Livro: Gol da Alemanha, de Axel Torres e André Schön


O título do novo livro da Editora Grande Área pode enganar alguns leitores. Gol da Alemanha (210 páginas) não tem como foco principal a fatídica semifinal da Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha com um pornográfico 7x1 sobre a Seleção Brasileira. O tema é, na verdade, muito mais interessante. A publicação original tem o título de Franz Jürgen Pep, escolha que resume melhor o que encontramos nas páginas da obra.

Escrito a quatro mãos pelo jornalista espanhol Axel Torres e pelo professor alemão André Schön, o livro é uma grande investigação sobre a evolução histórica do futebol alemão, tendo como protagonistas principais a Nationalelf e o Bayern de Munique. Os dois escribas se debruçam sobre toda a história do futebol germânico, com um foco maior a partir do surgimento de Franz Beckenbauer na Copa de 1966, onde a Alemanha chegou ao vice-campeonato.

Com análises minuciosas de jogos históricos e mensuração do impacto de cada novo nome a surgir com ideias novas no cenário futebolístico do país - além de Beckenbauer, destaque para Jürgen Klinsmann (responsável pelo pontapé inicial e condução da primeira etapa da mudança de paradigmas experimentada pela seleção nacional, que alcançou o seu ápice no Brasil em 2014) e para os conceitos inovadores e desafiadores de Pep Guardiola. Um dos grandes méritos do livro está em buscar no passado as raízes para o momento atual, em um mergulho nas Copas do Mundo de 1966, 1970 e 1974 (onde, respectivamente, a Alemanha foi vice-campeã, chegou à semifinal e venceu o título) e em um dos períodos mais vencedores do Bayern, quando o time de Munique venceu por três vezes seguidas a Copa dos Campeões em 1974, 1975 e 1976.

Com textos leves e, ao mesmo tempo, repletos de informação, a obra proporciona uma leitura deliciosa e que cumpre o seu objetivo, que é identificar os pontos de mudança e intersecção que levaram a Alemanha a mudar o seu modo de jogar, saindo do típico futebol baseado na força física até se tornar uma das maiores referências táticas e técnicas do futebol moderno.

No fim das contas, o inesquecível 7x1 mal é citado, e está presente apenas no penúltimo capítulo do livro, apenas como um dos elementos formadores de um universo muito maios amplo. 

Se você gosta de futebol, Gol da Alemanha é um baita livro, que vai levá-lo através de uma jornada histórica interessantíssima. 

Leitura altamente recomendada!

Comentários