+ Lewis Allan Reed (02/03/1942 – 27/10/2013) +

Faleceu ontem, domingo 27, o músico norte-americano Lou Reed. Um dos mais influentes compositores do rock, Reed liderou o Velvet Underground e teve uma carreira solo prolífica e repleta de grandes álbuns.

O último disco de Lou foi Lulu, gravado ao lado do Metallica e lançado em 2011.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Vixe, só lembro disso .. de quando cheguei ao blog:

    Quando o radicalismo cega
    http://www.collectorsroom.com.br/2011/10/quando-o-radicalismo-cega.html

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos discos dele apesar de não ser aquele fã, ele era um ótimo músico, compositor e os discos falam por si só. É uma pena ver que os ídolos estão começando a partir e do jeito que as coisas andam penso como será daqui a dez ou vinte anos.

    ResponderExcluir
  3. Acho a música dele muito FRACA. A voz, a poesia, o instrumental.... acho tudo uma grande merda.

    Mas acho também que é impossível não ver a influência dele no rock alternativo, grunge, noise e shoegaze. Aquele disco, Metal Machine Music (1975), é a base de muito do rock anos 90 e 2000. Muito da sistematização da microfonia como elemento estético da música.

    Sério, acho que vai ter um efeito pós-Michael Jackson de valorização dele. MJ era um lixo desde Free Willy até a morte dele (1993-2009). Ninguém aguentava ele nos VMA's 1995 e 2002 cantando as mesmas músicas de 1983. Não saia daquilo. Mas quando morreu ... ele só tinha qualidades e nenhum defeito. Ai de mim falar que o MJ foi um zero à esquerda nos anos 90 e 2000. Essa coisa de obituário que muda a opinião das pessoas sobre os artistas e que vai mudar o Lou Reed.

    A verdade é só uma: ninguém tá nem aí pra ele, apesar de ser influente. Ele é conceito fundamental no rock, mas é péssimo como entretenimento. Ele tocou no Sesc Pinheiros, em São Paulo, em 2010, nos dias 20 (mesmo dia do Planeta Terra com Smashing Pumpkins e Pavement) e 21/11 (dia do primeiro show de Paul McCartney na cidade). Quase ninguém foi. E ainda mó galera foi embora do show. O bicho já tava numa fase de show pra 1000 pessoas, apenas.

    Um grande conceito no rock. Eu reconheço ele como tal. Mas só isso! Ele não é entretenimento e nem música de boa qualidade, de fato. Muito da mítica dele vem dele ser amiguinho do Andy Wharhol e misturar música com dramaturgia, artes plásticas, cinema, poesia ... coisa que a Yoko Ono faz 1000 vezes melhor e os mesmos roqueiros detonam ela só porque ela é tida como a "assassina" do Lennon.

    Aliás, boa pedida nessa do Metal Machine Music (1975) como conceito pro Noise, Alternativo, Grunge, Britpop, Shoegaze é o trabalho recente da Yoko Ono com o casal do Sonic Youth, no Yokokimthurston (2012): http://en.wikipedia.org/wiki/Yokokimthurston

    Agora, quem tem chorar hoje essa perda não é roqueiro clássico, mas o pessoal do alternativo. Eles, sim, se inspiraram pacas no cara. E golpes não faltam pra eles. Em 2011, o REM e Sonic Youth fecharam. E, agora, essa coisa aí. Mas foda-se! Os cd's tão todos gravados e a música tem que avançar (e não retroceder). Mas dá medo, como comentado aí em cima por um colega, de que o rock precisa RENOVAR seu panteão de artistas, pois os mais velhos estão com 70 anos e já começam a virar a curva não só da longevidade, aposentadoria, mas da morte. E não é a morte acidental das drogas, acidentes automobilísticos, DST ... AIDS, mas o fato de que os caras tão indo embora mesmo porque é uma geração acabando meRmo.

    Agora, por causa do obituário, vai ter aquele efeito nos roqueiros: "nossa, como era bom e eu não sabia". Mas sempre foi fraco. Lou Reed é mais conceito do que música. E essa é a contribuição dele. Nunca que as pessoas vão chegar do trabalho LOUCAS pra ouvir uma canção dele ou colocar pra tocar no carro, ipod e tudo mais.

    Acho legal o respeito pela morte e pelo trabalho do caboclo, mas não sejamos hipócritas: ninguém escutou, escuta e escutará Lou Reed tão bem assim de fato. No máximo, aquele torrentzinho enciclopédia pra saber de qualé. Ninguém vai ligar em rádio pedindo um hit dele ou algo, de fato, marcante e trilha sonora aí pra gerações ... aliás, quem gosta dele é a galera do alternativo e indie .. não somos nós de fato.

    Dezenas de pessoas abandonam show de Lou Reed em São Paulo
    http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,dezenas-de-pessoas-abandonam-show-de-lou-reed-em-sao-paulo,642928,0.htm

    Lou Reed traz microfonia para São Paulo
    http://screamyell.com.br/blog/2010/10/30/lou-reed-traz-microfonia-para-sao-paulo/

    ResponderExcluir
  4. Perfeccionista como era, Reed deixou belas letras. Há pessoas que não gostavam do timbre de sua voz, mas, para mim, encaixava-se perfeitamente com suas melodias e afinações. Lembro-me até hoje, a primeira vez que o vi fora do Velvet, cantando Why I Cant be Good.

    ResponderExcluir
  5. O legal é cada um ter a sua opinião e experiência e viver isso ... falar disso. Isso é o que eu acho EXCELENTE aqui no collectors.

    Se não concordam com o que eu disse, problema. O bom é que existem roqueiros sinceros e que se expressam, tipo o Morrissey: que também acha que o Lou Reed não seja bom entretenimento, mesmo sendo amigo dele.

    Não é pq eu discorde da unanimidade do Lou Reed e aponte os defeitos dele que não veja suas qualidades.

    “Lou Reed é um cara legal, pena que só faça música boa de dez em dez anos”, Morrissey

    http://kdfrases.com/frase/131831

    http://f5.ru/files/images/compiled/e53/e537bf6b095a9aed706c77a9e9e1b2c2.jpeg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.