Daft Punk: crítica de Random Access Memories (2013)

O primeiro disco que ganhei na vida foi Thriller, do Michael Jackson. Isso aconteceu em novembro de 1984, no meu aniversário de 12, época em que comecei a me interessar com mais afinco pela música. Ele é até hoje um dos meus álbuns favoritos, e continua frequentando as caixas de som dos meus dias de tempos em tempos.

Falo do Thriller ao escrever sobre Random Access Memories, novo trabalho da dupla francesa Daft Punk, porque, desde a primeira vez que o ouvi, uma relação direta entre os dois discos ficou clara na minha cabeça. A música de abertura de Random Access Memories, “Give Life Back to Music”, possui uma certa semelhança estilística com a primeira faixa de Thriller, “Wanna Be Startin’ Somethin”, e também com o LP anterior do falecido Rei do Pop, Off the Wall, de 1979. Ambas são funks guiados por uma guitarra esperta, donas de um groove contagiante e arranjos elegantes e muito bem construídos. Característica essa que se mantém em todas as faixas do álbum de Jackson, e, felizmente, também durante todo o novo do Daft Punk. O fato de a tipologia usada nas capas de ambos os LPs ser semelhante revela-se, dessa maneira, não apenas uma mera coincidência.

Random Access Memories é o quarto álbum do duo formado pelo produtores Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. Ele é o sucessor de Human After All (2005). Entre os dois, o Daft Punk gravou a trilha sonora do filme Tron: Legacy. Essa semelhança de sonoridade com dois dos discos mais emblemáticos de Michael Jackson se explica pela decisão de Homem-Christo e Bangalter em olhar para o passado e prestar tributo ao que foi feito durante o período da disco music. De forma inteligente e com inegável talento, o Daft Punk gravou um disco com pinta de clássico, que veio para marcar e fazer história.

O primeiro single, “Get Lucky”, já deixou todo mundo de queixo caído. Com participação do rapper Pharrell Williams, leva o ouvinte por melodias sinuosas que demonstram, na prática, que é perfeitamente possível fazer música pop sem abrir mão da qualidade e da inteligência. Pharrell também canta em outra canção, a sensacional “Lose Yourself to Dance”, um funk arrasa quarteirão delicioso, daquelas músicas que, ao apertar o play, transformam o dia com a sua força.

Esses são só dois dos principais, e melhores, momentos de Random Access Memories. Há muito mais, em um desfile sonoro impressionante. “Within” é uma balada atmosférica pra você chamar alguém no ladinho e ver estrelas. “Instant Crush”, com o vocal de Julian Casablancas, é onde o Strokes quer chegar com os seus últimos álbuns, mas ainda não conseguiu desbravar totalmente o caminho (apesar do ótimo resultado alcançado em Comedown Machine, último disco da banda).

O refinamento do Daft Punk cerca todo o álbum, e entrega exemplos capazes de causar reações profundas no ouvinte. “Touch”, com a voz do veterano Paul Williams, é um bálsamo de bom gosto, com tudo no lugar, encaixadinho que é uma beleza. A outra faixa a contar com a bela voz de Williams, “Beyond”, também é de cair o queixo, servindo como máquina do tempo que transporta o ouvinte para o centro da pista do lendário Studio 54, lendária cada noturna nova-iorquina que viveu o seu auge durante os anos 1970.

“Fragments of Time” é outro pop cativante, desta vez com a voz do produtor Todd Edwards. “Doin’ It Right”, com a participação de Panda Bear, do Animal Collective, é uma hipnose auditiva que incapacita o ouvinte de pausar o disco antes do seu fim.

Porém, apesar destes diversos pontos altos, o ápice de Random Access Memories está em “Giorgio by Moroder”, uma composição com mais de 9 minutos onde o lendário produtor italiano Giorgio Moroder, um dos arquitetos da sonoridade disco, conta a sua história sobre uma melodia cíclica que se desenvolve em um arranjo espetacular digno dos melhores momentos do Steely Dan e dos álbuns fusions lançados pelo maestro Eumir Deodato no início dos anos 1970. Aqui, o uso do adjetivo “antológico” não é apenas apropriado, mas sim o único elogio possível.

Outro ponto que merece destaque é o fato de, apesar de ser um disco de uma dupla de música eletrônica, Random Access Memories soar totalmente orgânico, vivo, pulsante. A produção é primorosa, uma aula de timbres que, sem exageros, deveria ser estudada durante os próximos anos.

Ainda é cedo para afirmar se Random Access Memories terá o mesmo impacto que Thriller. Provavelmente, não. A realidade hoje é bem diferente daquela encontrada por Michael Jackson em 1982. No entanto, trata-se de um álbum especial, único, daqueles que só saem de tempos em tempos e tornam-se referência, redefinindo caminhos e apontando novas direções. Olhando para o passado, o Daft Punk se reinventou de maneira soberba e avançou umas dez ou vinte casas na frente de todo mundo, mais uma vez.

Perfeição pop: isso define Random Access Memories.

Nota 10

Faixas:
1 Give Life Back to Music
2 The Game of Love
3 Giorgio by Moroder
4 Within
5 Instant Crush
6 Lose Yourself to Dance
7 Touch
8 Get Lucky
9 Beyond
10 Motherboard
11 Fragments of Time
12 Doin’ It Right
13 Contact
14 Horizon

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Se o nível continuar assim a listinha de melhores do ano vai ficar difícil hein ???
    No mais realmente um disco muito bom

    ResponderExcluir
  2. Até o momento esse é disparado o disco do ano.

    ResponderExcluir
  3. Nada mal pra quem tava todo "difamador dos indies" quando esse play vazou, hein? Hahaha

    ResponderExcluir
  4. Era uma história com um certo elemento aí, Nilo, mas que não tem nada a ver com a qualidade deste disco.

    ResponderExcluir
  5. Hm. Daqui a pouco chuto que opiniões sobre o último Qotsa também mudarão, hein? haha

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião sobre este disco do DF sempre foi essa. Já em relação ao QOTSA, realmente achei muito fraco.

    ResponderExcluir
  7. Ouvi esse disco mais algumas vezes. Não é minha pira mesmo, mas tem mta gente elogiando, deve ser bom mesmo. Ricardo, valeu pela dica do Anciients, estou enloquecido por esse disco há dias.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Discaço! O pouco que eu tinha escutado de eletrônico foi com o Infected Mushroom (banda que eu passei a admirar MUITO) e esse me surpreendeu demais. Todo o hype dado a esse disco é válido. Pra fazer um amante de música pesada parar para ouvir algo do gênero, só sendo muito bom mesmo. Recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  10. Ah, bem lembrado dessa Infected Mushroom... essa tbem faz parte da listinha que se derem um peido, os indies noias falam que é cheiroso e se falar, mal xingam muito no twitter.

    Daft Punk, NIN, Infected Mushroom não significam nada para mim.

    No caso do NIN eu acho até engraçado. O Johnny Cash fez um cover de "Hurt" infinitamente superior ao original e ainda por cima gravou um dos melhores, senão o melhor video clip de todos os tempos. A versão do Cash é melhor que a discografia do NIN. Quem tiver achando ruim, xinga ae em baixo ahhauuhauahuh

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha (muito boa, Cadão, parabéns!), mas mais ainda do disco, que está realmente muito bom. Aliás, desde 1997, quando eu comecei a acompanhar essa banda com o excelente "Homework", se podia perceber que eles, mesmo atuando numa área que 99,9% da turma do rock detesta - a música eletrônica - tinham muito elementos diferenciados, arrnajos ricos e uma musicalidade que não tem nada de artificial, como diriam os críticos desse estilo. Então, assino embaixo: é mais um disco antológico sim!

    ResponderExcluir
  12. Não entendo que só ouve um tipo de música.. tem sensações que o Heavy Metal não consegue passar direito... e o mesmo vale pra os outros estilos de som... não estou falando que tem que ouvir e gostar de tudo...mas de vez em quando é bom dar uma variada

    ResponderExcluir
  13. Cristiano então é duma fase que o Daft Punk nem era odiado pelos roqueiros, porque eles nem sabiam que existia.

    Acho que os roqueiros caíram no gosto da eletrônica com os góticos, industriais e synthpop, nos anos 80. Mas era um crossover. O gosto mesmo veio com Fatboy Slim, Prodigy, Moby, Chemical Brothers, Appolo 440, além do Trip Hop nessa altura aí que ele ele falou 1997/1998.

    Hoje, o Daft Punk virou uma banda pra agradar roqueiro. Deixou de ser uma banda voltada pra clubbers.

    É tão claro isso que eles se associam a ícones da geração Y pra fisgar novos adeptos, diferentes daqueles dos 90. É feat com indies e rappers: Kanye West, Julian Casablancas, Pharrel Williams, Panda Bear.

    O DP do Homework e Discovery é pra clubbers. O HAA e RAM são pra roqueiros.

    Incrível como esses dois extratos receberam diferente o disco.

    Olha aí:

    Vinte e três opiniões sobre o Daft Punk
    http://oesquema.com.br/bateestaca/2013/06/12/vinte-e-tres-opinioes-sobre-o-daft-punk/

    ResponderExcluir
  14. Muito legais os links que você postou aqui, Yo. Sobre eles, achei a crítica do Na Mira muito arrogante, vendo o álbum de cima e com uma postura superior. A do Move tá bem escrita, mostra uma abordagem diferente da minha. E esse link com 23 opiniões que o Camilo Rocha compilou me passa a sensação de que os DJs tinham uma expectativa exagerada pelo trabalho e não gostaram de ser surpreendidos e pegos com as calças na mão por uma sonoridade que eles não esperavam. Enfim, eu adorei o disco.

    ResponderExcluir
  15. Parece que os "DJs" receberam esse disco mais ou menos da mesma forma que os fãs do Metallica receberam o Load rs.

    Só sei que, eu nunca tinha escutado Daft Punk na minha vida, salvo coisas de MTV (já estou até ouvindo, Around the World, Around The World...). Ouvi RAM e achei muito bom. Empolgado, baixei o Homework... ouvi uma vez, não é pra mim, sinceramente.

    Enfim, essa história que o RAM é Daft Punk pra roqueiros me convence.

    E concordo plenamente Ricardo, essa crítica do Na Mira é bem arrogante. Tanto é que eu li seu comentário e já pensei "será que ele tá falando daquela crítica que eu li na semana do lançamento e achei toda cheia de si?". Procurei pra conferir e na mosca, a mesma hahaha

    ResponderExcluir
  16. Eu não conheço os outros discos do DF, Alípio, mas sei que o RAM é um excelente álbum, e isso basta.

    ResponderExcluir
  17. Só uma coisa a mais: os clubbers não se comportam como fans apaixonados do rock e no metal. Falo isso porque gostei MUITO da comparação com o Load, mas é preciso diferenciar algumas coisas.

    Não há acusações pro Daft Punk do tipo: "vendidos", "trairam o movimento", "oportunistas", "já não tocam como antigamente", "só ligam pra geração de agora e esqueceram os fans antigos", "esqueceram suas raízes". O que acontece é que muitos fans se sentiram desiludidos com promessas que a própria banda fez. Ninguém atacou nada além disso: prometer a revolução e vir com um album que passa muito longe disso.

    Temos que lembrar que, diferente do rock, se o cara não gosta da faixa ... ele vai lá e faz um remix ou baixa um remix que o agrade. Já existem RAM remixados em inúmeros ritmos da eletrônica. Nenhum problema com a sonoridade do disco ser assim ou assado. Resolve-se. O problema é com vender uma promessa e não cumpri-la. Foi algo que o próprio Daft Punk falou e promoveu. Não é uma queixa de fan chato e piegas. E o foco da crítica também está no fato de que, sabemos que artistas da eletrônica costumam ter pouco orçamento pra gravar, produzir e tal. Pagar um cachê de Giorgio Moroder pra colocar uma mera entrevista em cima da música, totalmente burocrática, é decepcionante. Imagine quanto não custou o cachê do cara só pra gravar a entrevista. E as cifras de ter um Nile Rodgers no estúdio com vc por meses ... Imagine tu pagar um Joe Satriani pra estar com uma banda de rock tipo 4 meses em estúdio, ganhando por hora. É MUITA grana. E os DJ's esperavam mais ... muito mais nas colaborações com artistas que são ícones. É como se não tivessem extraído o sumo do potencial que tinha em jogo.

    No mais, olha uma das edições remix do album completa feita por quem não gostou do resultado original:

    Listen to Nicolas Jaar's Darkside Remix Daft Punk's Random Access in full
    http://www.pastemagazine.com/articles/2013/06/nicolas-jaars-darkside-remixes-daft-punks-random-a.html

    Ricardo, tu que gosta dessas coisas de propaganda e publicidade, olha esse clipe do Justice (bem disco):
    O clipe é feito com logos de várias empresas e marcas. Tente identificar todas.

    Justice - DVNO
    http://www.youtube.com/watch?v=GiDsLRQg_g4

    http://www.youtube.com/watch?v=WfAoA_AQM9k

    No mais, é o disco mais polêmico do ano como gosto e desgosto. Achei que essa discussão ia ser mais no Black Sabbath, onde eu apostava toda a polêmica, discussão, conforto, desconforto, elogio e crítica em 2013. Mas foi até pacífico. A briga mesmo foi no Daft Punk e o seu "Punk Estúpido".

    ResponderExcluir
  18. Valeu pelas dicas de leitura, Yo! Quanto ao DP, simplesmente curti, mas não levei em consideração todo esse contexto de que falas por não estar assim tão bem informado a respeito dessas variantes todas. Mesmo assim, tua opinião é bastante válida, com certeza! Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Sou o primeiro a reconhecer minha total ignorância sobre o "mundo da música eletrônica", fruto de falta de interesse mesmo, e com isso fica difícil falar mais a respeito. Não obstante, minha brincadeira com o Load também não veio "do nada", digamos assim.
    Li muitas críticas de RAM e, principalmente, muitos comentários sobre essas criticas e sobre o disco em si. Muita gente (muita mesmo) disse a mesma coisa que li aqui, sobre o fato do DP ser atualmente voltado pro público roqueiro. E pude perceber que uma parcela considerável falava isso com um certo desdém, o que era muito claro de perceber.
    Foi por isso que lembrei do Load, meio nessa linha de "ah, hoje não fazem mais metal, querem outro público, etc". Mas, claro, não considerei as especificidades de cada "grupo de fãs" dos diferentes estilos.

    No mais, ouvi algumas (poucas) músicas desse remix do Nicolas Jaar, e achei bem chato rsrs. Fico com o original, que gostei bastante.

    ResponderExcluir
  20. "Música eletrônica para rockeiros".

    Gente, tudo é música, apenas isso.

    ResponderExcluir
  21. Sim, tudo é música, mas vcs próprios não escutavam Daft Punk quando era pista e clubber, escutavam? Então...

    ResponderExcluir
  22. Tudo é música.
    Mas nem tudo é o mesmo público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.