Discoteca Básica Bizz #153: Saturday Night Fever (1977)


Certos discos capturam o espírito de uma época e de uma mudança social. Em 1977, isso aconteceu com a trilha de Saturday Night Fever (aqui no Brasil, Os Embalos de Sábado à Noite). O filme estrelado por John Travolta retratava o universo dos jovens nova-iorquinos do Brooklyn que viviam vidas banais, mas tinham seu momento de glória nas pistas das discotecas.

A gênese de Saturday Night Fever foi um artigo escrito pelo crítico Nick Cohn chamado Os Ritos Tribais do Novo Sábado à Noite. Publicado em junho de 1976 na revista New Yorker, ele acabou ganhando as telas de cinema pelas mãos do diretor John Badham. O produtor Robert Stigwood (ex-empresário do power trio Cream e responsável pelas óperas rock Evita e Jesus Christ Superstar) sentiu que aquilo era uma mina de ouro e chamou os Bee Gees para compor a trilha sonora para o filme.

Barry, Robin e Maurice Gibb já estavam experimentando com sucesso ritmos dançantes e não foi difícil para eles entrar no clima. A primeira música criada foi "Stayin' Alive", um dos grandes hinos dos anos 1970. Os críticos da nostalgia disco não conseguem negar a força da cena inicial do filme, em que John Travolta - vivendo Tony Manero, o personagem principal da história - trota pelas ruas de Nova York ao som dessa grande canção. Depois, os irmãos Gibb escreveram a bela "How Deep is Your Love", balada obrigatória para o momento romântico do filme. Outra canção mais climática era "If I Can't Have You", que eles fizeram especialmente para sua protegida, a cantora Yvonne Elliman (ela também trabalhou em Jesus Christ Superstar, no papel de Maria Madalena).


Os Embalos de Sábado à Noite deveria se chamar apenas Night Fever, mas Stigwood achou que muita gente poderia pensar que se tratava de uma produção pornô. A música "Night Fever" aparece num dos momentos cruciais do filme e retrata a ferveção que rolava nas pistas de dança. "More Than a Woman", que segue a linha sensual de "Night Fever", surge em duas versões: uma com os próprios Bee Gees e a outra com o grupo soul Tavares.

Os mais antenados estranharam a inclusão de "You Should Be Dancing", canção que os Bee Gees tinham lançado em 1976 no álbum Children of the World. Ela só entrou por insistência de John Travolta. O ator tinha ensaiado a música para se preparar para o filme e não queria rebolar ao som de outra canção. "Jive Talking" foi outro antigo hit dos Bee Gees que entrou no álbum, embora tenha ficado de fora do filme.

Além dos Bee Gees, o disco também trouxe outros importantes nomes do soul e da disco, como Kool & The Gang, M.F.S.B., K.C. & The Sunshine Band, Walter Murphy e The Tramps. Estes últimos cantam "Disco Inferno", que virou sinônimo da era disco - e é tão marcante quanto as criações dos irmãos Gibb. A trilha ainda incluía duas criações do maestro David Shire.

Os Embalos de Sábado à Noite está vivo. Recentemente, uma badalada rádio de Nova York comemorou os vinte anos da trilha com a participação de todos os artistas presentes no disco. Os Bee Gees estão sendo reconhecidos e a tão difamada disco music ganha homenagem até do U2. Em matéria de nostalgia, os Bee Bees carecas são tão ou mais dignos do que qualquer ex-punk em busca de alguns trocados.

Texto escrito por Paulo Cavalcanti e publicado na Bizz #153, de abril de 1998

Comentários