Quadrinhos: Cidade Selvagem, de Warren Ellis e Ben Templesmith


Cidade Selvagem é uma colaboração entre o roteirista inglês Warren Ellis (The Authority, Planetary, Hellblazer) e o ilustrador australiano Ben Templesmith (30 Dias de Noite, Hellspawn, Silent Hill). A trama conta a história do detetive Richard Fell, que devido a atos que cometeu e desagradaram seus superiores acaba sendo transferido para uma outra região de uma grande metrópole, área essa que é extremamente violenta.

O material foi publicado no Brasil em fevereiro de 2015 pela Mythos Editora e segue em catálogo. A versão nacional saiu em uma edição de luxo com capa dura, formato 17x26 e 168 páginas em papel couché reunindo as oito primeiras edições lançadas no mercado norte-americano.

O que temos, na prática, é uma história noir que mostra o cotidiano do detetive Fell (que empresta o seu nome para o título original em inglês), que descobre o seu novo habitat enquanto topa com diversas situações bizarras. A região para onde o policial foi transferido é pródiga em situações e personagens peculiares, o que leva Fell a entrar em contato com uma série de indivíduos bastante singulares.



Com um texto sucinto e direto, a HQ tem em seu principal destaque a incrível arte de Templesmith. São páginas e páginas de uma arte pintada que beira o surrealismo e traz influências de nomes como Dave McKean e Duncan Fegredo. As ilustrações são responsáveis não apenas por intensificar a estranheza de Fell ao tomar contato com a sua nova realidade de trabalho, mas também tornam a experiência do detetive algo bastante claustrofóbico. Nada é bonito e bem delineado. Tudo é sujo, com traços disformes e uma paleta de cores sombria.

Não à toa, Ellis e Templesmith foram indicados a sete Eisner Awards pela série e venceram duas vezes o maior prêmio dos quadrinhos, ambas em 2006.

Cidade Selvagem é uma ótima história policial com uma pegada soturna e personagens ímpares. Se você procura um quadrinho adulto, este aqui é uma ótima dica.




Comentários