Review: Ari Borger Trio - Rock ’n' Jazz (2018)


Quem acompanha o trabalho do pianista Ari Borger sabe que o cara é um dos melhores músicos do Brasil, e possui este status já há alguns anos. Transitando entre o blues e o jazz, Borger gravou discos ótimos como Blues da Garantia (2000), AB4 (2008), Backyard Jam (2010) e Back to the Blues (2012), sempre trazendo abordagens inovadoras e refrescantes.

Rock ’n' Jazz é o seu novo trabalho, ao lado do contrabaixista Marcos Klis e do baterista Humberto Zigler. A ideia aqui é reler alguns clássicos do rock a partir de um olhar jazzístico, que na prática é muito mais próximo do fusion e do jazz-funk de Herbie Hancock do que da sonoridade clássica do estilo. 

Totalmente instrumental, o álbum prova mais uma vez que a voz não é, e nem nunca foi, um elemento essencial na música. Com imenso feeling e doses cavalares de técnica, Borger e seu trio entregam um disco delicioso do começo ao fim. Ao lado de versões para hinos como “Come Together”, “House of the Rising Sun”, “Miss You”, “Light My Fire” e “Sunshine of Your Love”, temos também composições próprias como “Crazy Dog” e “Samba de Rhoads”, todas explorando a mesma estética sonora e caminhando no mesmo universo musical.

Rock ’n' Jazz é mais um excelente trabalho de Ari Borger, dono de uma discografia pra lá de sólida. A opção por reler canções conhecidas foi bastante acertada e deve trazer novos ouvintes para a sua música, novatos esses que certamente não irão reclamar ao conhecer a obra de um músico simplesmente incrível.


Comentários