Discoteca Básica Bizz #109: Mahavishnu Orchestra - Birds of Fire (1973)


Aos 27 anos, o guitarrista inglês John McLaughlin chegou a Nova York convidado para uma revolução. Miles Davis, que tinha acabado de ouvir seu primeiro disco solo (Extrapolation, de 1969), queria McLaughlin na superbanda que iria eletrificar o jazz. O resultado imediato: os álbuns In a Silent Way, ainda em 1969, e Bitches Brew, no ano seguinte.

Combinando influências que iam do gosto pela música erudita até o blues tradicional e a prática como um músico de rhythm and blues (com a Graham Bond Organisation e com Brian Auger) e o free jazz, McLaughlin foi um dos esteios de Miles na formulação do jazz fusion. Em Bitches Brew, uma faixa intitulada "John McLaughlin" não deixava dúvidas do apreço de Miles pelo guitarrista, com quem ele tocou e gravou esporadicamente até 1985.

Mas McLaughlin foi ainda mais fundo na fusão com o rock ao lado do baterista Tony Williams, outra cria de Miles, na banda Lifetime. Ao mesmo tempo, ia gravando seus próprios discos - Devotion (1970), o acústico My Goal's Beyond (1971) -, sempre unindo intensidade bluesy, timbres inusitados, fraseados rapidíssimos e um lirismo inspirado pelas filosofias orientais - McLaughlin já era praticante de ioga desde meados dos anos 1970. Um encontro com Jimi Hendrix (que foi registrado no bootleg Electric Birthday Jimi, de 1969) também deixou clara a admiração mútua e o impulso transformador dos dois guitarristas.


E a síntese de tudo isso seria feito com a Mahavishnu Orchestra, fundada por McLaughlin em um verdadeiro agrupamento multinacional, recrutado basicamente entre os sidemen de Miles: o tecladista tcheco Jan Hammer (um dos pioneiros no uso do sintetizador), o baixista irlandês Rick Laird, o violinista americano Jerry Goodman (ex-The Flock) e o exímio baterista Billy Cobham, nascido no Panamá. O primeiro álbum, The Inner Mounting Flame (de 1971, creditado a John McLaughlin and The Mahavishnu Orchestra e produzido pelo guitarrista), ainda agregava partículas de country e soul à receita e esboçou o disco definitivo deles: Birds of Fire.

Esse, creditado e produzido coletivamente, pode ser considerado parte do tripé definitivo do jazz fusion ao lado de Heavy Weather (1977), do Weather Report, e No Mistery, (1975) do Return to Forever - todas elas formações originárias da banda de Miles.

Ao longo das décadas seguintes, o jazz fusion despencaria em um processo de diluição, de mesmice e de conservadorismo, como as próprias formações seguintes da Mahavishnu Orchestra vieram comprovar, não mostrando mais o mesmo vigor.

Mas composições com a estirpe da épica "Birds of Fire", da evocativa "Thousand Island Park" ou da inventiva "Miles Beyond" ainda permanecem como um real testemunho de um tempo de liberdade. 

Texto escrito por Alex Antunes e publicado na Bizz #109, de agosto de 1994

Comentários