Quadrinhos: Como Falar com Garotas em Festas, de Neil Gaiman, Fábio Moon e Gabriel Bá


Como Falar com Garotas em Festas é a nova HQ dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá (Daytripper, Dois Irmãos, The Umbrella Academy). O livro é uma adaptação para os quadrinhos do conto homônimo de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2006 e vencedor de vários prêmios. A edição está sendo lançada no Brasil pela Companhia das Letras dentro do selo Quadrinhos na Cia em um belo álbum no formato 27,5 x 20,5 cm, acabamento em brochura, lombada quadrada e 92 páginas em papel couché.

Moon e Bá realizaram um trabalho primoroso em Como Falar com Garotas em Festas. Todo o processo levou cerca de dois anos para ficar pronto. Foram gastos seis meses para finalizar o roteiro da adaptação, que conta com texto traduzido pelos próprios irmãos. Depois, mais oito meses para os desenhos e mais seis para a colorização, realizada totalmente em aquarela e sem nenhum processo digital. Ou seja, todo o material foi feito a mão, o que, para quem conhece o traço da dupla, já dá uma dica das belas páginas que a HQ entrega. E todo esse processo ainda contou com a aprovação do próprio Gaiman, que aprovou página a página.

Na história acompanhamos Enn e Vic, dois amigos na faixa dos 15 anos que estão indo para uma festa em um subúrbio de Londres. Chegando no local, descobrem que a festinha está cheia de garotas estrangeiras. Vic é o cara gente boa e o galã da dupla, e logo se dá bem com a menina mais bonita do evento. Já Enn (cujos traços foram inspirados no jovem Neil Gaiman em uma sugestão do próprio escritor inglês) é tímido e tem uma enorme dificuldade de conversar com seres do sexo feminino. Mas, por insistência de Vic, resolve tentar vencer esse problema puxando papo com várias meninas que estão na festa.


É aqui que a história da uma volta na cabeça do leitor. Gaiman leva ao pé da letra a cabeça de um jovem caladão de 15 anos de idade, para quem as meninas são seres de outro planeta. Aqui, elas realmente são e se comportam como tal. E isso faz com que as interações entre Enn e as personagens com quem entra em contato sejam, no mínimo, pitorescas. Para ele, é impossível compreender o que elas falam, as palavras que saem de suas bocas não fazem sentido e coisas do tipo. E tudo leva a uma conclusão ainda mais delirante, que deixa um final sem maiores explicações para o leitor.

Confesso que me decepcionei um pouco com a leitura. Ao ler a sinopse, imaginei um enredo cheio de referências pop ambientado na Londres do final dos anos 1970, ainda vivendo a efervescência do movimento punk - o resumo na contracapa do livro sugere isso. Mas não é nada nessa linha. O que temos é mais uma vez Gaiman explorando um universo cheio de seres fantásticos, com personagens surreais e com os pés longe do chão. O fim da história, e todo o seu desenvolvimento, acabam sugerindo diferentes interpretações para o leitor, não entregando nada mais mastigado e claro. Fui esperando encontrar uma leitura leve e com um certo clima romântico, e o que vi foi um livro com doses enormes de fantasia e cuja explicação depende muito mais da minha capacidade em entender e decifrar os propósitos do autor.


Em relação à arte de Fábio Moon e Gabriel Bá, o assunto é outro. Os gêmeos seguem brilhando intensamente, com um traço leve e lúdico que ganha ainda mais força acompanhado da colorização em aquarela. Cada página é um belo quadro artístico, realmente digno de elogios. E os personagens são sempre imperfeitos. As mulheres possuem belezas peculiares, e isso as torna ainda mais humanas. E a caracterização de Londres, bem como os cenários internos, revelam todo o cuidado e preciosismo das ilustrações.

Em Como Falar Com Garotas em Festas, Fábio Moon e Gabriel Bá entregam mais um trabalho com arte primorosa, ainda que a história de Neil Gaiman suscite discussões e questionamentos. Faltou algo de mais concreto, uma realidade maior no roteiro, deixando de lado as metáforas fantasiosas de Gaiman. Por causa disso, acabei me decepcionando um pouco com a HQ. Mas essa pode ser uma percepção apenas minha e você pode muito bem adorar o resultado, então vá atrás e chega à sua própria opinião.

Comentários