Rock Raro: Booker T. & The MGs - McLemore Avenue (1970)


Por Wagner Xavier
Colecionador

A banda não é tão rara assim, porém o disco, meu amigo, é difícil de ser encontrado e logicamente merece um texto especial. Em 1969, junto com o lançamento original de um dos melhores álbuns dos Beatles,
Abbey Road, Booker T. & the M.G’s tiveram a ideia, ótima por sinal, de criar o seu Mclemore Avenue.

O projeto em si era bastante ambicioso: recriar o disco clássico dos Beatles como se ele fosse do Booker T. & the M.G’s. Nada que a competência e o respeito adquirido pela banda durante os anos sessenta – incluindo os próprios John, Paul, Lennon e McCartney como admiradores – pudessem macular.

Formada em Memphis no inicio dos anos 60, a Booker T. & the M.G’s já havia gravado vários álbuns, alguns verdadeiros clássicos (como o espetacular
Green Onions, de 1962), e não se intimidou diante da tarefa curiosa que imitava, quase que de forma online, a maior banda de todos os tempos em sua derradeira gravação.

Contando com Booker T nos teclados, Donald “Duck” Dunn no baixo, Al Jackson Jr na bateria e o super guitarrista branco da black music Steve Crooper, a banda era uma seleção de craques do primeiro escalão do estilo na época. O resultado só poderia ser sensacional. E foi exatamente isso o que aconteceu.

Lançado em abril de 1970 (pouco mais de seis meses após os Beatles colocarem seu álbum no mercado) pela clássica Stax Records,
Mclemore Avenue é praticamente o Abbey Road na íntegra. Dos dezessete números do lançamento original, treze entraram no álbum da Booker T. & the M.G’s.

A ordem das canções também foi modificada e dividida em três longos medleys, mais “Something”. Porém, a grande sacada da banda foi recriar o disco dos Beatles de forma totalmente instrumental. Saem os vocais e entram os arranjos lindos e criativos de um grupo de feras da soul music.

Mclemore Avenue é o nome da rua onde ficava a gravadora Stax, famosa por abrigar grandes nomes da soul music americana. Veja que a capa do álbum mostra os quatro músicos atravessando a rua do estúdio em questão, exatamente como na Abbey Road, rua onde fica o famoso estúdio britânico.

Fiéis ao andamento original das canções, o disco abre com o primeiro medley que junta “Golden Slumbers/Carry That Weight /The End /Here Comes The Sun /Come Together” numa versão empolgante. “Something”, de George Harrison, por sua vez, ganhou um arranjo totalmente novo, o destoa do propósito original sendo uma das poucas falhas do álbum.

O destaque é, sem dúvida, o bom gosto dos instrumentistas, principalmente as guitarras de um dos maiores músicos de todos os tempos, o guitarrista Steve Crooper. O swing do grupo pode ser ouvido em seu auge nos medleys “Because /You Never Give Me Your Money” e “Sun King /Mean Mr. Mustard /Polythene Pam /She Came In Through The Bathroom Window /I Want You (She’s So Heavy)”.

Item raríssimo de ser encontrado em vinil original,
Mclemore Avenue ganhou uma edição em CD em 1991 pela própria Stax, e ainda continua em catálogo.

A Booker T. & the M.G’s seguiu uma carreira de sucesso até 1977, e se reúne regularmente em comemorações da Stax e eventos especiais. Numa dessas, quem sabe, eles poderiam relembrar Mclemore Avenue ao vivo. Seria um momento raro que valeria a pena ver.


Faixas:
A1 Medley: 15:48
A2 Something 4:09

B1 Medley: 7:26
B2 Medley: 10:40

Comentários