Review: Warlord – Deliver Us (1983, reedição 2019)



O Warlord foi formado em San Jose, na California, em 1980. O diferencial do quarteto sempre foi o enorme fascínio pela New Wave of British Heavy Metal e uma abordagem mais europeia no seu som, com um clima épico e melodias onipresentes. A banda encerrou atividades em 1986, fez um breve retorno no início do anos 2000 e estabilizou uma nova formação a partir de 2011.

Deliver Us é o primeiro disco do Warlord e possui status de álbum cult entre fãs de metal, um clássico obscuro do gênero. O nome mais conhecido dessa formação inicial é o baterista Mark Zonder, que tocou entre 1988 e 2005 no Fates Warning. Quem também passou pela banda rapidamente foi Joacim Cans, vocalista do Hammerfall, no breve retorno ocorrido no início da década de 2000.

Musicalmente, Deliver Us traz um metal técnico e clássico, requintado e muito bem executado, com uma sonoridade limpa e cristalina. É possível identificar entre suas sete faixas elementos que influenciariam desde nomes do prog metal como Queensrÿche até bandas de power como o Stratovarius.

O disco está saindo no Brasil exclusivamente em CD, em um resgate histórico promovido pela Hellion Records. A tiragem é limitada e numerada em 500 cópias, com slipcase e uma faixa bônus, “Mrs. Victoria”, que antes fazia parte apenas de um dos volumes de Metal Massacre, série de compilações lançada pela Metal Blade Records que revelou inúmeras bandas nos anos 1980, incluindo nomes lendários como Metallica e Slayer. 

Sinceramente, vale a pena. Eu não conhecia a banda e esse disco é realmente bem interessante e vale a aquisição para todo mundo que coleciona a história do metal. Não a toa, é um dos títulos citados no livro Collector’s Guide to Heavy Metal, do escritor e jornalista canadense Martin Popoff.

Lançamento nacional via Hellion Records.

Comentários

  1. Clássico atemporal!!!Disco sensacional, de heavy metal puro e livre dos subgêneros, até porque na época eles não existiam e se existissem não "enquadrariam" esta bela obra. Não o culpem por ser uma das causas do nascimento do famigerado power metal, pois este disco não merece que os pecados de seu filho bastardo sejam jogados em suas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, rapaz, não curte um pauer metau? kkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu também preferia o metal com menos rótulos!
      Forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.