JackDevil: crítica de Faster Than Evil (2013)

Já escrevi isso, mas é sempre bom lembrar: apoiar a cena nacional de heavy metal não é elogiar, indiscriminadamente, todas as bandas que lançam material no mercado. Porque retomo esse assunto? Porque grande parte dos “resenhistas” de blogs, sites e revistas continua repetindo o erro e confundindo profundamente o ato de “apoiar” e “divulgar” com a chuva de elogios desmedidos tão perculiar à cegueira auditiva.

A bola da vez é o quarteto maranhense JackDevil. Os caras lançaram a sua estreia, Under the Satan Command, em 2012, e agora retornam com um EP de cinco faixas chamado Faster Than Evil. O som é um thrash temperado com influências da NWOBHM, notadamente nas melodias de guitarra - a própria banda se classifica como New Wave of Brazilian Heavy Metal, cuja sigla é a mesma da lendária cena britânica.

Ainda que grandes doses de energia permeiem todo o EP, o trabalho do JackDevil peca pela absoluta falta de originalidade. Não há nada de novo, que demonstre e imprima uma personalidade própria ao trabalho dos caras. A produção mediana apenas evidencia essa carência. O Violator, por exemplo, que já é extremamente derivativo, alcançou resultados muito melhores em todos os seus lançamentos.

Não se deve confundir “autenticidade” e “fazer metal de verdade” com uma sonoridade que apenas recicla elementos do passado. Infelizmente é isso que o JackDevil faz, e, pelos comentários em relação ao trabalho do grupo, é esse entendimento que grande parte do público e da crítica tem tido em relação à música do conjunto.

Se o objetivo dos integrantes do JackDevil é que a banda fique restrita ao segmento saudosista, apesar de claramente não oferecer nada que se destaque Faster Than Evil até é digerível. Agora, se os caras querem realmente crescer na cena e construir uma longa e sólida carreira, é preciso encontrar urgentemente uma identidade própria, já que, com o que produziram até agora, não irão muito longe.

Nota 4

 
 
Faixas:
1 Faster Than Evil
2 Flashlights
3 Bastards in the Guillotine
4 Scream for Me
5 Night of the Killer

Comentários

  1. Menos cara

    A Nervosa com seu som pifio, sem originariedade nenhuma, td mundo bate palmas

    Vc deve ser um deles

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.