Quadrinhos: Beasts of Burden - Rituais Animais, de Evan Dorkin e Jill Thompson


Estima-se que os cães tenham sido domesticados há aproximadamente 40 mil anos. E desde então o homem começou a aprimorar a sua relação tanto com os cachorros quanto com os gatos, levando-os para dentro de suas casas, inserindo-os em seu convívio diário e transformando-os em animais de estimação, em uma relação de benefício mútuo que hoje está consolidada.

Beasts of Burden cativa, primeiramente, por essa relação milenar entre seres humanos e animais. Afinal, é facílimo sentir empatia pela turma de cães (e um gato) que investiga estranhos fenômenos paranormais ocorridos na vizinhança da pequena cidade de Burden Hill. O quadrinho, escrito por Evan Dorkin (Liga da Justiça, Superman, Capitão América) e ilustrado por Jill Thompson (Mulher-Maravilha, Monstro do Pântano, Os Invisíveis), começou a ser publicado nos Estados Unidos pela Dark Horse em 2003, primeiramente dentro de uma revista para diversos novos títulos da editora e mais tarde, devido ao sucesso, em sua própria revista. 

Rituais Animais (capa dura, formato 18,5 x 27 cm, papel couché, 188 páginas) marca a estreia da série no Brasil, e finalmente traz para os leitores brasileiros uma das HQs mais premiadas dos últimos anos. Só pra sentir o impacto de Beasts of Burden, o quadrinho já ganhou nada mais nada menos do que 8 Eisner Awards. O título é o quarto lançamento do Pipoca & Nanquim, vem em uma edição impecável em todos os sentidos e reforça consideravelmente o interessante catálogo que a editora está montando.


Um ponto importante é que, apesar de contar com animais falantes, Beasts of Burden não possui nada de infantil. Na verdade, trata-se de um quadrinho de horror, de terror e de mistério, com temas pesados e que, em diversos momentos, é capaz de gerar momentos de silêncio após suas histórias, aquela pausa necessária para assimilar o chute no estômago que a leitura acabou de proporcionar. O roteiro de Dorkin é muito bem escrito e flui com naturalidade, imprimindo personalidades distintas a cada um dos cães da turma. Ele mergulha a cada nova história em um mundo mais sombrio, fazendo com que a experiência de leitura vá se tornando mais pesada passo a passo - porém, não menos cativante. Esse aspecto do texto de Evan contrasta com a linda e já característica arte de Jill Thompson, com quadros belíssimos produzidos com aquarelas e que, em um primeiro momento, reforçam o aspecto lúdico da trama. No entanto, Thompson entrega também explosões gráficas que reforçam as viradas da trama, indo dos bucólicos momentos iniciais da história até chegar em frenéticas e surreais explosões gráficas que deixam ainda mais impactantes os temos explorados por Dorkin. 

Há algumas histórias neste primeiro volume que são de cair o queixo. Um Cachorro e seu Garoto, por exemplo, é de arrepiar pela reviravolta final. Já Perdido, onde acompanhamos a busca pelos filhotes desaparecidos de uma cachorra que foi procurar a ajuda da turma, é de uma sensibilidade tocante e capaz de arrancar lágrimas do leitor. Nos momentos mais pesados, Beasts of Burden consegue se equiparar à grandes títulos de terror do mundos dos quadrinhos, e isso não é um exagero.



Uma leitura complexa e repleta de significados e interpretações, Beasts of Burden: Rituais Animais explora temas como amizade, família, companheirismo, zumbis, lobisomens, traições, bruxas, feitiçaria e muito mais, tudo em um universo muito bem construído que evolui no seu próprio ritmo e traz um lirismo poucas vezes visto nos quadrinhos. Por isso mesmo, trata-se de uma HQ literalmente sensacional, com um nível de qualidade altíssimo e que nos faz questionar os motivos de ficar inédita no Brasil durante tantos anos.

Vou arriscar, mas sei que não vou me arrepender: está aqui um integrante certo no top 5 de melhores quadrinhos publicados no Brasil em 2017.

Leitura obrigatória!

Compre com desconto aqui.

Comentários