A primeira prova da monstruosidade do Gov't Mule em cima dos palcos


Warren Haynes e Allen Woody entraram na Allman Brothers Band em 1989 e foram dois dos principais responsáveis pelo rejuvenescimento do som do lendário grupo, gerando álbuns muito bons como Seven Turns, de 1990.

Paralelamente ao trabalho com os Allmans, Haynes e Woody começaram a tocar com o baterista Matt Abts, levando a cabo o projeto de uma banda que trouxesse de volta o espírito dos antigos power trios que foram fundamentais para o rock, como o Cream e o Jimi Hendrix Experience. Assim nasceu o Gov´t Mule, e a receptividade do público foi tamanha que em 1997 Warren e Allen decidiram sair da Allman Brothers Band e focar o trabalho apenas em seu próprio grupo.

Live at Roseland Ballroom é o primeiro álbum ao vivo do trio e foi lançado após a sua auto-intitulada estreia, de 1995. O álbum foi gravado na virada de 1995 para 1996, nos tradicionais shows que o trio sempre realizou nessas datas. O que chama a atenção, logo de cara, é o som do baixo de Woody, na cara e praticamente por cima dos outros instrumentos. O que aconteceu foi que o canal que captaria o som de Allen não funcionou corretamente e a banda teve que pegar o som do baixo a partir dos microfones que captavam os outros instrumentos. Ou seja, por aí dá pra ter uma ideia do volume absurdo com que Allen Woody tocava.


O disco abre com uma versão fenomenal de "Trane", composição dedicada ao lendário saxofonista John Coltrane, com mais de dezesseis minutos de duração. É de cair o queixo, com o som iniciando em uma espécie de jam jazzy e evoluindo para um hard rock, repleto de influências de gêneros como o jazz e o blues. S-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l!

Na sequência o Gov´t Mule mostra a sua competência absurda no palco com a clássica "Temporary Saint" e a sonzeira de "Painted Silver Light". "Don't Step on the Grass, Sam", cover do Steppenwolf gravado pelo Mule para a compilação Hempilation - Freedom is Norml, lançada em 1995, vem a seguir, e é mais um exemplo do poder que Haynes e sua gangue sempre tiveram de revitalizar e fazer composições alheias soarem como se fossem suas. O álbum fecha com "Kind of Bird" e "Mule", música estupenda que dá nome ao trio e aqui está em uma de suas melhores versões.


Live at Roseland Ballroom é um disco fundamental porque capturou uma das melhores bandas dos anos 1990/2000 ainda dando em seus primeiros passos. Para os colecionadores, um aviso: em 2007 a gravadora norte-americana Evil Teen lançou uma versão do álbum com uma bônus track especialíssima: "Voodoo Chile", de um certo Jimi Hendrix.

Com ou sem faixa bônus, um disco espetacular.

Comentários