Review: Thaíde - Vamo que Vamo que o Som Não Pode Parar (2017)


Altair Gonçalves é uma lenda do hip-hop brasileiro. Poucos artistas possuem uma carreira tão longeva quanto ele. Seja na música ou na TV, Thaíde se transformou em um dos maiores ícones do rap brasileiro, e com justiça. Dos tempos ao lado do parceiro DJ Hum, com quem gravou discos que ajudaram a desbravar a sonoridade do hip-hop tupiniquim e a apresentar o estilo a toda uma geração, até a sua carreira solo, o que não falta pra Thaíde é história.

Vamo que Vamo que o Som Não Pode Parar foi lançado em junho e é o seu novo álbum solo. O disco vem na sequência do mega hit “Sr. Tempo Bom”, lançado ao lado de Hum em 2000 e que extrapolou o público do gênero. Em seu novo disco, o rapper mantém a mesma pegada de sua canção mais conhecida, apostando na maioria das faixas em um discurso saudosista e que relembra momentos marcantes de sua trajetória e da cultura na qual está inserido. Esta escolha contrasta com a pegada lírica dos dois principais nomes do rap brasileiro atual, por exemplo: Emicida entrega letras repletas de contundentes críticas sociais e Criolo vem com sua ironia e acidez brilhantes.

Musicalmente, o que temos também mostra outra abordagem. Seguindo fiel à sua trajetória, Thaíde vem com bases repletas de balanço e que bebem no funk e na música dançante setentistas, sempre com muita melodia e deixando em segundo plano as batidas focadas quase que exclusivamente no ritmo tão comuns ao hip-hop contemporâneo.

Tudo isso faz com que Vamo que Vamo que o Som Não Pode Parar seja um disco leve e divertido, com um alto astral onipresente. Além disso, trata-se de um álbum de fácil assimilação, característica potencializada pela inegável simpatia de Thaíde. As participações especiais de nomes como Kurtis Blow, Rodriguinho, Marcelo D2 e outros torna o CD ainda mais delicioso, agregando muito ao resultado final.

No fim das contas, o que temos é um trabalho que não pretende mudar o rumo de nada e nem se tornar um divisor de águas. A pegada low profile de seu protagonista está em todas as canções, entregando um trabalho muito agradável musicalmente falando e que deixa uma ótima mensagem após sua audição.

Parabéns pelo belo trampo, Altair!

Comentários