O dia em que o Black Sabbath e o Led Zeppelin gravaram juntos


Tony Iommi já declarou mais de uma vez que o Black Sabbath realizou uma jam com o Led Zeppelin durante os anos 1970, e que esse encontro foi gravado. O problema é que o guitarrista do Sabbath não faz ideia de onde e com quem essas fitas podem estar.

A história é a seguinte: as duas bandas se reuniram durante uma sessão de gravação no final de 1973, época em que o Sabbath já havia lançado os discos Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971) e Vol. 4 (1972), e estava gravando o seu então novo álbum, Sabbath Bloody Sabbath, que chegou às lojas em 1 de dezembro de 1973. Já o Led Zeppelin tinha no currículo naquela época os clássicos Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III (1970), Led Zeppelin IV (1971) e Houses of the Holy (1973). De acordo com Iommi, John Bonham queria tocar a pesadíssima "Supernaut", uma das melhores músicas de Vol. 4, mas quando as duas bandas pegaram nos instrumentos o que rolou foi uma jam gigantesca.


Segundo o guitarrista: "John queria tocar 'Supernaut', mas acabamos indo para uma jam. Nós estávamos no meio da gravação do álbum Sabbath Bloody Sabbath, e esse encontro acabou com aquela sessão no estúdio. Quando tocávamos nos clubes, Bonzo às vezes aparecia e ele queria levantar e tocar conosco. A primeira vez dissemos: 'Ok, venha então'. Daí ele se levantou, tocou a bateria de Bill e acabou por destruí-la, o que deixou Bill muito chateado. Nas outras vezes em que encontramos John e ele perguntava se podia subir ao palco, Bill na hora respondia com um sonoro 'não' e não deixava ele chegar perto da sua bateria".




Quando o Led Zeppelin quase completo apareceu no estúdio em que o Black Sabbath estava gravando o seu novo disco, Bill Ward ficou compreensivelmente apreensivo. "A situação rapidamente ficou muito louca por uns 30 minutos, porque não só Bonzo estava no estúdio, mas também Robert Plant e John Paul Jones. Jimmy Page não veio junto, mas eu gostaria que ele estivesse presente. E o Bonzo não parava de chutar a porra da minha bateria!", contou Ward ao Rock Cellar em 2011.


O encontro tinha, na verdade, um objetivo maior: o Led Zeppelin queria levar o Black Sabbath para o seu próprio selo, o Swan Song, que seria lançado no ano seguinte, 1974, e teve como lançamento inaugural o álbum de estreia do Bad Company. "Fomos muito amigos do Led Zeppelin, especialmente de Robert Plant e John Bonham. Eles queriam que estivéssemos na gravadora Swan Song, mas não conseguimos fazer isso funcionar", relembra Tony Iommi.


Bill Ward afirmou que nada desse encontro foi gravado, ao contrário do que pensa Iommi. "Houve um momento durante aquela jam onde todos nós meio que entendemos essa ideia maluca e dissemos: 'Vamos colocar algo na fita'. Mas nada aconteceu e nenhuma fita rolou. Nada foi gravado. Acredito que em um determinado momento Geezer e Robert até escreveram alguma coisa juntos, mas isso era algo pessoal entre eles. As gravações do Black Zeppelin nunca existiram". Já Tony Iommi acredita que elas existam: "Eu sei que foi gravado, e adoraria ouvir o que tocamos juntos. A fita deve estar em algum lugar".




Levando-se em conta que o encontro entre o Black Sabbath e o Led Zeppelin ocorreu dentro de um estúdio e durante as gravações de Sabbath Bloody Sabbath (alguns acreditam que, na verdade, a reunião entra as duas bandas aconteceu nas sessões de Sabotage, de 1975), é bastante provável que ela tenha sido registrada. Pensa comigo: você é o engenheiro de som, o produtor do disco, e de repente vê duas das maiores bandas da época tocando juntas dentro de um estúdio. O que o impediria de apertar o botão REC?


O fato é que essas gravações nunca vieram à tona, e seria demais se elas fossem descobertas. Enquanto isso não acontece, nos resta apenas imaginar como isso seria ouvindo esse já clássico mashup:


Comentários