A repentina e inesperada morte de Andre Matos



Escrevo sobre música há mais de 15 anos. Essa é a primeira vez que não sei como começar e nem como desenvolver um texto. Andre Matos morreu neste sábado, aos 47 anos. A voz do Viper, do Angra, do Shaman e um dos maiores ícones do heavy metal brasileiro – se não o maior.

O choque é tão grande que você fica sem chão. Não sabe o que dizer porque, na verdade, não sabe como processar algo tão inesperado e repentino. Não sabe como sentir algo que dói tanto. Não sabe como dar adeus a uma pessoa que, mesmo não conhecendo pessoalmente, esteve ao seu lado desde que você começou a curtir música. Não sabe como dar adeus porque nem pensou que teria que dar esse adeus tão cedo.

A morte de Andre Matos é a mais doída que senti em relação a um músico desde que comecei a produzir material sobre rock, metal e afins. Mais ainda que a de David Bowie, que foi outra perda que me abalou bastante. A partida de Andre me deixou sem palavras, sem saber como reagir, sem saber o que dizer. Porque ela não estava nos planos, não passava pela cabeça.

Andre faleceu com 47 anos, a mesma idade que irei completar em novembro. Ouvi muito Angra durante toda a minha vida, a banda foi a trilha sonora de longos anos. Retornar à sua obra em um momento tão doloroso é a forma que muitos de nós encontramos para se despedir de um cara que foi mais que um ídolo.

Eu realmente não sei o que escrever, para onde levar esse texto, que palavras escolher para tentar descrever o que a partida de Andre significa para mim. E olhando os posts de diversos amigos, vejo que esse sentimento não é apenas meu.

Perdemos um grande cara. A música perdeu um cantor, compositor, arranjador, pianista e maestro único. E as nossas vidas perderam um dos responsáveis por sua trilha sonora.

Chega. Não dá pra escrever mais nada. Que o tempo cure a dor dessa partida tão repentina, inesperada e sem sentido.

“Angels crying
Can't take no more
Angels dying
Capture their fall”

Comentários

  1. Já era um fim de semana ruim, com um sábado ruim. Conseguiu ficar pior. Lembrei diversas vezes do menino que fui, com o dinheiro contado, indo até uma loja comprar o Angels Cry e depois ouvindo aquilo sem parar, fascinado. Uma tristeza enorme e até um vazio. Não teve como não me emocionar.

    ResponderExcluir
  2. Cara, obrigado pelo texto. Tenho 25 anos atualmente e cresci ouvindo Angra e Shaman e o teu texto descreveu perfeitamente o sentimento da perda desse ícone. Já fazem quase 24 horas desde a notícia e eu ainda me sinto sem chão, com um aperto no peito, por alguém que, como você também disse, eu nunca conheci pessoalmente, mas é uma grande parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito triste o falecimento do André. Eu tenho 55 anos e sempre fico devastado quando morre alguém bem novo do que eu. E nesta semana tb faleceram Serguei e Dr. John.

    ResponderExcluir
  4. faço minhas suas lindas e emocionantes palavras. em 1987 eu , com 13 anos, descobri uma banda que iria me acompanhar para o resto da vida, com um vocalista apenas 3 anos mais velho que eu iria acompanhar até o fim de nossas vidas, VIPER/ANDRÉ. o vazio é estranho e indescritível, ainda não conseguir ouvir seu trabalho com as maravilhosas bandas que fez parte depois que recebi a notícia, da forma mais fria que , hoje em dia recebemos, por uma mensagem de whatzapp. uma das perdas mais sentidas por todos os fãs de hard rock ou metal no Brasil, no meu caso comparável com a saudade de gary moore, helcio aguirra e jani lane...

    ResponderExcluir
  5. Sei que o momento, de total consternação, não é o ideal para isso, mas a morte do André está me parecendo muito "suspeita". Corriam boatos nos bastidores de que o cara passava por uma grande depressão, e as fotos do SHAMAN tiradas logo após o último show da banda deixam isso claro . Talvez no fundo ele tenha perdido a batalha para a doença e desistido da vida. De qualquer forma, é um talento que se vai de forma precoce. Descanse em paz, onde quer que você esteja, ANDRÉ MATOS!!!

    ResponderExcluir
  6. O grande problema do Angra é a Palavra EGO, ela empediu os caras de se reunirem e celebrarem juntos, agora é tarde. Depois da morte todo mundo vira santo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.