Show do Black Label Society é cancelado em Fortaleza e produtora diz que não irá devolver o dinheiro dos ingressos

O show do Black Label Society que iria acontecer em Fortaleza no próximo dia 23 de novembro foi cancelado pela banda, com o grupo alegando que não recebeu o que foi acordado, tanto financeiramente quanto em termos de estrutura.

Segue abaixo o comunicado oficial da Top Link, produtora da turnê brasileira do Black Label Society, sobre o ocorrido:

O Black Label Society, banda liderada pelo guitarrista Zakk Wylde, retorna ao Brasil em novembro com a turnê Order of the Black 2012 em suporte ao seu último trabalho, como já é de conhecimento dos fãs em todo o país.

Através desse comunicado a produtora Top Link Music, que é a responsável pela passagem do grupo em solo brasileiro, pretende informar a quem possa interessar que uma das apresentações desta turnê foi cancelada.

Trata-se do evento que deveria acontecer no dia 23 de novembro a partir das 18h00 na cidade de Fortaleza, na casa de shows Siará Hall.

O produtor local com quem a Top Link Music acordou o pagamento do cachê da banda, vistos, especificações técnicas, questões logísticas imprescindíveis para realização do evento e afins, não cumpriu com seus pagamentos em dia e com as condições técnicas para realização de uma apresentação segura para banda Black Label Society, tornando o evento impossível de acontecer.

A Top Link Music, assegurada pelas cláusulas de seu contrato assinado junto a produtora Awake Media, representada neste ato por seu sócio proprietário Roger Vivekananda, se isenta de quaisquer responsabilidades envolvendo a devolução de ingressos e malefícios gerados aos consumidores pelo cancelamento deste evento.

Lamentamos profundamente que este incidente esteja ocorrendo e reforçamos que nas demais cidades os shows estão 100% confirmados.

Confira abaixo as datas:

20/11 - Porto Alegre (Brasil)
Local: Opinião Bar

21/11 - Belo Horizonte (Brasil)
Local: Music Hall

24/11 - Rio de Janeiro (Brasil)
Local: Vivo Rio

25/11 - São Paulo (Brasil)
Local: HSBC
 


Eu não sei o que está no contrato firmado entre a Top Link e a Awake Media. O que eu sei é que a turnê do Black Label Society está sendo promovida e vendida pela Top Link, como eles próprios fazem questão de deixar claro no comunicado acima. Se eles terceirizam algumas produções locais com outras produtoras, é porque, a princípio, confiam e checam a capacidade e seriedade dessas produtoras. Ao comprar o ingresso eu compro da Top Link e não da Awake. Então, quem deve responder pelo que está acontecendo é quem está promovendo a tour, ou seja, a Top Link.

Fica muito mal para a Top Link, uma produtora que está há anos no mercado, divulgar um comunicado desses afirmando que “se isenta de quaisquer responsabilidades envolvendo a devolução de ingressos e malefícios gerados aos consumidores pelo cancelamento deste evento”. Isso é desrespeito com o consumidor, independentemente do que está no contrato de prestação de serviços entre as duas empresas. Quando você terceiriza um serviço você não se isenta da responsabilidade, muito pelo contrário. Você contrata alguém para fazer um trabalho que continua sendo seu. A responsabilidade continua na sua mão.

A Top Link já trouxe dezenas de bandas para o Brasil e é uma produtora experiente, com gente, a princípio, séria em seu comando. Por essa razão estranho o teor deste comunicado, que me soa arrogante e desnecessário, isentando-se das falhas de uma empresa terceirizada contratada por ela mesmo. Onde está o bom senso nisso?

Enfim, mais uma exemplo de como são as coisas no cenário heavy metal brasileiro. Enquanto gente de caráter duvidoso - para dizer o mínimo - continuar dando as caras nessa cena, iremos cada vez mais caminhar para trás ao invés de olhar para frente.

Lamentável, para dizer o mínimo.

Comentários

  1. Caso mole de resolver, Ricardo!
    Só ir no Procon, pois está no Cód. de Defesa do Consumidor que os prestadores de serviços tem culpa compartilhada e/ou recíproca nesses casos. O que a Top Link está tentando fazer é uma prática abusiva e deve ser levada ao Procon, para que ela e outros produtores não façam mais isso.
    Os que compraram ingressos não tem com o que se preocupar se seguirem esse procedimento.

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  2. Como assim, não vão devolver o dinheiro ? É simples assim? rsrs.

    Enquanto o cenário do heavy metal brasileiro estiver nas mãos de amadores, isso irá sempre se repetir.

    E resolver isso é simples, basta ir ao PROCON e ferrar com a empresa. E se for preciso, acionar a Justiça. Isso não pode ficar impune e o povo não pode ser feito de otário.

    E em relação a banda, excelente postura, tem um acordo, a produtora não cumpriu, dane-se, não vem e pronto.

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  3. Ao comprar o ingresso, o consumidor NAO COMPRA O INGRESSO DA TOP LINK E SIM DO PROMOTOR LOCAL.
    A venda de shows de turnes é pratica comum, basta perguntar pra qualquer empresário do ramo de entretenimento.

    Concordo que está faltando seriedade no mercado sim, mas cuidado com as afirmações.

    Coloquem-se no lugar da Top Link e vejam só:

    VOCÊ vendeu o show pra produtora local e a mesma não cumpriu com as exigencias que VOCÊ repassou de acordo com o rider da banda. VOCÊ é uma empresa séria e com um nome a zelar no mercado, o que VOCÊ faz?

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  4. A responsabilidade do show é da Top Link, Leonardo. Antes de "vender" o show para uma produtora local, avalie as condições dessa produtora, afinal, como você mesmo disse, "é uma empresa séria e tem um nome a zelar".

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  5. Ricardo, veja só:

    Suponha que vc vendeu o show. A produtora paga os 50% (pratica comum) pra garantir a data, assina o contrato e na hora de pagar o restante dá pra trás...

    A responsabilidade do show é de QUEM PROMOVE.

    Se vc compra uma roupa e ela vem com defeito, quem tem que te devolver o dinheiro?

    Isso acontece e muito, cara. Trabalhei 6 anos com isso em uma grande agencia de shows de Sao Paulo e já passei inumeras vezes por isso.

    Não acho que a Top Link tem que se isentar do caso, muito pelo contrário, tanto que veio à público explicar a situação.

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  6. E o consumidor como fica ??

    Eu não entendo de lei e sei menos ainda se a lei no Brasil funciona, mas nesse caso o consumidor não tem nada a ver se a responsabilidade é de A ou B.

    O consumidor foi lesado, pagou e não levou.

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  7. Exatamente Daniel. O consumidor não tem nada a ver. O lance é procurar o Procon, que infelizmente também falha, vide o pessoal que se ferrou no MOA.

    O elo quebra sempre no mais fraco. Uma pena.

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  8. Olha eu nem sei como foi feito o contrato entre ambas empresas, mas a lei diz que a Top Link responde solidariamente e isso significa que ela irá ter que devolver junto com o produtor o dinheiro que recebeu da venda dos ingressos.

    Esse povo faz contratos mirabolantes e acha que estão acima da lei e nem observam-na e acham que estão acima de tudo.

    Eu recentemente ganhei uma causa contra uma loja (famosa) que me vendeu um a televisão com defeito e os caras alegaram que a responsabilidade, mas responderam solidários.

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  9. Amigos,

    a responsabilidade da venda de ingressos é da produtora local. Vocês deveriam se informar melhor antes de publicar uma matéria dessas ...

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  10. Jéssika, eu apenas republiquei o comunicado da Top Link e coloquei a minha opinião sobre o assunto, sem fazer nenhuma calúnia ou difamação a alguém. O que isso tem de errado, querida?

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  11. http://blogs.diariodonordeste.com.br/rocknordeste/shows/produtora-se-pronuncia-sobre-cancelamento-do-show-do-bls-e-garante-devolucao-dos-ingressos/


    SE ATUALIZEM! ¬¬'

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  12. http://blogs.diariodonordeste.com.br/rocknordeste/shows/produtora-se-pronuncia-sobre-cancelamento-do-show-do-bls-e-garante-devolucao-dos-ingressos/

    SE ATUALIZEMM!!

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  13. Quem é o responsável:

    O Código de defesa do consumidor responde: Art. 18. Os FORNECEDORES de produtos de consumo duráveis ou não duráveis RESPONDEM SOLIDARIAMENTE pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    A mas quem é o fornecedor:

    Novamente o CDC elucida: Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

    Ou seja, tanto o produtor local, quanto o responsável pela turnê respondem JUNTOS perante o consumidor.

    E mais, se você compra uma roupa e ela vem com defeito tanto a loja quanto o fabricante são responsáveis perante o consumidor.

    Já se você compra uma TV e ela não liga a responsabilidade também é da loja E do fabricante, mas se explode a responsabilidade é somente da fabricante da TV.

    Se NINGUÉM se comprometer a devolver o dinheiro procurem um advogado.

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  14. A responsabilidade é do produtor local, não da top link. A Top Link organiza a turnê, porém ao VENDER um show, toda a responsabilidade é do produtor local. O produtor não é um mero prestador de serviços tercerizado, ele é o responsável pelo show.

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  15. A responsabilidade é solidária! O consumidor tem o direito à devolução imediata do valor correspondente ao ingresso (no mínimo) e, posteriormente, cabe aos sócios (empresas) buscarem seus direitos entre si.

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  16. Toda vez que um mercado cresce, surgem picaretas nele. Com o dos shows não está sendo diferente.
    Tudo que cresce favorece o acesso (ponto positivo), mas também vulgariza os processos (negativo).

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  17. A situação aqui em Fortaleza continua indefinida e estou com ingresso aqui na minha mão, nada das produtoras reembolsarem os pagantes. Tem um advogado aqui em Fortaleza que também foi lesado e criou um grupo no Facebook (https://www.facebook.com/groups/392916154118110/) para reunir os igualmente lesados pelas produtoras Top link e Awake. Esse advogado, chamado Ismael Aragão, já tentou por diversas vezes estabelecer um dialogo como os responsáveis por esse show cancelado, mas não teve exito. Aqui esta um trecho da ultima postagem do Ismael no grupo: "Amigos, como dito, estamos cansados de esperar. A Awake Media, que está com a nossa grana, não dá satisfação de nada. Por isso, decidimos agir e tomar providências concretas.

    O Panela fez hoje Boletim de Ocorrência, na Delegacia Especializada, contra a Awake Media e seu proprietário Roger Vivekananda. Segundo o Delegado, será aberto Inquérito Policial ainda essa semana e os envolvidos serão INTIMADOS a prestar os esclarecimentos, podendo responder Ação Penal, ao final.

    O Panela está agindo de acordo com minhas orientações, e comprovou documentalmente ao Delegado todas as transferências de valores que foram feitos a Awake Media. São dezenas de transferências bancárias, inclusive repasse de dinheiro do próprio bolso, superando os valores de ingressos, totalizando pouco mais de R$ 98.000,00. O Panela está demonstrando o interesse em resolver urgentemente a situação e que está agindo de boa-fé.

    Quanto a nós, estamos enviando amanhã nota para a Imprensa Nacional, com todos os detalhes do B.O. e o descaso que a Top Link e Awake estão tratando a gente.

    Estas são ações que devem forçar a devolução mais rápida do dinheiro da gente, que é o nosso maior objetivo agora. Muita gente precisa dessa grana..."
    PS: O Panela eh a produtora (que tambem foi lesada) daqui que arrecadou o dinheiro e repassou para Awake.

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