Review: Paganizer – Cadaver Casket (On a Gurney in Hell) (2013, reedição 2018)



Formada em 1998, a banda sueca Paganizer possui uma longa trajetória, período esse em que equilibrou momentos onde soou dentro do que chamamos de death metal e outros onde pisou em terrenos mais alinhados com o death melódico tão popular no seu país e que deu ao mundo nomes como Dark Tranquillity, Amon Amarth e Arch Enemy.

Este EP, lançado em 2013, conversa mais com a linguagem do death tradicional. Com apenas sete músicas, o disco foi lançado no Brasil em 2018 pela Cianeto Discos e é um dos raros itens da banda disponíveis em edição nacional  - talvez até seja o único, me corrijam se estiver enganado. A versão brasileira vem com duas músicas a mais em relação ao original sueco – “Deranged World” e “Into the Wastelands”.

A agressividade dá o tom no Paganizer, com canções rápidas e extremamente pesadas, que alternam dinâmicas e fazem uso de breakdowns para tornar a eficiência ainda mais forte. O vocal bastante gutural é um dos atrativos, tornando as músicas ainda mais violentas. “Rot” tem um riff cíclico que conversa com o black metal norueguês, enquanto o restante das canções traz blast beats em alguns momentos e andamentos acelerados na maior parte do tempo. A produção é muito boa, com tons maciços de graves, o que torna a música ainda mais pesada.

Se você é fã de death metal, recomendo.



Comentários