Quadrinhos: Astro City – Corações em Conflito, de Kurt Busiek, Brent Anderson e Alex Ross (2019, Panini)



Ainda que Watchmen permaneça como o título mais lembrado quando relacionamos o universo dos super-heróis com a vida real, a obra de Alan Moore, espetacular e profundamente influente, é auto-contida dentro de seus doze volumes originais – eu sei, a DC Comics lançou Antes de Watchmen e agora está publicando O Relógio do Juízo Final, mas ambas não mantém a abordagem original de Moore.

Nesse aspecto, de imaginar uma realidade onde os super-heróis e seus inimigos não só fazem parte mas também estão intimamente ligados ao cotidiano das pessoas comuns, não existe nada como Astro City, série escrita por Kurt Busiek (autor de outra obra-prima do realismo super-heróico, a clássica Marvels), ilustrada por Brent Anderson e com capas e concepção visual de Alex Ross (parceiro de Busiek em Marvels e um dos autores, ao lado de Mark Waid, de Reino do Amanhã, outra excelente obra com essa pegada).

Sou fã da criação de Busiek, Anderson e Ross. Acompanho a série há mais de uma década, quando ela era publicada no Brasil pela Devir, e fiquei muito feliz quando a Panini assumiu o título em 2015 e começou a publicá-lo regularmente, organizando a casa com novas edições para volumes que já haviam saído por aqui e trazendo também histórias inéditas no Brasil.



Corações em Conflito, décimo-segundo encadernado de Astro City pela Panini, acaba de ser lançado e traz, como sempre, uma ótima história e proporciona reflexões sobre a vida. Esse volume é focado em um casal de heróis que enfrenta a chegada da meia idade e as consequências físicas de décadas de luta contra o crime. Ao contrário de grande parte de seus aliados, a dupla não tem super poderes, e compensa isso com treinamento pesado e uma disciplina exemplar. Mas o tempo cobra seu preço e se manifesta na lentidão de reflexos, na queda da resistência e em outros fatores. E cada um dos integrantes reage de modo diferente. Enquanto Balestra tenta se adequar ao que ainda é capaz de fazer, seu parceiro usa a negação como combustível para ir atrás de uma solução quase milagrosa para seus problemas. A história é contada com doses enormes de sentimento por Busiek, com roteiros muito bem escritos e que demonstram a fragilidade escondida atrás de uniformes multicoloridos e falas cheias de atitude. A conclusão é emocionante e reflete a vida do próprio leitor, já que a passagem dos anos não para e é algo que não podemos controlar.

A edição ainda conta com duas histórias com a saga do gorila Baquetas, vindo de um mundo desconhecido e que só tem um objetivo na vida: conseguir tocar bateria em uma banda de rock. No entanto nunca nada é tão fácil em Astro City, e ele acaba se envolvendo em diversos percalços pelo caminho.



Enquanto muitas séries são super valorizadas pelo leitor de quadrinhos e não entregam ao leitor mais exigente tudo aquilo que prometem, Astro City é pouquíssimo comentada por esse mesmo público, apesar da imensa qualidade que possui. Enquanto o hype seguir como parâmetro para definir as pilhas de leituras, isso não deve mudar. Sorte, porém, de quem já percebeu que o buraco é mais embaixo e uma boa HQ não precisa vir adornada por toda uma parafernália de elementos gráficos para disfarçar o seu conteúdo não tão bom assim.

Astro City é excelente. Se você gosta de quadrinhos e ainda não leu, corra já atrás.

Corações em Conflito vem com 176 páginas, papel LWC, capa cartão com lombada quadrada e formato 17x26 centímetros, e mantém o design editorial apresentado nos onze volumes anteriores da série. O título está disponível em bancas e livrarias, ao preço de R$ 27,90.

Comentários