Edições da revista Rock, A História e a Glória, digitalizadas e disponíveis para download

Publicada durante os anos 1970, a revista Rock, A História e a Glória, foi uma das primeiras publicações brasileiras especializada em música jovem, muito antes de Bizz, ShowBizz e afins.

Resgatando essa história, o paulista Marco Aurélio Realino realizou um trabalho arqueológico e digitalizou as 19 primeiras edições da revista, disponibilizando-as para download neste link

Uma ótima dica não só para quem quer saber mais sobre a história da crítica musical no Brasil, mas também como funcionava o jornalismo musical há 40 anos atrás.


Se eu fosse você, baixava e lia tudo.

Comentários

  1. maravilha noticia. bela iniciativa!!! ja espalhei por todos os lados.. vamos compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhas, muito obrigado mesmo,nessa quarentena venho a calhar .ótimo passatempo !

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem as Rock Brigade scaneadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode encontrar em thecorroseum.com algumas edições.

      Excluir
  4. alguem tem o LIVRO NEGRO DO ROCK- ENCICLOPEDIA DO HEAVY METAL somtres em pdf?

    ResponderExcluir
  5. Descobri muitos grandes grupos (Deep Purple, Yes, King Crimsom, etc) através dessa revista. Ótimos textos de Ana Maria Bahiana, Júlio Medaglia (maestro sinfônico sem preconceito contra o rock) e Luiz Carlos Maciel (seus escritos sobre Hendrix e Santana são mágicos). Curiosamente, a Ana Bahiana, que tinha uma sensibilidade elevada para falar dos grandes gênios, ficou muito POP nos anos em 80 em diante, enchendo a bola de grupinhos bem fracos, comparados com os gigantes dos anos 60 e 70 que ela abordava nessa revista. Quanto ao Ezequiel Neves, apesar de não ter uma inteligência musical tão elevada quanto a do Maciel e da Ana, tinha uma verve especial inegável em seus textos. Valia a pena ler, apesar de tantos julgamentos equivocados. Quanto ao chorinho, houve uma forte divulgação desse gênero desconhecido, mas que valeu a pena conhecer melhor. Enfim, uma revista preciosa e memorável para quem era adolescente naqueles tempos. Obrigado aos responsáveis pela conservação e divulgação desta joia.

    ResponderExcluir
  6. Que legal, depois de 45 anos achei todas as edições dessa revista, na época eu tinha 15 anos e consegui comprar as 3 últimas edições que se perderam com o tempo, muito obrigado por me fazer reviver os meus 15 anos !!

    Eugenio -Louveira/SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.