Rock Raro: Neuschwanstein – Battlement (1979)


Por Wagner Xavier
Colecionador
Scream & Yell

Nada se cria, tudo se copia. Começo com esta frase para lembrar e concluir que na história do rock poucos foram aqueles que verdadeiramente criaram algo novo, inédito.

Certamente apenas os grandes ícones se perpetuarão neste quesito. Nomes como Beatles, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Beach Boys, Stooges, entre outros - enfim, aqueles que por onde quer que estejamos sempre serão lembrados por gerações e gerações. Se hoje ouvimos Strokes e nos lembramos de Velvet Underground, ouvimos Beachwood Sparks e nos lembramos de Byrds, ouvimos El Vez e nos lembramos de Elvis Presley (uma brincadeira de bom gosto), é sinal de que isto sempre existirá e somente o tempo deixará que os nomes ou as obras se eternizem ou não. Logicamente não vejo pecado algum nisto, afinal hoje é muito difícil criar algo sem nenhuma referência.

Em cima desta ideia, procurei selecionar um nome que não faz parte do seleto grupo dos ícones, mas certamente quando o ouvimos nos lembramos imediatamente de sua referência. Trata-se do grupo alemão Neuschwanstein, cujo citação imediata é ninguém menos que o cerebral Genesis.

Apesar da referência (nobre, por sinal), o grupo lançou apenas um disco, em 1979, chamado
Battlement, que quando ouvido, independente de lembrar ou não o grupo de Peter Gabriel e Phil Collins, me traz um grande prazer, pois, se parece com Genesis, é possível afirmar também que se por eles fosse gravado estaria entre seus melhores discos.

Battlement é um primor do início ao fim. Tocado de forma esplêndida, o disco tem sete canções, todas de grande qualidade. Nenhum instrumento em particular se destaca, pois a força do álbum está justamente em seu conjunto.

A banda era formada por Frederic Joos (cuja voz lembra, claro, Peter Gabriel), Roger Weiler (guitarra), Rainer Zimmer (baixo), Thomas Neuroth (teclados), Klaus Mayer (flautas e teclados) e Hans-Peter Schwarz (bateria). Apesar da inegável qualidade, o grupo não conseguiu atingir grandes vendagens, mesmo tendo aberto shows para bandas mais famosas como Lucifer’s Friend e Novalis.


O disco possui um clima muito parecido com clássicos como
The Lamb Lies Down On Broadway, de 1974, último álbum de Peter Gabriel no Genesis. A primeira canção é "Loafer Jack", cuja sonoridade lembra também o glorioso Marillion (não disse que nada se cria, tudo se copia?). Apesar da semelhança, possui o estilo da banda, com uma bela flauta, arranjos ótimos - enfim, um excelente início. Na sequência temos "Ice With Dwale", novamente outra grande canção, com destaque para a flauta de Klaus (marca registrada banda).

A terceira faixa, "Intruders and the Punishment", é igualmente linda, com grande arranjo e sensibilidade a flor da pele. Ótima música! E o que dizer da sexta-faixa, "Midsummer Day", senão perfeita? Ouvindo cada uma delas não consigo saber qual a melhor canção do disco, pois todas são excelentes.

Como conclusão, indago também onde teria chegado o Genesis caso tivesse conseguido manter a média de seus primeiros discos e lançassem álbuns como este
Battlement. Talvez este seja um caso do aluno que superou o mestre (se consideramos os primórdios do Genesis, obviamente não; mas se falarmos de seus últimos discos, sem dúvida). Lógico, é muito complicado fazer este tipo de comparação, que aliás não é meu objetivo, mas deixemos de lado os preconceitos, pois para quem gosta de boa música, especialmente do rock progressivo de Genesis, Yes e Marillion, não deve perder esta verdadeira obra-prima do estilo.

Para quem não conhece, pode acreditar,
Battlement é um dos maiores momentos do rock progressivo de todos os tempos, pena que tenha sido lançado no lugar e na hora errada, afinal 1979 não era um grande momento para o estilo. Mas afinal, quem se preocupa com isto ? Eu não.

Boa viagem e até a próxima.


Faixas:
A1 Loafer Jack 4:42
A2 Ice With Dwale 6:21
A3 Intruders and the Punishment 7:34
B1 Beyond the Bugle 7:31
B2 Battlement 7:05
B3 Zärtlicher Abschied 5:52

Comentários

  1. muito bom disco
    fodástico
    ouvi logo após ler a matéria
    aquele abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.