Classic Tracks: Kiss - Black Diamond (1974)

“Black Diamond” é a faixa de encerramento do álbum de estreia do Kiss, lançado em 18 de fevereiro de 1974. De autoria do vocalista e guitarrista Paul Stanley, possui os vocais do baterista Peter Criss. A princípio Paul iria cantá-la, porém, por sugestão dos produtores, Peter assumiu o vocal principal e, com sua voz rouca e agressiva, colocou a música em outro nível.

A estrutura de “Black Diamond” é caracterizada pela introdução acústica, onde Paul Stanley canta os versos iniciais somente acompanhado por um violão. Após o grito de “hit it!”, toda a banda entra junto, com destaque para as viradas de bateria de Criss.

Um dos pontos principais de “Black Diamond” são os arranjos vocais, com os coros cantados por Paul, Gene Simmons e Ace Frehley encorpando as melodias vocais e explodindo no refrão. Arrepiante!

Outro ponto interessante é o uso de guitarras gêmeas, recurso que o Kiss explorou bastante em seus primeiros anos (“Shout It Out Loud” e “Detroit Rock City” são os exemplos maiores da aplicação da técnica em canções da banda). As guitarras de Ace e Paul choram em dupla, em um dos momentos chaves da faixa.

Com uma sonoridade bastante intensa, “Black Diamond” não encerra apenas o primeiro álbum do Kiss. Durante muitos anos, na época em que Peter Criss fazia parte da banda (na primeira passagem do músico, entre 1973 e 1980), ela era usada também para fechar os shows do grupo, com a bateria levitando e o tradicional show de pirotecnia. Após a saída de Criss, seus dois substitutos - Eric Carr e Eric Singer - assumiram os vocais nas versões ao vivo, porém, na minha opinião, com resultados inferiores aos alcançados pelo baterista da primeira formação.

As versões mais conhecidas de “Black Diamond” são a original, presente no disco de estreia, e ao vivo que está no duplo Alive! (1975). A banda também a regravou com uma orquestra para o álbum Kiss Symphony: Alive IV (2003).

Entre os covers para “Black Diamond”, merece destaque a releitura feita pelo Replacements e presente em seu terceiro disco, Let It Be (1984). Vale mencionar também a versão do Pearl Jam, com os vocais principais a cargo de Matt Cameron, executada em um show no Madison Square Garden em 25 de junho de 2008, que contou com a participação especial de Ace Frehley. Alguns artistas que regravaram “Black Diamond” foram o Bathory, Smashing Pumpkins, Taking Dawn e Black Diamond Brigade, entre outros.

Certamente uma das melhores canções da história do Kiss, “Black Diamond” tem lugar cativo não só na memória dos fãs, mas, sobretudo, como uma das grandes músicas da carreira da banda. Pessoalmente, é uma das minhas canções favoritas do Kiss.

 

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. A música é linda mesmo. Só acho totalmente dispensável aquilo que parece o som da bateria em looping no final da música, que fica se perpetuando.

    ResponderExcluir
  2. Clássico do Kiss Sem Dúvida.

    No meu gosto pessoal a melhor faixa do album é a '' Let Me Know ''

    ResponderExcluir
  3. A Let Me Know é realmente muito boa Gabriel e me surpreende não ter despontado junto a outras faixas durante toda a carreira da banda.

    Black Diamond é um clássico, espetacular!!

    A estrutura musical crescendo, explodindo tudo e depois decaindo é algo muito bem pensado, muito bem feito e de extremo bom gosto.

    Nessa música, acho que temos umas das melhores performances vocais e instrumentais do Peter Criss.

    A versão regravada, que lançaram somente no Japão e depois entrou no disco bônus do Sonic Boom, também é bem interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.