Minha Coleção: conheça Beto Ferris, o cara que vendeu seus discos dos Mutantes para Mike Patton, do Faith No More


De colecionador pra colecionador, faça uma breve apresentação para os nossos leitores.

Meu nome é Beto Ferris, tenho 43 anos, sou designer e mestre cervejeiro. Também sou um ex-músico (fui vocalista de uma banda de metal de Belo Horizonte). Comecei a ouvir rock ainda no início dos anos 1980, quando ganhei alguns LPs de tios e amigos de escola.

Quantos discos você tem em sua coleção?

Minha coleção nem sempre foi minha, herdei de um tio que me deixou cerca de 700 LPs e compactos de diferentes bandas e estilos, alguns eu não gosto tanto, mas outros eu realmente adoro, bandas que tem mais haver comigo.

Quando você começou a colecionar discos?

Desde criança quando ganhei meus primeiros LPs. Eu já gostava de ouvi-los na casa dos vizinhos. Como eu era bem novo e não tinha aparelho de som, o jeito foi apelar para os mais velhos roqueiros da vizinhança. Lembro que minhas primeiras experiências foram bem no início dos anos 1980.


Você lembra qual foi o seu primeiro disco? Ainda o tem em sua coleção?

Meu primeiro álbum ganhei de uma amiga de escola, que me deu o Led Zeppelin In Through the Out Door, o Black Sabbath Heaven and Hell e um K7 do Metallica Kill Em All. E ganhei também do meu falecido tio três LPs da Hollywood, coletânea da marca de cigarros com músicas das propagandas, como Whitesnake, Journey e Survivor. Estes tenho até hoje.

Quando caiu a ficha e você percebeu que não era só um ouvinte de música, mas sim um colecionador de discos?

Nos anos 80 era muito difícil ter coleções. O que acontecia era juntar os amigos e na casa de alguém passar o dia todo ouvindo os LPs e gravando em K7. Na virada pros anos 90 foi que eu comecei a trabalhar e pude começar uma coleção. Meus primeiros salários foram exclusivamente para comprar discos.Minha primeira compra foi o Mötley Crüe Girls, Girls, Girls, Metallica Ride the Lightning” e o Def Leppard Hysteria.

Como você organiza a sua coleção? Por ordem alfabética, de gêneros ou usa algum outro critério?

Basicamente por ordem alfabética. Como são todos em vinil, cada capa tem seu plástico de proteção, mas não tem jeito. Como em minha coleção a maioria dos LPs veio de outra pessoa, tem alguns com certo excesso de uso, digo das capas, pois os vinis estão todos 100%, exceto aquele da banda Blitz (risos) que tem duas faixas arranhadas de fábrica devido à censura na época. Este LP é meio raro.


Onde você guarda a sua coleção? Foi preciso construir um móvel exclusivo pra guardar tudo, ou você conseguiu resolver com estantes mesmo?

Eles estão guardados num móvel comum. Eu bem que queria algo que pudesse deixá-los à mostra, mas como são muitos eu não tenho tanto espaço. Alguns títulos eu coloquei na parede, como quadros, como os solos do Kiss, que ficaram bonitos expostos!

Que dica de conservação você dá para quem também coleciona discos?

O manuseio é muito importante no caso de vinil. Acho que pelo tamanho superior ao CD, a fragilidade é bem maior. Uma dica importante quando se tem muitos LPs juntos é deixa-los num lugar sem umidade, de preferência com aqueles saquinhos de silicone, e ficar de olho em traças, aqueles insetos que comem tudo pela frente.

Você já ouviu tudo que tem? Consegue ouvir os títulos que tem em sua coleção frequentemente?

Como a coleção é uma herança que ganhei, muitos dos títulos não são de coisas que eu gosto muito, digamos que 50% da coleção é de bandas que eu gosto, ou aprendi a gostar, no caso do Bee Gees, que tenho a coleção completa e aprendi a gostar e respeitar. Mas infelizmente o toca-discos que eu tinha não funciona mais e deixei ele de lado. Meu principal formato para ouvir músicas hoje em dia é via streaming, assino a Apple Music e não tenho nada a reclamar.


Qual o seu gênero musical favorito e a sua banda preferida?

Sempre fui muito eclético, ouço o que a alma pede no momento, vai de The Roots a Black Sabbath, de Slayer a Laura Marling, de Abbath a Steel Panther. Basicamente meu gosto tende para o metal mesmo. O estilo que mais ouço é o hard e o southern rock e todos os seus derivados. Banda preferida é difícil falar, porque varia de tempos em tempos, mas a banda que me influenciou muito a entrar pra música profissionalmente foi o Pantera, então respeito muito.

De qual banda você tem mais itens em sua coleção?

Infelizmente meu falecido tio não tinha o gosto que eu tenho, minha coleção é muito a cara dele, apesar de ter muita coisa que eu gosto. Ele era um cara que gostava muito de soul music e funk americano dos anos 1960 e 1970. Bee Gees é uma banda que tem bastante LPs na coleção, Rita Lee também. Aliás tudo relacionado a ela tem na coleção, exceto Mutantes, que por intermédio meu ele vendeu toda a coleção para o Mike Patton do Faith No More, numa visita dele aqui em Belo Horizonte no final dos anos 90.

Quais são os itens mais raros, e também aqueles que você mais gosta, na sua coleção?

Acho que raros são principalmente os compactos dos Beatles, Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival e Jackson Five, por não serem comuns. O primeiro LP da banda Blitz pode se dizer que é raro também, nesta prensagem em que o vinil vem com duas faixas arranhadas a mão pela fábrica, devido à censura da ditadura na época. Os que eu mais gosto são os clássicos como Deep Purple, Rainbow, Creedence, Kiss, Black Sabbath e Frank Zappa.


Você é daqueles que precisa ter várias versões do mesmo disco em seu acervo, ou se contenta em completar as discografias das bandas que mais curte?

Se for uma edição especial muito diferente do que eu já tenho, eu poderia ter mais de uma versão do mesmo álbum, o que é o caso de eu ter alguns álbuns do Kiss em vinil e em CD, mas no geral eu fico de boa tendo ou um ou outro apenas.

Além de discos (CDs, LPs), você possui alguma outra coleção?

CDs pra falar a verdade não tenho muitos, cerca de uns 100 apenas. Já DVD/Blu-ray tenho bastante, mais de 100 tranquilamente, na maioria de música pesada. Colecionar é uma coisa que é meio mania aqui em casa, temos coleção de cards da NBA, milhares … Selos, milhares … moedas, zilhões …

Em uma época como essa, onde as lojas de discos estão em extinção, como você faz para comprar discos? Ainda frequenta alguma loja física ou é tudo pela internet?

Raramente vou em alguma loja física hoje em dia. Antigamente eu ia muito, principalmente pra ver os amigos e beber cerveja na porta das lojas, e claro comprar algo de música, mas hoje em dia mudou muito, compro tudo pela internet. Eventualmente, quando visito São Paulo, passo na Galeria do Rock e compro algo. Hoje em dia uma loja que não faz venda on-line tá perdendo dinheiro.


Que loja de discos você indica para os nossos leitores? 

Eu acho que para o seguimento metal, a melhor dica de lojas é dar uma olhada nas Galerias do Rock - em São Paulo tem e em Belo Horizonte também. Lá é o lugar, se não for o único que tem uma grande variedade de coisas ligadas à música pesada, como lançamentos e raridades, que não se acha em qualquer lugar da cidade.

Qual foi o lugar mais estranho em que você já comprou discos?

Já comprei LPs em bancas de camelô, aliás nem eram bancas, os discos ficavam no passeio mesmo. Lembro de ter visto no meio de várias porcarias sertanejas álbuns do Grand Funk, Rush e Humble Pie. Comprei todos. Paguei na época o equivalente a 5 reais por cada, e para minha surpresa, eram importados. Vai saber como isso foi parar lá.

O que as pessoas pensam da sua coleção de discos, já que vivemos um tempo em que o formato físico tem caído em desuso e a música migrou para o formato digital?

Confesso que eu uso mais o formato digital, mas gosto de ter a coleção comigo. Já me desfiz de muitas coisas que hoje me arrependo. Esta coleção grande que era do meu tio, passou pra mim como se eu fosse um guardião dos LPs, porque com certeza após a morte dele alguém ia fazer dinheiro com eles ou deixar apodrecendo em algum lugar. Eu tenho orgulho de mostrar para as pessoas, a maioria acha bacana, mas ter só por ter sei que não é tão legal, tem que e ouvir. Estou providenciando a vitrolinha, no mínimo irá render umas festas boas em casa.


Você se espelha em alguma outra coleção de discos, ou outro colecionador, para seguir com a sua? Alguém o inspira nessa jornada?

Colecionar principalmente vinil é uma coisa que vem de anos e anos adquirindo coisas raras e de época. Gosto muito da coleção do Gastão Moreira. Apesar de nunca ter visto, eu sei que ele tem 99% das coisas que eu gostaria de ter. Nossos gostos são muito parecidos e sei que tem bastante coisa bacana lá.

Qual o valor cultural, e não apenas financeiro, que você vê em uma coleção de discos?

Dizem que vinil é um item que está voltando. Bom, eu não vejo muito isso. Claro que tem pessoas de lojas focadas só neste formato, mas só quem tem mais de 30 anos vai entender o valor cultural dos LPs. Eu tenho uma filha de 4 anos que não tem ideia de como era esperar meses para chegar um certo álbum de um banda que você gosta, de abrir o lacre da capa e sentir aquele cheiro típico de vinil novo. Isso não existe mais. Esta coleção terá o mesmo valor cultural e histórico quando estiver nas mãos dela, quando ela tiver idade suficiente pra isso.


Vai chegar uma hora em que você vai dizer "pronto, tenho tudo o que queria e não preciso comprar mais discos", ou isso é uma utopia para um colecionador?

Sempre terá mais e mais coisas que vão aparecendo que a gente vai coçar a mão pra ter, lançamentos ou não. Exemplo: a coleção do AC/DC que vem dentro de um case personalizado. Tendo dinheiro é compra certa.

O que significa ser um colecionador de discos?

Hoje é muito muito fácil ouvir música e uma coleção não é só volume gigantesco de itens. Uma pequena quantidade já caracteriza “coleção”. Ter 10 CDs em casa já é uma pequena coleção. Eu não acho que o formato físico dure tanto tempo mais. Cabe à nós, cada um à sua maneira, não deixar morrer esta paixão por CDs, DVDs, LPs e etc.


Qual o papel da música na sua vida?

A música é tudo na minha vida desde sempre. Moldou quem eu sou e eu sou muito grato por isso. Foi difícil crescer gostando de heavy metal numa família conservadora e cheia de preconceitos. Lutei muito para não deixar ninguém me impedir de ouvir Kiss, por exemplo, com 10, 12 anos de idade, numa época onde a banda era considerada satânica pela minha família. Graças a minha perseverança, a música me levou pra um caminho onde hoje eu olho pra trás e só sinto orgulho.

Pra fechar: o que você está ouvindo e o que recomenda para os nossos leitores?

Bom, eu tenho ouvido muita coisa antiga, porque estou meio que nesta fase agora, hahaha… Bandas que todos estão muito cansados de ouvir, tipo Black Sabbath, Van Halen, Frank Zappa, Stevie Ray Vaughan, Rainbow, Lynyrd Skynyrd, então vou recomendar bandas dentro do estilo que eu ouço mais, que é o hard rock.

The Defiants - The Defiants (com membros do Danger Danger, Paul Layne no vocal)
Warrant - Louder Harder Faster (novo da banda, Warrant não tem erro)
Glenn Hughes - Resonate (empolgante!)
Dead Daises - Make Some Noise (John Corabi e Doug Aldrich)
Crashdïet - Rest in Sleazy (porque é um clássico)
Mind Funk - Mind Funk (banda criada nos anos 90 com membros do MOD e o ex-baterista do Celtic Frost, sonoridade hard/grunge, excelente primeiro disco)

De extremo:
Abbath - Abbath (Porque tem qualidade sim)

De southern rock:
Van Zant - Red, White & Blue (porque amo Lynyrd Skynyrd)

De porrada:
Morgoth - Feel Sorry for the Fanatic (álbum injustiçado até pela banda, que é de death metal e quis ousar e experimentar, mas eu adoro, sonoridade a lá Voivod)

De curioso:
Tragedy - We Rock Sweet Balls and Can Do No Wrong (banda de hard rock que faz um tributo ao Bee Gees)

E, por fim, a trilha sonora do filme Rock of Ages, com versões bem legais de clássicos.



Comentários