Review: Rotting Christ - Abyssic Black Cult (2017)


Lançada exclusivamente no Brasil pelo selo Heavy Metal Rock, a compilação Abyssic Black Cult reúne três demos do início da carreira da banda grega Rotting Christ. O material traz as músicas de Satanas Tedeum (1989), Ade’s Winds (1992) e Snowing Still (1995), totalizando dez faixas.

Como é comum em materiais deste tipo, a qualidade sonora não é das melhores - afinal, a banda estava no início da carreira e estamos falando de fitas demo, que não possuem a mesma produção de álbuns completos. A curiosidade é muito mais arqueológica, um mergulho gratificante nos porões de uma das mais celebradas bandas do black metal contemporâneo, onde é possível identificar a inquietude e a pretensão artística que levaram o Rotting Christ a desenvolver uma música com forte personalidade própria.

Pessoalmente, acho que a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Sakis Tolis encontrou o seu ápice criativo a partir do álbum Aealo, lançado em fevereiro de 2010 e que mostrou a banda unindo o metal extremo à música grega, criando um som original e sem paralelo em nenhum outro grupo. Logicamente, as canções presentes em Abyssic Black Cult não trazem essa abordagem, porém mostram elementos que o Rotting Christ exploraria de maneira marcante nos anos seguintes, como a forte presença de melodias, por exemplo.

Se você é fã dos gregos, este item é imperdível pelas raridades que traz e por ser um CD que saiu apenas no Brasil. 

Comentários