McCartney - 57 milhões
9. Taylor Swift - 57 milhões
10. Justin Bieber - 55 milhões
11. Toby Keith - 55 milhões
12. Rihanna - 53 milhões
13. Lady Gaga - 52 milhões
14. Foo Fighters - 47 milhões
15. P. Diddy - 45 milhões
16. Katy Perry - 45 milhões
17. Kenny Chesney - 44 milhões
18. Beyoncé - 40 milhões
19. Red Hot Chili Peppers - 39 milhões
20. Jay-Z - 38 milhões
21. Coldplay - 37 milhões
22. Adele - 35 milhões
23. Kanye West - 35 milhões
24. Michael Bublé - 34 milhões
25. Sade - 33 milhões

Comentários

  1. Nossa, que estranho, eu nunca vi o Dr. Dre em lugar algum, digo, em apresentações, lançando cd nem nada, se ele é o que mais lucrou foi só pela venda dos fones dele que são muito bons mas muito caros.

    ResponderExcluir
  2. Ele é produtor, tem estúdio, parcerias, empresário ...

    ResponderExcluir
  3. Pô,que bom que entre os 10 primeiros estão gente como Roger Waters, Elton John, U2 e Paul McCartney. O bom gosto ainda tem força de mercado. Nem tudo está perdido.

    ResponderExcluir
  4. Esse faturamento é em relação à venda de shows/discos? Se os artistas ganharam isso, imagina as gravadoras...

    ResponderExcluir
  5. Shows, discos e tudo o que envolve as suas imagens.

    ResponderExcluir
  6. A venda de cds não quer dizer muita coisa mesmo, Adele despachou 10 milhões de cópias apenas nos EUA e mais umas 15 milhões nas outras partes do globo de seu cd 21...E mesmo com tudo isso ocupa apenas a 22ª posição!? A gravadora deve abocanhar 90% do lucro de tudo isso, essa é a única explicação.

    ResponderExcluir
  7. Em relação à Adele é preciso fazer um comentário: ela não faz turnê em 2012, já que ficou grávida. E os shows respondem por uma parcela considerável da renda dos artistas hoje em dia, vide o caso de Roger Waters, que está em segundo lugar por causa da tour The Wall Live.

    ResponderExcluir
  8. Seelig, você tem idéia da média que os artistas embolsam em cada cópia de cd vendida? À julgar pelos ganhos da Adele devem ser poucos centavos...E aí vem o mistério maior: se os artistas sempre ganharam uma merreca com a venda de cds, por que eles reclamam tanto da pirataria?

    ResponderExcluir
  9. O que eu sei é que não existe um padrão, Cleibsom. Hoje em dia, cada artista negocia isso de maneira diferente do outro. E a Adele, por ser uma artista nova, provavelmente não teve um acordo tão favorável assim para o 21, que é apenas o seu segundo disco.

    ResponderExcluir
  10. Só fato do Dr. Dre ter um headphone que é objeto de desejo para muitos já diz muito sobre como ele consegue capitalizar sobre o seu nome.
    O share da venda de CDs depende por artistas/contratos, assim como no sistema de streaming de músicas como o Spotify e o iTunes Match... Li em um artigo que o Spotify pagou a um artista $0.00966 por stream, enquanto que o iTunes Match $0.0033. Ou seja, o que o artista precisa é fazer extensas tournes, vender merchandise, licenciar o nome... não querendo desrespeitar o direito do artista se sentir lesado em relação à pirataria, mas hoje ele precisa trabalhar mais para garantir o lucro.

    Fonte do artigo: http://thenextweb.com/apple/2012/09/03/less-than-a-stinkin-cent/

    ResponderExcluir
  11. Li uma reportagem na Billboard em que o valor de uma música comprada no I tunes era fatiado e ficávamos sabendo quanto o artista e os "atravessadores" ganharam cada um. Do valor total arrecadado o artista ficou com uns 10%, isso porque ele era um dos compositores da canção senão o percentual seria menor...Como o artista não se revolta com uma coisa destas? E a reportagem comentava que são poucos os artistas que conseguem percentuais mais decentes! As gravadoras faliram mas os novos tubarões que comandam o ramo do entretenimento são tão vorazes quanto...

    ResponderExcluir
  12. Não tem nada de estranho. Dr Dre é dono de tipo 30% dos rappers que fazem sucesso por aí.

    Vocês sabiam que a Madonna, via Maverick Records, é patroa da Alanis Morissette, Prodigy, Deftones e Matchbox 20?

    Que o Akon é patrão da Lady Gaga, via Konvict Records?

    Que o Usher é patrão do Justin Bieber?

    Que o Jay Z é dono do nome Beyoncé, Kanye West, M.I.A. e Rihanna?

    Que o Flo Rida é dono do nome Kesha?

    O Puffy Daddy (P. Diddy, Diddy ou Puffy) é que era o comandante nos anos 90 e perdeu muito espaço, mas ainda tem um bom rendimento.

    BME Recordings (Lil Jon) http://en.wikipedia.org/wiki/Shawty_Putt
    Roc-A-Fella Records (Jay Z) http://en.wikipedia.org/wiki/Roc-A-Fella_Records
    Kon Live Distribution (Akon) http://en.wikipedia.org/wiki/Kon_Live_Distribution
    Konvict Music (Akon) http://en.wikipedia.org/wiki/Konvict_Muzik
    RBMG (Usher) http://en.wikipedia.org/wiki/RBMG
    Uptown Records (Puff Daddy, P. Diddy e Puffy) http://en.wikipedia.org/Records
    Bad Boy Records (Puff Daddy, P. Diddy e Puffy) http://en.wikipedia.org/Records
    Maverick Records (Madonna) http://en.wikipedia.org/wiki/Maverick_Records
    Paisley Park Records (Prince) http://en.wikipedia.org/wiki/Paisley_Park_Records
    Young Money Entertainment (Lil Wayne) http://en.wikipedia.org/Entertainment
    Ruff Ryders Entertainment (Swizz Beatz) http://en.wikipedia.org/wiki/Ruff_Ryders
    Aftermath Entertainment (Dr. Dre) http://en.wikipedia.org/wiki/Aftermath_Entertainment
    Death Row Records (Dr. Dre) http://en.wikipedia.org/wiki/Death_Row_Records
    Disturbing tha Peace (Ludacrisis) http://en.wikipedia.org/wiki/Disturbing_tha_Peace
    Cash Money Records (Birdman) http://en.wikipedia.org/wiki/Birdman

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.