Mojo revela a sua lista com os 50 melhores discos de 2013

Começou a temporada com as listas de melhores do ano. E a primeira delas é da revista de música mais lida do Reino Unido, a Mojo. A publicação colocou hoje em seu site o top 50 de 2013 escolhido por sua equipe.

Tem de rock clássico a heavy metal, passando pelo pop, rap e muitos outros gêneros. E tem, claro, muita música de qualidade.

Não conhece alguma banda ou disco que está entre os cinquenta? Aproveite para ir atrás e ouvir.

Abaixo, os 50 melhores discos de 2013 segundo a Mojo:

50 Time is a Mountain - Time is a Mountain
49 Tim Hecker - Virgins
48 The Flaming Lips - Terror
47 Julia Holter - Loud City Song
46 Foxygen - We Are The 21st Century Ambassadors of Peace & Magic
45 These New Puritans - Fields of Reeds
44 Johnny Marr - The Messenger
43 Haim - Days Are Gone
42 Paul McCartney - New
41 Goldfrapp - Tales of Us
40 Black Sabbath - 13
39 Roy Harper - Man & Myth
38 Kanye West - Yeezus
37 Cate Le Bon - Mug Museum
36 Low - The Invisible Way
35 Midlake - Antiphon
34 Karen Gwyer - Needs Continuum
33 Billy Bragg - Tooth & Nail
32 Glenn Jones - My Garden State
31 Elvis Costello and The Roots - Wise Up Ghost and Other Songs
30 Primal Scream - More Light
29 Jon Hopkins - Immunity
28 Manic Street Preachers - Rewind the Film
27 Disclosure - Settle
26 Villagers - {AwayLand}
25 James Blake - Overgrown
24 Eleanor Friedberger - Personal Record
23 Earl Sweatshirt - Doris
22 Laura Marling - Once I Was an Eagle
21 Mavis Staples - One True Vine
20 Pet Shop Boys - Electric
19 Laura Mvula - Sing to the Moon
18 Arcade Fire - Reflektor
17 Charles Bradley - Victim of Love
16 Factory Floor - Factory Floor
15 Queens of the Stone Age - ... Like Clockwork
14 Holden - The Inheritors
13 My Bloody Valentine - m b v
12 Prefab Sprout - Crimson/Red
11 Phosphorescent - Muchacho
10 John Murry - The Graceless Age
9 Nick Cave & The Bad Seeds - Push the Sky Away
8 Mark Kozelek & Jimmy Lavalle - Perils From the Sea
7 Vampire Weekend - Modern Vampires of the City
6 Deerhunter - Monomania
5 John Grant - Pale Green Ghosts
4 Arctic Monkeys - AM
3 David Bowie - The Next Day
2 Daft Punk - Random Access Memories
1 Bill Callahan - Dream River


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Incluíram o Arctic Monkeys em 4º lugar? O que esses caras beberam antes de fazer a lista?

    ResponderExcluir
  2. O único álbum que eu conheço é Haim - Days Are Gone, e não consigo parar de ouvir. Acho triste a presença de Daft Punk, ainda mais numa posição tão alta, mas não acho surpreendente. Fico feliz pela ausência de Beady Eye - BE e lamento a de Franz Ferdinand - Right Thoughts, Right Words, Right Action. Este tinha que estar na lista.

    ResponderExcluir
  3. Depois do mp3 e com a mudança de orientação do ALTERNATIVO pra INDIE ... as revistas começaram a caducar sobre as listas.

    Antigamente, qualquer listagem de revista tinha credibilidade. Hoje, são puro lixo. Sério, te pergunto: o ano foi realmente isso aí?

    Até a lista de 1º semestre que a galera fez por aqui representa mais o ano de 2013 que a lista do ano completo pelas revistas.

    Sério, pós-mp3, a credibilidade de listagens de revistas é ZERO, na minha opinião.

    Só um diagnóstico: esquizofrenia, autismo e catatonismo puro.
    As revistas hoje listam numa masturbação do próprio ego. Dizem algo que só serve pros editores mesmo e ... pra mais ninguém.

    Sério, pega as listas antes do mp3 nesse site (de todas as grandes revistas musicais do ocidente):

    http://www.rocklistmusic.co.uk/

    Compara e me diz.

    ResponderExcluir
  4. Aliás, precisamos fazer a nossa listagem do 2ºsemestre pra depois fechar a anual.

    ResponderExcluir
  5. Phoenix - Bankrupt! Como eu pude esquecer no meu outro comentário? Mais um que merecia e não apareceu.

    The Strypes - Snapshot e The Static Jacks - In Blue são álbuns legais deste ano, mas eu provavelmente não incluiria numa lista dos 50 melhores.

    ResponderExcluir
  6. Essa colocação do Arctic Monkeys ta muito alta heim, o cd é bom,e acaba aí mesmo,o 13 do black sabbath poderia ficar em quarto lugar facilmente,ou ter uma colocação melhor; mais como o que importa pra música hoje em dia é essa baboseira de ''indie'' ... ignorar a lista é o melhor.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lista lixo, tirando Black Sabbath 13 (que é o melhor de 2013 em minha opinião) mas faltou Sodom, com Epitome of Torture, Carcass - Surgical Steel, Turisas2013.

    ResponderExcluir
  8. As pessoas ficam tão irritadinhas, e sem um bom motivo, por causa de listas que não estão de acordo com o gosto delas. É uma reação tão boba. Lógico que a lista dos outros não é igual a que vocês fariam; gostos divergem. Eu discordo, mas não me comporto como se a lista fosse uma ofensa pessoal.

    ResponderExcluir
  9. O que alguns não entenderam é que essa é uma lista predominantemente indie.

    Portanto, não esperem bandas extremas como o Carcass.

    Não ouvi (ainda) o Reflektor do Arcade Fire mas, com todo o hype sobre o álbum, é de se estranhar que esteja apenas na 18ª colocação. Provavelmente aparecerá entre os primeiros numa série de outras listas.

    Por fim, considero apenas medianos dois dos lançamentos mais celebrados do ano, Sabbath e Bowie, os quais adquiri os CDs.

    ResponderExcluir
  10. Aos desavisados, e parece que são muitos, a Mojo não é uma revista especializada em metal, por isso as ausências citadas.

    ResponderExcluir
  11. Pois é, não entendi a revolta também.

    O pessoal parece que nesta época de leitura rápida na internet não interpreta com calma as coisas. Não pesquisa para saber do porque destas escolhas.

    E pelo estilo da Mojo até me surpreendeu o 13 do Sabbath.

    Nem sabia, mas pelo jeito o indie é o novo inimigo nº1 do Heavy Metal.

    Achei bem legal a lista, pelo o que ela se propõe. Queens of the Stone Age, Charles Bradley, Arctic Monkeys, David Bowie, o 13. São todos discos que eu gostei muito e achei legal estarem na lista, o resto é conhecer...

    Sou viciado em listas, acho que deve ser porque tinha que fazer fitas com coletâneas antigamente, para escutar no walkman. Depois de ver Alta Fidelidade tudo isso fez mais sentido ainda...hehehe

    ResponderExcluir
  12. Não é que o Indie é o novo inimigo número 1 do Metal. Ele é o inimigo número 1 do Rock. Ou pelo menos, do Rock que não é Indie rs...

    Reparem se nessas listas gerais teremos uma (eu disse uma, não várias, apenas uma) banda de prog. Reparem se teremos mais de 5 (acho que nem cinco) bandas de Metal. Enfim, eu já me acostumei (e não é de hoje) em ver listas de melhores do ano e ter escutado 5%, 10% dos listados. Não me espanto mais.

    ResponderExcluir
  13. Quais são as características do Indie ????? Alguém poderia me explicar ??? Eu não consigo identificar as características musicais que unificam este estilo....para mim é um termo generalista que não diz nada...assim como Classic Rock....Por favor...alguém poderia me explicar o que seria o som indie ????

    ResponderExcluir
  14. E o que define o Metal? Como bandas tão diferentes quanto o Krisium e o Nightwish, podem ser da mesma caixa? O que é Progressivo? Pink Floyd era prog rock? Dream Theater é Metal? Ou Prog? Ou os dois?

    Entendeu alguma coisa?

    Sugestão, ouça as bandas famosas do chamado indie (ou do chamado metal, prog, etc) e forme uma "ideia geral" do que se referem quando mencionam Indie (ou metal, etc)..

    ResponderExcluir
  15. Então Alipio...é essa questão...já ouvi várias e acho que não há nada que unifique o termo....pelo menos em termos sonoros... alias gosto de várias delas.... não me importo muito como o rótulo...mas acho ele meio esquisito...

    ResponderExcluir
  16. Tentei alguns e não consegui ouvir. Complicado escolher assim, no escuro, embora eu goste de descobrir bandas. É mais fácil correr para o novo álbum de Vampire Weekend, já que eu conheço os dois primeiros.

    ResponderExcluir
  17. O primeiro colocado eu não conhecia ... achei ótimo !!!!!! Meio country...meio folk...meio rock...acho que é o que se acostumou a chamar de Country Alternativo...seria isso também Indie ???? O som deles é parecido com Killers e Stroke...que adoram chamar de Indie ?

    ResponderExcluir
  18. Enfim, é apenas um nome, uma classificação,um agrupamento. Cá entre nós, eu acho que as (poucas) bandas Indies que conheço são muito mais parecidas entre si, do que as (centenas) de bandas de metal que conheço, como já disse antes no exemplo do Nightwish, Krisium. Ou seja, pra mim, o termo Heavy Metal é muito mais genérico, embora todo mundo entenda quando alguém fala Heavy Metal.

    Não vou dar aqui as "minhas" características das bandas Indies, pq são todas pejorativas rs.

    Mas fiquei curioso, se pra vc o termo Indie não quer dizer nada, como chamaria bandas como Killers, Strokes, Two Door Cinema Clb, etc? Seria simplesmente rock? Tipo bandas como Iron Maiden, AC/DC, Kiss, Led Zeppelin, Jethro Tull, Rush, Pink Floyd? KKKKKKKKKKK

    Acho que agora sim ficou bastante genérico e bem pouco informativo.

    ResponderExcluir
  19. Então Alipio...acho que no fim é rock mesmo... mas é mais ou menos aí que eu quero chegar...são tantos nomes pra tantas coisas que no fim é tudo a mesma coisa rs rs r sr sr s....música...só isso... pra mim estas divisões causam muita partilha e preconceito..... em todos os níveis...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.