ComicCon Floripa tem a sua melhor edição em 2019



A terceira edição da ComicCon Floripa aconteceu neste final de semana, 8 e 9 de junho, e consolidou o evento como uma das principais convenções e encontros de fãs de quadrinhos em todo o Brasil.

Os números mostram isso. Foram mais de 100 quadrinistas e artistas de todo o país no Artist’a Alley, 20 palestrantes, 50 expositores (editoras, lojas, eletrônicos, roupas, tatuagens, ...) e um público superior a 2.400 pessoas durante os dois dias.

Acompanho a ComicCon Floripa desde a primeira edição, em 2017, e a evolução é visível. O grupo que organiza o evento sabiamente dá um passo de cada vez, em um crescimento sustentável e que salta aos olhos. A mudança de local, realizada na edição de 2018, foi fundamental nesse processo. Todo o segundo andar do Centro Sul, um dos principais centros de convenções da capital catarinense, foi destinado à CCFloripa, em um lugar de fácil acesso para todos – a localização, próxima às pontes de entrada da ilha e do centro da cidade, não poderia ser melhor. O local, amplo e projetado para receber eventos de grande porte, fez com que a CCFloripa se tornasse um evento extremamente confortável e seguro, realçando ainda mais o clima de amizade e parceria entre os participantes. A presença de um grande número de crianças, maravilhadas com o universo de fantasia a sua volta, só reforça isso. Opções de alimentação e áreas de descanso também estavam bem visíveis e fáceis de encontrar, o que é essencial em um evento como esse.










O principal ponto de convergência em uma ComicCon é a área reservada para os artistas, e a edição 2019 da CCFloripa teve um aumento muito perceptível nesse quesito. Houve um crescimento de no mínimo 50% em relação ao número de quadrinistas mostrando seus trabalhos (não tenho aqui os números exatos da edição passada), com autores e ilustradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e outras partes do Brasil. Foi fundamental para quem curte quadrinhos encontrar títulos que não chegam com facilidade aqui em Florianópolis e ter contato com obras excelentes de autores brasileiros, além de oportunidade de conversar pessoalmente com os artistas. Nesse sentido, adquiri materiais da dupla Rafael Calça e Jefferson Costa (responsáveis por Jeremias: Pele, a mais importante Graphic MSP já publicada), Marcelo D’Salete, Marcel Bartholo, Fred Rubim e os irmãos Aldo e Camilo Solano.

Entre os paineis, destaque para o que focou nos 80 anos do Batman, a história das Graphic MSP (com a presença do editor Sidney Gusman e os autores Rafael Calça, Jefferson Costa, Danilo Beyruth e Gustavo Borges), os lançamentos da editora Darkside Books e para o especial sobre a história do selo Vertigo no Brasil, além dos que abordaram a relação entre política e quadrinhos, a produção de conteúdo em podcast e as HQs independentes.





Oficinas, worskshops, área para jogos on e offline, artigos colecionáveis e muito mais transformaram a CCFloripa em um evento que conseguiu ir além do leitor de quadrinhos, atraindo um público de fora deste nicho e que conheceu este universo através de filmes, séries e outros pontos de partida.

Em sua edição de 2019, a ComicCon Floripa reafirmou a sua principal qualidade: é uma festa saudável e com um clima extremamente amigável, onde a confraternização entre os participantes é contagiante e verdadeira. Com mais um passo firme e muito bem dado, a CCFloripa entra definitivamente no calendário das comic cons brasileiras.

Parabéns pela ótima organização, e nos vemos novamente em 2020.

Agradecimento à organização da ComicCon Floripa pelo suporte e credenciamento, em especial ao Thiago Soares.

Comentários