Valeu, Malcolm!


Em 1985, entrei em uma loja da rede Imcosul (ou seria a Mesbla? Ah, maldita memória …) com o dinheiro para dois discos de vinil. Havia ganhado a grana de presente de aniversário. E apesar de já estar em novembro, ainda mantinha bem vivo na mente o impacto daquilo que havia presenciado no início do ano (ainda que pela TV, mas isso é só um detalhe).

Apesar de ter adorado os shows do Iron Maiden, Scorpions e Queen no primeiro Rock in Rio, foi a apresentação do AC/DC que me fez ficar vidrado. A banda australiana foi o meu primeiro amor como ouvinte de música. E ao entrar naquela loja com o dinheiro contado, já sabia o que queria: dois LPs do AC/DC. Os escolhidos foram ’74 Jailbreak e For Those About to Rock (We Salute You).

Esses dois discos foram os primeiros álbuns de rock que comprei na vida. Antes deles, o único item da minha iniciante coleção era o fenomenal Thriller, do Michael Jackson. Jailbreak e FTATR foram a razão por eu me apaixonar pela música e o início de toda a minha relação com LPs, CDs e tudo mais. Eles foram os responsáveis por me fazer comprar discos e discos ao longo dos anos, ler e ler sobre o assunto e querer também escrever sobre o tema. Em última instância, eles foram os responsáveis pelo surgimento da Collectors Room. Sem o AC/DC, esse site não existiria.


Malcolm Young se foi. Morreu vítima da demência, que nos últimos anos o levou a se afastar da banda que construiu ao lado do irmão Angus e de lendas como Bon Scott e Brian Johnson.

O AC/DC representa muito mais do que música na minha vida. Representa tanto que nem sei se consigo colocar em palavras. Por isso, a morte de Malcolm doeu e chocou, apesar de já ser algo que já deveria estar esperando.

Chega de escrever. O legado de Malcolm Young não pode ser traduzido em palavras. Mas pode ser escutado, todos os dias, através do imenso testamento que ele deixou com o AC/DC. Por isso, ao invés de tentar ficar encontrando palavras para expressar o que sinto, decidi buscar as músicas que mais gosto do AC/DC e compartilhar com vocês na playlist abaixo.

Este é meu tributo a Malcolm Young. Eterno e em alto e bom som.

Comentários