A história de “Gimme Shelter”, um dos maiores hinos dos Rolling Stones


Um dos maiores clássicos e uma das faixas mais mitológicas da história do rock, “Gimme Shelter” abre o fundamental Let It Bleed, oitavo disco dos Rolling Stones, lançado em 5 de dezembro de 1969. 

Inicialmente intitulada “Give Me Some Shelter” (“Dê-me algum abrigo”, em tradução livre), a faixa surgiu enquanto Mick Jagger estava trabalhando no filme Performance, sua estreia como ator. No mesmo período, Keith Richards esculpia os acordes daquela que seria uma das introduções mais arrepiantes do rock and roll. Apocalíptica, violenta, densa e sensual, “Gimme Shelter” é um sopro dos deuses subterrâneos na obra de Jagger e Richards.

A ideia de ter uma voz feminina na canção foi do produtor Jimmy Miller, e, assim, a vocalista Merry Clayton, já com um nome sólido nos circuitos soul e gospel, foi convidada pelo grupo. Clayton gravou a sua parte no Sunset Sound & Elektra Studios, em Los Angeles, em sessões realizadas nos meses de outubro e novembro de 1969, e sua participação tornou-se antológica. Seu timbre contrasta com o de Jagger, construindo uma das passagens mais atordoantes da carreira do grupo.

Contribuiu muito para a aura negra de “Gimme Shelter” o fato de ela dar título ao documentário dos irmãos David e Albert Maysles sobre o violento show de Altamont, onde um jovem negro chamado Meredith “Murdock” Hunter foi assassinado enquanto o grupo executava “Under My Thumb” no palco. Os assassinos de Meredith foram os Hell’s Angels, contratados pelos Stones para realizarem a segurança do evento.


O line-up que gravou “Gimme Shelter” contou com Mick Jagger nos vocais, Keith Richards na guitarra e nos backings, Bill Wyman no baixo, Charlie Watts na bateria, Nicky Hopkins no piano e Jimmy Miller na percussão, além da já citada Merry Clayton. Brian Jones, morto em 3 de julho de 1969, não participou da gravação. Algumas fontes creditam a Jones apenas duas pequenas participações nas sessões de Let It Bleed: a percussão de “Midnight Rambler” e a harpa de “You Got the Silver”, mas esse é um assunto que sempre gerou controvérsia entre os fãs dos Stones. Já Mick Taylor não toca na versão original de “Gimme Shelter”, apesar de fazer parte da formação que gravou ao menos duas composições do disco, “Country Honk” e “Live with Me”. Existe também uma versão de “Gimme Shelter” apenas com Keith Richards nos vocais, mas ela nunca chegou a ser lançada comercialmente.

A faixa foi tocada ao vivo pela primeira vez na turnê norte-americana de 1969, e desde então tornou-se um dos momentos de maior celebração nos shows dos Stones, além de um dos hinos absolutos do grupo. A revista Rolling Stone, em sua lista As 500 Maiores Canções de Todos os Tempos, colocou “Gimme Shelter” na posição 38.

Presente em várias compilações e discos ao vivo da banda, “Gimme Shelter” também recebeu inúmeras releituras, sendo uma das mais conhecidas a versão que o Grand Funk Railroad incluiu em seu álbum Survival, de 1971. Além do trio, a própria Merry Clayton colocou no mercado a sua versão em 1970, que figurou inclusive no Billboard Hot 100. The Sisters of Mercy, Inspiral Carpets, Goo Goo Dolls, Meat Loaf, John Mellencamp, Hawkwind, Michael Hedges, The Hellacopters, Patti Smith e inúmeros outros artistas estão entre os nomes que gravaram versões de “Gimme Shelter” durante as últimas décadas, reafirmando a importância e o impacto da composição.

Comentários