Review: Stormwitch - Walpurgis Night (1984)


Às vezes é meio difícil entender a política de lançamentos dos selos e gravadoras brasileiros especializados em heavy metal. Por mais que todos saibamos o quão conservador é o mercado dedicado ao metal aqui no Brasil, com ouvintes que parecem presos eternamente em um limbo onde apenas o que foi gravado durante a década de 1980 é digno de nota, alguns exemplos acabam se destacando por serem bastante fora da curva.

É o caso de Walpurgis Night, disco de estreia da banda alemã Stormwitch, que está ganhando uma edição nacional através da Hellion Records. Lançado originalmente em 1984, o álbum traz os germânicos mostrando o quão influente foi a New Wave of British Heavy Metal. Bebendo diretamente naquela que, com o passar dos anos, viria a ser considerada a a sonoridade clássica do metal britânico, o Stormwitch gravou um trabalho que até tem os seus atrativos, mas que acabam perdendo impacto depois de mais de três décadas.

As referências principais do som dos caras são Judas Priest e Iron Maiden. Ou seja:melodias, guitarras gêmeas, vocal agudo e todo o pacote. Esse relançamento vem com as nove faixas originais, mais quatro bônus - “Walpurgis Night”, “Cave of Steenfoll” e “Thunderland”, todas ao vivo, além da inédita “Light the Pyre” -, mais um encarte repleto de imagens e textos que contam a história da banda e do disco.

Tudo aqui é ingênuo e cheio de clichês, com fartos ingredientes que os fãs de metal oitentista certamente irão curtir. Fãs de bandas atuais como Enforcer, por exemplo, irão curtir faixas como “Priest of Evil”, “Skull and Crossbones”, “Werewolves on the Hunt” e a música que dá nome ao disco. 

Se você habita o limbo citado no parágrafo inicial deste texto, vá sem medo. Agora, se o seu endereço for outro, passe o mais longe possível.

Comentários

  1. Pode não ser um disco do calibre de um number of the beast, mas é um clássico do gênero. E mais respeito com o metal oitentista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.