Quadrinhos: Akira Vol. 1, de Katsuhiro Otomo


Em toda forma de expressão artística, alguns trabalhos acabam se transformando em referência. Assim como Watchmen é uma das maiores obras de quadrinhos de todos os tempos, Akira é um dos melhores mangás já publicados. E esse marco da nona arte está disponível novamente no Brasil em uma belíssima edição lançada pela JBC.

Akira começou a ser publicado no Japão em dezembro de 1982. A série só foi finalizada em 1990 e é composta por seis grandes volumes, todos com mais de 300 páginas cada. Além disso, cravou o seu lugar na cultura pop com o anime lançado em 1988 e que, assim como o mangá, também estabeleceu novos parâmetros.

A trama escrita e desenhada por Katsuhiro Otomo apresenta o mundo de Nova Tokio no ano de 2019, mais de três décadas após o Terceira Guerra Mundial, ocorrida no início da década de 1980. O que temos é um universo cyberpunk onde a sociedade se reconstruiu sobre o caos, fator que estabeleceu novos paradigmas de convivência. Nesse mundo, acompanhamos as aventuras do jovem Kaneda e sua turma, que sem querer acabam expostos a uma intrincada rede de segredos militares e pesquisas científicas misteriosas. 


Akira é muito bem escrito, e seu enredo não apresenta sinais de envelhecimento, apesar de ter sido criado há quase quarenta anos. Além disso, a arte é de um preciosismo incrível, repleta de detalhes e com uma profundidade que torna a trama ainda mais envolvente. As 350 páginas do primeiro volume voam nas mãos do leitor, tamanha a fluidez da narrativa, tanto textual quanto gráfica.

Esta nova edição da JBC preenche uma lacuna grande no mercado brasileiro, uma vez que Akira não só estava fora de catálogo há anos como sua publicação no Brasil foi um tanto conturbada, por assim dizer. O mangá saiu aqui pela editora Globo entre 1990 e 1998 em 38 edições coloridas (a arte original é em preto e branco) e com o sentido de leitura ocidental, o que descaracterizou consideravelmente a obra. Além disso, a mesma Globo publicou também cinco encadernados entre 1992 e 1993. Como a minha experiência com mangás é relativamente recente, não sei dizer se a série chegou a ser publicada de maneira completa aqui no Brasil.


O que sei, no entanto, é que trata-se de um título essencial para quem ama a nona arte. E a bela nova edição da JBC torna tudo ainda mais cativante, com o sentido de leitura oriental e a arte em preto e branco originais, tudo impresso em um papel de ótima qualidade. O acabamento gráfico é excelente, com direito a uma sobrecapa que protege a capa original.

Como já disse lá no início deste texto, existem trabalhos que são referências em suas áreas. Akira é uma das maiores em se tratando de mangá e do universo cyberpunk. Aproveite esta iniciativa da JBC (a série será lançada em seis volumes), leia e descubra porque.

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.