Quadrinhos: James Bond 007 - Vargr, de Warren Ellis e Jason Masters


James Bond 007: Vargr marca o início da fase escrita pelo autor inglês Warren Ellis (Transmetropolitan, Planetary, Authority) para James Bond, o agente secreto mais icônico da cultura popular. Ellis reimagina o universo do personagem criado por Ian Flemming na década de 1950 em parceria com o ilustrador Jason Masters (Batman, Esquadrão Suicida, The Wild Storm) em uma série que começou a ser publicada pela Dynamite no mercado norte-americano em novembro de 2015. 

Este é um encadernado lançado pela Mythos que compila as seis primeiras edições em uma publicação de luxo (capa dura, papel couché, formato 17x26) disponibilizada recentemente no mercado brasileiro. Lá fora, a Dynamite já publicou 18 números da revista, separados em três arcos de histórias: Vargr, Eidolon e Black Box. E a Mythos, mantendo o compromisso com o leitor, já deixa claro ao final desta edição que também lançará os demais aqui no Brasil.


Ellis cria um James Bond mais atualizado com a realidade atual, mas sem jamais perder o seu charme e apelo de agente clássico. Ele segue sendo um cara muito acima dos demais, cheio de soluções mirabolantes mas que, como nos filmes com o ator Daniel Craig, soam verossímeis. A trama mostra Bond indo até Berlim para vingar a morte do agente 008, ponto de partida para a descoberta e investigação de uma rede de tráfico que está encharcando Londres com uma nova droga extremamente mortal.

Warren Ellis acerta a mão ao criar uma narrativa com poucos, porém certeiros, diálogos. Não há uma enorme profusão de texto, muito pelo contrário. A arte de Masters é fundamental para prender o leitor, com uma narrativa gráfica que em muitos momentos dispensa totalmente o acompanhamento do texto e não é prejudicada em nenhum aspecto ao tomar essa decisão. Essa característica deixa a história muito ágil, com um ritmo que, somado ao ótimo roteiro, faz com que a leitura flua de maneira bastante rápida.

Em relação à trama, ela está alinhada ao que se espera de uma história de James Bond e é cheia de segredos, reviravoltas, ação e vilões um tanto quanto exagerados e caricatos. A concepção visual de James Masters faz com que todo o universo imaginado por Warren Ellis tenha um tom mais sombrio, com uma arte cheia de detalhes e que é um dos destaques da história.


A edição da Mythos é um primor. O título faz parte do novo selo anunciado pela editora, Prime Edition, destinado a edições luxuosas. E eles entregam realmente um material com uma qualidade gráfica muito acima de média. A tradução do ótimo Érico Assis, um dos principais nomes que o Brasil possui nessa área, é certeira e digna de elogios. E a edição ainda traz uma enorme galeria de capas no final, com artes criadas por inúmeros artistas.

James Bond 007: Vargr é uma excelente HQ, com uma história que cativa o leitor de início ao fim. Sem dúvida alguma, este é um dos melhores títulos que li este ano, e faço questão de recomendar a todos.



Comentários